📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Yamaha, o que vem a seguir?

- Advertisement -

A Yamaha chega a 2021 com os mesmos pilotos de 2020, mas Valentino Rossi “desce” à Petronas Yamaha e Fabio Quartararo ocupa o lugar do italiano, ao lado de Maverick Viñales, na Yamaha oficial. Mudanças de pilotos, numa moto que não vence o campeonato desde 2015.

Jorge Lorenzo foi o último campeão com a Yamaha, em 2015
Fonte: Yamaha MotoGP

Assim, podemos mesmo dizer que uma mudança é necessária. Rossi está a envelhecer, a verdade é essa, mas Viñales também não tem conseguido achar o tão desejado ‘clique’ para que se possa fazer alguma coisa. Problemas no motor da moto de 2020, que obrigou até a uma redução de rotações para que este durasse até ao final da temporada, e o “YamahaGate” colocaram mais pressão na YZF R1 de 2020.

O único piloto que se safou, foi o “esquecido pela fábrica”, Franco Morbidelli. Com uma moto de 2019 e um chefe chamado Ramon Forcada (que trabalhou com Jorge Lorenzo e também Maverick Viñales), os dois fizeram maravilhas e mostraram que a direção tomada em 2020 não foi a melhor.

A Yamaha YZF R1 de 2019 foi a melhor classificada em 2020. Morbidelli foi muito ajudado por Ramon Forcada, antigo chefe de Jorge Lorenzo e Maverick Viñales
Fonte: Petronas SRT

Agora, em 2021, é tempo de começar a preparar o futuro. Na apresentação da nova dupla da Yamaha oficial, o diretor da Yamaha, Lin Jarvis, afirmou que «temos estes jovens pilotos, que são rápidos, e que têm todo o potencial para vencer. Por isso, estamos entusiasmados e isto é definitivamente uma mudança de geração, que espero que funcione bem».

Para além dos problemas de motor, a Yamaha continua a ser das motos mais lentas do pelotão. Assim sendo, para 2021, sem poder trabalhar no motor, a Yamaha tem de fazer mais com a eletrónica. É tempo de Quartararo e Viñales fazerem o que Rossi e Lorenzo fizeram há uns anos. Apesar de a relação por vezes não ter sido a melhor, a dupla foi sempre entendendo e melhorando a R1. Agora, espero, pelo menos eu, que Viñales e Quartararo façam o mesmo.

Quanto a Rossi, este “desce” um patamar, mas o seu feedback será sempre bem-vindo, já que Morbidelli parece que não vai ter a moto atual. Ainda não se sabe se Morbidelli e Ramon Forcada vão continuar com a de 2019, já que certamente não vão querer a de 2020…

Foto de Capa: Yamaha MotoGP

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim mete defesa do Manchester United a ver vídeos de Nuno Mendes para melhorar exibições

Patrick Dorgu perdeu algum espaço no Manchester United, mas Ruben Amorim vê o dinamarquês com potencial. Lateral esquerdo está a estudar Nuno Mendes.

Sérgio Conceição não arranca e Al Ittihad volta a tropeçar para a Liga Saudita

O Al Ittihad não foi além de um empate contra o Al Khaleej durante a tarde deste sábado. A partida da Liga Saudita terminou com um 4-4.

RB Leipzig vence apesar do golo de Tiago Tomás e regressa ao 2º lugar e Borussia Monchengladbach chega à 1ª vitória com goleada: eis...

O RB Leipzig venceu o Estugarda num grande jogo de futebol. Golo de Tiago Tomás não impediu vitória dos touros alemães na Bundesliga.

Rui Borges terá que escolher (pelo menos frente à Juventus): as 3 alternativas a Iván Fresneda

O Sporting viu Iván Fresneda sair lesionado do encontro entre o Sporting e o Alverca. O espanhol vai falhar o embate frente à Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool soma 6 derrotas nos últimos 7 jogos: «Humildade e união são fundamentais»

Virgil van Dijk abordou o mau momento do Liverpool. Reds numa sequência negra com seis derrotas nos últimos sete jogos feitos.

O polémico lance na origem do golo de Casemiro no Nottingham Forest x Manchester United

Casemiro colocou o Manchester United em vantagem contra o Nottingham Forest. Golo de canto procedido de decisão contestada.

Ricardo Mangas pode custar mais de 320 mil euros ao Sporting: o que diz o relatório dos leões?

Ricardo Mangas trocou o Spartak Moscovo pelo Sporting por 320 mil euros, mas o valor da transferência pode aumentar.