MotoGP: Um pequeno review da temporada de 2019

- Advertisement -

Ainda estamos longe de março, altura em que começa, oficialmente, a temporada 2020 do mundial de motociclismo. Mas acreditamos que é importante fazer um pequeno review sobre o que se passou em 2019.

Marc Márquez dominou toda a época, mas sem um oponente direto e à sua altura. Por essa razão, o piloto espanhol poderia ser facilmente o escolhido para piloto do ano, mas essa distinção leva-a Fabio Quartararo, juntamente com o título de surpresa da temporada.

O francês, de apenas 20 anos, estreou-se na categoria rainha do mundial na temporada de 2019 e contrariou até a melhor previsão para a sua prestação. Aos comandos da Petronas Yamaha SRT, Quartararo conquistou seis pole positions e sete pódios – sendo que em muitos deles, esteve perto da vitória.

Márquez, por sua vez, teve uma das temporadas mais consistentes da sua carreira. O espanhol foi inteligente e aprendeu a gerir momentos de maior tensão, ou corridas em que não tinha moto suficiente para lutar com os rivais diretos. Em 2019, o espanhol venceu 12 das 19 provas do campeonato.

A vitória escapou-lhe, por exemplo, logo na primeira prova do ano no Qatar, seguido do Grande Prémio de Austin – onde cometeu o único erro da temporada ao perder o controlo da mota quando liderava isolado. Também no Grande Prémio de Assen, Márquez não conseguiu ser superior a Maverick Viñales, que terminou a corrida com mais de quatro segundos de avanço sobre Márquez.

Seguiu-se o Grande Prémio da Áustria onde foi Andrea Dovizioso a roubar-lhe a vitória; em Silverstone foi a vez de Alex Rins ser mais forte que o homem da Honda; já em Mugello assistimos ao momento do ano com a vitória de Danilo Petrucci.

Em Mugello, a Ducati foi rainha
Fonte: Ducati

Se há uns anos, víamos Márquez a levar a sua Honda e também a sua vida ao limite para conquistar o primeiro lugar, em 2019, o espanhol preferiu jogar pelo seguro e ir conquistando pontos em todas as provas ao invés de puxar tanto pelos galões e acabar na gravilha. Às vezes, parecia que estava a jogar xadrez e na última volta fazia xeque-mate ao adversário ou contentava-se, apenas, com o segundo lugar.

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo dirigente do Benfica crítico com o clube: «O Benfica investiu cerca de 138 milhões de euros na pré-época para ganhar as eleições primeiro»

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, criticou performance desportiva das águias. Estatuto encarnado também foi destacado.

Oskar Pietuszewski em dúvida para o AVS SAD x FC Porto e a razão é insólita

Oskar Pietuszewski vai viajar para a Polónia. Extremo do FC Porto terá exames para terminar o liceu na sua terra natal.

Liga 3: Braga B e Sanjoanense despromovidos ao Campeonato de Portugal

O Braga B juntou-se à Sanjoanense na descida ao Campeonato de Portugal, depois de um empate a zero frente ao Fafe.

Porta fechada para José Mourinho na Premier League: Newcastle United toma decisão

O Newcastle United vai permanecer com Eddie Howe no comando técnico. José Mourinho foi apontado aos magpies.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus empata e não consegue igualar o AC Milan

A Juventus não foi além de um empate contra o Hellas Verona a uma bola, num encontro da 35.ª jornada da Serie A.

Celtic soma quinta vitória consecutiva frente ao Hibernian e coloca pressão sobre o Hearts

O Celtic igualou provisoriamente o Hearts no topo da tabela com 74 pontos, depois de bater o Hibernian por 2-1.

Casa Pia com 5 suspensos e André Geraldes mostra-se furioso: «O que se passou aqui hoje é uma vergonha para o nosso futebol»

O Casa Pia foi derrotado pelo Tondela por uma bola a zero e André Geraldes mostrou-se descontente com a arbitragem da partida.