MotoGP: Um pequeno review da temporada de 2019

- Advertisement -

Ainda estamos longe de março, altura em que começa, oficialmente, a temporada 2020 do mundial de motociclismo. Mas acreditamos que é importante fazer um pequeno review sobre o que se passou em 2019.

Marc Márquez dominou toda a época, mas sem um oponente direto e à sua altura. Por essa razão, o piloto espanhol poderia ser facilmente o escolhido para piloto do ano, mas essa distinção leva-a Fabio Quartararo, juntamente com o título de surpresa da temporada.

O francês, de apenas 20 anos, estreou-se na categoria rainha do mundial na temporada de 2019 e contrariou até a melhor previsão para a sua prestação. Aos comandos da Petronas Yamaha SRT, Quartararo conquistou seis pole positions e sete pódios – sendo que em muitos deles, esteve perto da vitória.

Márquez, por sua vez, teve uma das temporadas mais consistentes da sua carreira. O espanhol foi inteligente e aprendeu a gerir momentos de maior tensão, ou corridas em que não tinha moto suficiente para lutar com os rivais diretos. Em 2019, o espanhol venceu 12 das 19 provas do campeonato.

A vitória escapou-lhe, por exemplo, logo na primeira prova do ano no Qatar, seguido do Grande Prémio de Austin – onde cometeu o único erro da temporada ao perder o controlo da mota quando liderava isolado. Também no Grande Prémio de Assen, Márquez não conseguiu ser superior a Maverick Viñales, que terminou a corrida com mais de quatro segundos de avanço sobre Márquez.

Seguiu-se o Grande Prémio da Áustria onde foi Andrea Dovizioso a roubar-lhe a vitória; em Silverstone foi a vez de Alex Rins ser mais forte que o homem da Honda; já em Mugello assistimos ao momento do ano com a vitória de Danilo Petrucci.

Em Mugello, a Ducati foi rainha
Fonte: Ducati

Se há uns anos, víamos Márquez a levar a sua Honda e também a sua vida ao limite para conquistar o primeiro lugar, em 2019, o espanhol preferiu jogar pelo seguro e ir conquistando pontos em todas as provas ao invés de puxar tanto pelos galões e acabar na gravilha. Às vezes, parecia que estava a jogar xadrez e na última volta fazia xeque-mate ao adversário ou contentava-se, apenas, com o segundo lugar.

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ténis: Francisco Cabral e JJ Tracy eliminados nos quartos de final do torneio de pares de Pequim

Os tenistas Francisco Cabral e JJ Tracy viram este sábado a eliminação nos quartos de final do torneio de pares de Pequim.

‘Here we go’: Eis o próximo destino de Riyad Mahrez

Riyad Mahrez está sem clube desde que saiu do Al Ahli. Avançado argelino a caminho do Al Shamal, do Catar.

Sporting: Iván Fresneda sabe que tem sido acompanhado por gigante da La Liga

Iván Fresneda sabe que tem sido acompanhado pelo Barcelona. Não há até ao momento «investida formal» nem «contactos concretos».

Jorge Jesus dá aval para ‘cimeira da paz’ e FPF aguarda resposta de Cristiano Ronaldo

Jorge Jesus mostra-se disponível para ter uma reunião de emergência. Falta agora a resposta de Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim sobre craque do AC Milan: «Estamos verdadeiramente satisfeitos por tê-lo no grupo»

Ruben Amorim falou sobre a gestão de Luka Modric no AC Milan. Médio de 41 anos cumpre a sua segunda época no clube.

Ruben Amorim sobre Gonçalo Ramos: «Está a demonstrar o seu valor»

Ruben Amorim comentou desempenho de Gonçalo Ramos na Seleção Nacional. Técnico orienta o avançado no AC Milan.

Arranque perfeito: Jorge Jesus é o único novo selecionador europeu a somar três vitórias em três jogos

Entre nomes como Jurgen Klopp, Zinedine Zidane e Xavi Hernández, Jorge Jesus é o único dos novos selecionadores com um registo totalmente vitorioso.