📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Motor Ranch: O Legado de Valentino Rossi

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Lenda do desporto motorizado, em especial, do MotoGP, considerado por muitos o melhor de sempre, Valentino Rossi é um nome incontornável e, quiçá, um dos grandes responsáveis pelo enorme crescimento da MotoGP. Toda a gente se lembra das corridas com bancadas cheias de bandeiras amarelas e a loucura dos fãs do italiano, que enchiam todo um circuito com, o seu característico, fumo amarelo.

Apesar de um abandono sem o brilho e respeito que se esperava, a realidade é que Valentino Rossi foi um dos principais impulsionadores do MotoGP, e ainda o é, através da sua Academia VR46. Mais do que falar da sua história no MotoGP, já muito analisada e documentada, o importante é falar de como a maior lenda se despediu sem brilho, mas tornou seu, o propósito de alimentar o motociclismo, Moto3, Moto2 e o MotoGP.

Tudo isto começou em 2010, na localidade italiana de Tavullia, quando Rossi, acompanhado de Marco Simoncelli (o seu melhor amigo) e Mattia Pasini, imaginaram um traçado que lhes permitisse treinar e divertir-se juntos em cima das motos. A imaginação ganhou vida após a morte de Simoncelli, com Rossi numa busca para preencher um vazio que nunca irá desaparecer, decide concluir o traçado que ambos imaginaram e assim nasce o “VR46 Motor Ranch”, prontamente seguido da “VR46 Riders Academy”, em 2013.

Através da sua academia, Valentino Rossi, pretende ajudar os seus pupilos a crescerem, como pilotos, atletas e homens, utilizando a sua experiência e as suas histórias para ajudar os pilotos mais jovens. Para além disso, a sua academia também tem parceria com a equipa “Correos Prepago Yamaha VR46 Team” do Moto2, e o próprio Rossi é dono da “Mooney VR46 Racing Team”.

Todo este império montado por Rossi, permite a que os pilotos tenham, desde cedo, uma formação orientada para a participação nos Campeonatos do Mundo de Moto3, Moto2 e MotoGP, tendo sempre a oportunidade de serem inseridos numa das duas equipas citadas acima. Quase como uma academia de futebol, a “VR46 Riders Academy” permite a todas as crianças e jovens, puderem sonhar com uma carreira no desporto motorizado.

Atualmente, espalhados pela Moto3, Moto2 e MotoGP, estão, Marco Bezzechi, Luca Marini, Franco Morbidelli e, o campeão do mundo, Francesco Bagnaia na MotoGP; Celestino Vietti e Dennis Foggia no Moto2; e Andrea Migno no Moto3.

Em diversos casos, vemos lendas a saírem do desporto e a afastar-se completamente desse mundo, fazendo aparições esporádicas em alguns Grandes Prémios ou em cadeias de televisão. Valentino Rossi, apesar de sair do Moto GP sem o merecido décimo título de campeão mundial, não abandonou o desporto e decidiu passar a sua sabedoria e experiência para outros, demonstrando a sua humildade, dedicação e altruísmo, qualidades que definem um grande ser humano e um ainda melhor piloto.

Sem ser alheio a polémicas, até porque os génios não existiriam sem uma pequena dose de “loucura”, Valentino Rossi marcou uma era no MotoGP e adquiriu o estatuto de “Lenda”, sendo alguém que transcende o próprio desporto e irá transcender o próprio tempo. Com o trabalho que vem a desenvolver, será sempre lembrado pelas antigas e novas gerações, atingindo a imortalidade pois só se morre verdadeiramente quando a última pessoa que nos conhece morre, e se assim o é, Valentino Rossi será eterno.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.