Antevisão GP Grã-Bretanha: Silverstone, terreno desconhecido

- Advertisement -

A 12ª ronda do MotoGP decorre este fim-de-semana em Silverstone e será, possivelmente, a mais inesperada do calendário deste ano. Com a pista a adquirir uma nova superfície tudo será uma novidade no circuito britânico. O novo asfalto dará muitas dores de cabeça aos pilotos, às equipas e à própria Michelin, no que diz respeito às decisões a serem tomadas nas várias sessões.

Os pilotos estão ansiosos para experimentar o novo asfalto, num traçado que não se comportou da melhor forma no ano passado. Relembro que a prova acabou por não se realizar devido às más condições da pista. A chuva e aos problemas na sua superfície que não permitiram que a água escorresse para fora e secasse mais rapidamente.

Tentar apontar o vencedor desta corrida é, quase, um tiro no escuro. Com as novas características da pista é impossível saber como é que as motos e os pilotos se vão comportar. Uma aposta segura será sempre Marc Marquez, mas o espanhol fez questão de dizer, logo na conferência de imprensa, que esta seria uma dura batalha com a Yamaha. No entanto, quando foi necessário, Marquez fez o que tinha a fazer e arrecadou mais uma pole position. O espanhol parece ser praticamente imbatível em qualquer circuito e em Silverstone não está a ser diferente.

Quanto à Yamaha, Fabio Quartararo já mostrou que tem uma palavra a dizer no circuito britânico. Bateu recordes e dominou o primeiro de treinos, mas não conseguiu fechar a qualificação com chave de ouro. Amanhã sai da quarta posição, mas nada está perdido e continua a ser um sério candidato ao pódio. Maverick Viñales também esteve muito bem no primeiro dia e será um dos alvos a abater, assim como o seu colega de equipa, Valentino Rossi, que parece estar em forma para o GP da Grã-Bretanha. O italiano desafiou Marquez na qualificação e garantiu a segunda posição para a corrida.

No entanto há mais dois nomes que não podemos descurar, apesar de esta não ter sido a sua melhor qualificação. Andrea Dovizioso voltou a sentir o sabor da vitória depois de bater Marquez na corrida anterior e deverá estar bastante confiante para esta 12ª ronda. Já o piloto da casa, Cal Crutchlow, mostrou-se entusiasmado por correr em frente aos fãs, mas acabou por ter azar na qualificação, ficando-se pelo nono lugar da grelha depois de uma queda.

A grande surpresa do dia de hoje foi, sem dúvida, Jack Miller. O australiano disputou os três primeiros lugares com Rossi e Marquez na sessão de qualificação e garantiu a terceira posição para o dia de amanhã.

Quanto a Miguel Oliveira a fasquia está bastante alta. Depois do grande resultado na corrida anterior, o português aponta novamente para o top dez e parece estar no bom caminho para consegui-lo. Terminou o primeiro dia de treinos livres com o oitavo melhor tempo, mas hoje não conseguiu garantir um lugar na Q2, terminando com o 15º melhor tempo.

Este será um Grande Prémio repleto de surpresas e, possivelmente, com um vencedor inesperado. Muitos são aqueles que parecem ter capacidade para tentar fazer frente a Marquez em Silverstone. Resta agora perceber se alguém conseguirá vencê-lo.

Foto de Capa: MotoGP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ana Rita Nunes
Ana Rita Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Acompanhante assídua de MotoGP e fã incondicional do piloto Miguel Oliveira. A paixão pelo desporto motorizado começou aos 16 anos no meu primeiro trabalho, no mundial de Superbikes, no Autódromo Internacional do Algarve. Foram apenas 3 dias mas foi o suficiente para deixar o fascínio pelo mundo das duas rodas.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

França bate Irlanda do Norte com direiro a hat-trick de Michael Olise

A França venceu a Irlanda do Norte por 3-1 num amigável de preparação para o Mundial 2026. Michael Olise assinou um hat-trick.

Atenção, Portugal: Uzbequistão faz jogo duro com os Países Baixos e perde num final dramático

Os Países Baixos venceram o Uzbequistão por 2-1 num amigável de preparação para o Mundial 2026, decidido apenas aos 90+8'.

Sub-20: Portugal Sub-20 garante reviravolta e vence Venezuela no Torneio de Toulon

Portugal Sub-20 venceu a Venezuela por 3-1 no Torneio Maurice Revell. A seleção nacional esteve a perder mas consumou a reviravolta.

Sérgio Conceição aborda possibilidade de treinar o Benfica e confessa: «Não vou desmentir o interesse do ex-presidente se ele fosse eleito»

Sérgio Conceição abordou a possibilidade de treinar o Benfica no futuro e revelou o interesse de Luís Filipe Vieira em contratá-lo, caso fosse eleito presidente.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica apresenta proposta de renovação a Schjelderup e não obtém resposta dos empresários

O Benfica apresentou uma proposta de renovação a Andreas Schjelderup até 2031, mas ainda não recebeu resposta por parte dos empresários.

José Mourinho define a sua prioridade no novo projeto no Real Madrid

Preocupado com o aumento significativo de golos sofridos nas últimas temporadas, José Mourinho quer reforçar a defesa.

Real Madrid e Julián Álvarez remetem-se ao silêncio perante rumores de transferência

Os rumores que ligam Julián Álvarez ao Real Madrid continuam a ganhar força, mas o silêncio das partes envolvidas mantém-se.