Publicidade

Yamaha, o que vem a seguir?

David Pacheco · 2 min

Yamaha, o que vem a seguir?
Foto: Yamaha MotoGP

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A Yamaha chega a 2021 com os mesmos pilotos de 2020, mas Valentino Rossi “desce” à Petronas Yamaha e Fabio Quartararo ocupa o lugar do italiano, ao lado de Maverick Viñales, na Yamaha oficial. Mudanças de pilotos, numa moto que não vence o campeonato desde 2015.

Jorge Lorenzo foi o último campeão com a Yamaha, em 2015
Fonte: Yamaha MotoGP

Assim, podemos mesmo dizer que uma mudança é necessária. Rossi está a envelhecer, a verdade é essa, mas Viñales também não tem conseguido achar o tão desejado ‘clique’ para que se possa fazer alguma coisa. Problemas no motor da moto de 2020, que obrigou até a uma redução de rotações para que este durasse até ao final da temporada, e o “YamahaGate” colocaram mais pressão na YZF R1 de 2020.

O único piloto que se safou, foi o “esquecido pela fábrica”, Franco Morbidelli. Com uma moto de 2019 e um chefe chamado Ramon Forcada (que trabalhou com Jorge Lorenzo e também Maverick Viñales), os dois fizeram maravilhas e mostraram que a direção tomada em 2020 não foi a melhor.

A Yamaha YZF R1 de 2019 foi a melhor classificada em 2020. Morbidelli foi muito ajudado por Ramon Forcada, antigo chefe de Jorge Lorenzo e Maverick Viñales
Fonte: Petronas SRT

Agora, em 2021, é tempo de começar a preparar o futuro. Na apresentação da nova dupla da Yamaha oficial, o diretor da Yamaha, Lin Jarvis, afirmou que «temos estes jovens pilotos, que são rápidos, e que têm todo o potencial para vencer. Por isso, estamos entusiasmados e isto é definitivamente uma mudança de geração, que espero que funcione bem».

Para além dos problemas de motor, a Yamaha continua a ser das motos mais lentas do pelotão. Assim sendo, para 2021, sem poder trabalhar no motor, a Yamaha tem de fazer mais com a eletrónica. É tempo de Quartararo e Viñales fazerem o que Rossi e Lorenzo fizeram há uns anos. Apesar de a relação por vezes não ter sido a melhor, a dupla foi sempre entendendo e melhorando a R1. Agora, espero, pelo menos eu, que Viñales e Quartararo façam o mesmo.

Quanto a Rossi, este “desce” um patamar, mas o seu feedback será sempre bem-vindo, já que Morbidelli parece que não vai ter a moto atual. Ainda não se sabe se Morbidelli e Ramon Forcada vão continuar com a de 2019, já que certamente não vão querer a de 2020…

Foto de Capa: Yamaha MotoGP

David Pacheco

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.