Motor Ranch: O Legado de Valentino Rossi

    modalidades cabeçalho

    Lenda do desporto motorizado, em especial, do MotoGP, considerado por muitos o melhor de sempre, Valentino Rossi é um nome incontornável e, quiçá, um dos grandes responsáveis pelo enorme crescimento da MotoGP. Toda a gente se lembra das corridas com bancadas cheias de bandeiras amarelas e a loucura dos fãs do italiano, que enchiam todo um circuito com, o seu característico, fumo amarelo.

    Apesar de um abandono sem o brilho e respeito que se esperava, a realidade é que Valentino Rossi foi um dos principais impulsionadores do MotoGP, e ainda o é, através da sua Academia VR46. Mais do que falar da sua história no MotoGP, já muito analisada e documentada, o importante é falar de como a maior lenda se despediu sem brilho, mas tornou seu, o propósito de alimentar o motociclismo, Moto3, Moto2 e o MotoGP.

    Tudo isto começou em 2010, na localidade italiana de Tavullia, quando Rossi, acompanhado de Marco Simoncelli (o seu melhor amigo) e Mattia Pasini, imaginaram um traçado que lhes permitisse treinar e divertir-se juntos em cima das motos. A imaginação ganhou vida após a morte de Simoncelli, com Rossi numa busca para preencher um vazio que nunca irá desaparecer, decide concluir o traçado que ambos imaginaram e assim nasce o “VR46 Motor Ranch”, prontamente seguido da “VR46 Riders Academy”, em 2013.

    Através da sua academia, Valentino Rossi, pretende ajudar os seus pupilos a crescerem, como pilotos, atletas e homens, utilizando a sua experiência e as suas histórias para ajudar os pilotos mais jovens. Para além disso, a sua academia também tem parceria com a equipa “Correos Prepago Yamaha VR46 Team” do Moto2, e o próprio Rossi é dono da “Mooney VR46 Racing Team”.

    Todo este império montado por Rossi, permite a que os pilotos tenham, desde cedo, uma formação orientada para a participação nos Campeonatos do Mundo de Moto3, Moto2 e MotoGP, tendo sempre a oportunidade de serem inseridos numa das duas equipas citadas acima. Quase como uma academia de futebol, a “VR46 Riders Academy” permite a todas as crianças e jovens, puderem sonhar com uma carreira no desporto motorizado.

    Atualmente, espalhados pela Moto3, Moto2 e MotoGP, estão, Marco Bezzechi, Luca Marini, Franco Morbidelli e, o campeão do mundo, Francesco Bagnaia na MotoGP; Celestino Vietti e Dennis Foggia no Moto2; e Andrea Migno no Moto3.

    Em diversos casos, vemos lendas a saírem do desporto e a afastar-se completamente desse mundo, fazendo aparições esporádicas em alguns Grandes Prémios ou em cadeias de televisão. Valentino Rossi, apesar de sair do Moto GP sem o merecido décimo título de campeão mundial, não abandonou o desporto e decidiu passar a sua sabedoria e experiência para outros, demonstrando a sua humildade, dedicação e altruísmo, qualidades que definem um grande ser humano e um ainda melhor piloto.

    Sem ser alheio a polémicas, até porque os génios não existiriam sem uma pequena dose de “loucura”, Valentino Rossi marcou uma era no MotoGP e adquiriu o estatuto de “Lenda”, sendo alguém que transcende o próprio desporto e irá transcender o próprio tempo. Com o trabalho que vem a desenvolver, será sempre lembrado pelas antigas e novas gerações, atingindo a imortalidade pois só se morre verdadeiramente quando a última pessoa que nos conhece morre, e se assim o é, Valentino Rossi será eterno.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Magalhães
    João Magalhães
    Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.