Motor Ranch: O Legado de Valentino Rossi

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Lenda do desporto motorizado, em especial, do MotoGP, considerado por muitos o melhor de sempre, Valentino Rossi é um nome incontornável e, quiçá, um dos grandes responsáveis pelo enorme crescimento da MotoGP. Toda a gente se lembra das corridas com bancadas cheias de bandeiras amarelas e a loucura dos fãs do italiano, que enchiam todo um circuito com, o seu característico, fumo amarelo.

Apesar de um abandono sem o brilho e respeito que se esperava, a realidade é que Valentino Rossi foi um dos principais impulsionadores do MotoGP, e ainda o é, através da sua Academia VR46. Mais do que falar da sua história no MotoGP, já muito analisada e documentada, o importante é falar de como a maior lenda se despediu sem brilho, mas tornou seu, o propósito de alimentar o motociclismo, Moto3, Moto2 e o MotoGP.

Tudo isto começou em 2010, na localidade italiana de Tavullia, quando Rossi, acompanhado de Marco Simoncelli (o seu melhor amigo) e Mattia Pasini, imaginaram um traçado que lhes permitisse treinar e divertir-se juntos em cima das motos. A imaginação ganhou vida após a morte de Simoncelli, com Rossi numa busca para preencher um vazio que nunca irá desaparecer, decide concluir o traçado que ambos imaginaram e assim nasce o “VR46 Motor Ranch”, prontamente seguido da “VR46 Riders Academy”, em 2013.

Através da sua academia, Valentino Rossi, pretende ajudar os seus pupilos a crescerem, como pilotos, atletas e homens, utilizando a sua experiência e as suas histórias para ajudar os pilotos mais jovens. Para além disso, a sua academia também tem parceria com a equipa “Correos Prepago Yamaha VR46 Team” do Moto2, e o próprio Rossi é dono da “Mooney VR46 Racing Team”.

Todo este império montado por Rossi, permite a que os pilotos tenham, desde cedo, uma formação orientada para a participação nos Campeonatos do Mundo de Moto3, Moto2 e MotoGP, tendo sempre a oportunidade de serem inseridos numa das duas equipas citadas acima. Quase como uma academia de futebol, a “VR46 Riders Academy” permite a todas as crianças e jovens, puderem sonhar com uma carreira no desporto motorizado.

Atualmente, espalhados pela Moto3, Moto2 e MotoGP, estão, Marco Bezzechi, Luca Marini, Franco Morbidelli e, o campeão do mundo, Francesco Bagnaia na MotoGP; Celestino Vietti e Dennis Foggia no Moto2; e Andrea Migno no Moto3.

Em diversos casos, vemos lendas a saírem do desporto e a afastar-se completamente desse mundo, fazendo aparições esporádicas em alguns Grandes Prémios ou em cadeias de televisão. Valentino Rossi, apesar de sair do Moto GP sem o merecido décimo título de campeão mundial, não abandonou o desporto e decidiu passar a sua sabedoria e experiência para outros, demonstrando a sua humildade, dedicação e altruísmo, qualidades que definem um grande ser humano e um ainda melhor piloto.

Sem ser alheio a polémicas, até porque os génios não existiriam sem uma pequena dose de “loucura”, Valentino Rossi marcou uma era no MotoGP e adquiriu o estatuto de “Lenda”, sendo alguém que transcende o próprio desporto e irá transcender o próprio tempo. Com o trabalho que vem a desenvolver, será sempre lembrado pelas antigas e novas gerações, atingindo a imortalidade pois só se morre verdadeiramente quando a última pessoa que nos conhece morre, e se assim o é, Valentino Rossi será eterno.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Real Madrid: onde ver o encontro decisivo da Champions League?

O Benfica e o Real Madrid enfrentam-se durante a noite de terça-feira. O jogo será transmitido em direto na Sport TV 5.

Onde ver o AS Mónaco x PSG no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Champions League

O AS Mónaco recebe o PSG na primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Champions League. Parisienses vêm de uma derrota na Ligue 1.

Champions League: Real Madrid anuncia lista de convocados para a visita ao Benfica com uma baixa de peso

O Real Madrid revelou a lista dos 24 jogadores jogadores convocados para a primeira mão do playoff da Champions League frente ao Benfica.

Benfica em alerta: há 2 indiscutíveis em risco de castigo na Champions League

Nicolás Otamendi e Samuel Dahl estão em risco de serem castigados na Champions League, caso sejam admoestados com um cartão amarelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro continua num bom caminho em direção à subida para a Liga Saudita

O Al Ula de José Peseiro conseguiu uma vitória importante por 3-1 na visita ao segundo classificado Al Diriyah.

Rui Borges soma 13 vitórias consecutivas em casa e ultrapassa Augusto Inácio e Ruben Amorim

A vitória do Sporting de Rui Borges frente ao Famalicão foi o 13.º triunfo consecutivo em Alvalade. O terceiro melhor registo da história do clube.

Daniel Bragança estreia-se em registo na sua carreira

Daniel Bragança marcou pela primeira vez na sua carreira um golo de cabeça, dando a vitória ao Sporting contra o Famalicão.