MONSTER ENERGY YAMAHA MOTOGP TEAM
A maior desilusão dos testes, a adição do novo motor, em conjunto com um chassis diferente e um novo pacote aerodinâmico alimentaram a esperança de que a Yamaha iria mostrar muita mais velocidade, no entanto, o nono lugar de Quartararo e o 14º de Franco Morbidelli deitaram por terra todas as expectativas.
Fabio Quartararo foi rápido a mostrar o seu descontentamento com o novo motor e os próprios engenheiros da equipa não souberam explicar o que terá ocorrido para uma performance tão pobre. A temporada de 2023 não se avizinha fácil para a equipa japonesa que, para além de correr sem qualquer equipa satélite, ainda terá de resolver este quebra-cabeças sobre a “não performance” do seu novo motor. Será mais um ano de passeio para a Ducati?
REPSOL HONDA TEAM
Uma traseira e tubo de escape novo, um novo pacote aerodinâmico, uma nova entrada de ar frontal e um novo motor, tudo isto foi colocado na moto da equipa para o teste de Valência para, no fim, Marc Marquez dizer que a moto não é capaz de lutar pelo título. O 13º lugar de Marquez e o 18º de Mir validam a opinião do lendário piloto, criando uma onda de apreensão que atingiu a garagem da equipa, que acabaram mesmo por admitir, que esperavam mais de todas as alterações que efetuaram à moto. O fraco ano de 2022 não faria prever bons resultados nos testes, pois a Honda precisava de fazer alterações substanciais à sua moto, para conseguir apanhar a Ducati e a Yamaha. Apesar de não terem surtido o efeito desejado, permitiram a recolha de dados importantes à equipa, nem que seja sobre o caminho que não devem seguir. Com Marc Marquez saudável, a Repsol Honda Team será sempre competitiva, mas não conseguirá lutar pelos títulos.