📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Yamaha, o que vem a seguir?

- Advertisement -

A Yamaha chega a 2021 com os mesmos pilotos de 2020, mas Valentino Rossi “desce” à Petronas Yamaha e Fabio Quartararo ocupa o lugar do italiano, ao lado de Maverick Viñales, na Yamaha oficial. Mudanças de pilotos, numa moto que não vence o campeonato desde 2015.

Jorge Lorenzo foi o último campeão com a Yamaha, em 2015
Fonte: Yamaha MotoGP

Assim, podemos mesmo dizer que uma mudança é necessária. Rossi está a envelhecer, a verdade é essa, mas Viñales também não tem conseguido achar o tão desejado ‘clique’ para que se possa fazer alguma coisa. Problemas no motor da moto de 2020, que obrigou até a uma redução de rotações para que este durasse até ao final da temporada, e o “YamahaGate” colocaram mais pressão na YZF R1 de 2020.

O único piloto que se safou, foi o “esquecido pela fábrica”, Franco Morbidelli. Com uma moto de 2019 e um chefe chamado Ramon Forcada (que trabalhou com Jorge Lorenzo e também Maverick Viñales), os dois fizeram maravilhas e mostraram que a direção tomada em 2020 não foi a melhor.

A Yamaha YZF R1 de 2019 foi a melhor classificada em 2020. Morbidelli foi muito ajudado por Ramon Forcada, antigo chefe de Jorge Lorenzo e Maverick Viñales
Fonte: Petronas SRT

Agora, em 2021, é tempo de começar a preparar o futuro. Na apresentação da nova dupla da Yamaha oficial, o diretor da Yamaha, Lin Jarvis, afirmou que «temos estes jovens pilotos, que são rápidos, e que têm todo o potencial para vencer. Por isso, estamos entusiasmados e isto é definitivamente uma mudança de geração, que espero que funcione bem».

Para além dos problemas de motor, a Yamaha continua a ser das motos mais lentas do pelotão. Assim sendo, para 2021, sem poder trabalhar no motor, a Yamaha tem de fazer mais com a eletrónica. É tempo de Quartararo e Viñales fazerem o que Rossi e Lorenzo fizeram há uns anos. Apesar de a relação por vezes não ter sido a melhor, a dupla foi sempre entendendo e melhorando a R1. Agora, espero, pelo menos eu, que Viñales e Quartararo façam o mesmo.

Quanto a Rossi, este “desce” um patamar, mas o seu feedback será sempre bem-vindo, já que Morbidelli parece que não vai ter a moto atual. Ainda não se sabe se Morbidelli e Ramon Forcada vão continuar com a de 2019, já que certamente não vão querer a de 2020…

Foto de Capa: Yamaha MotoGP

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho: «Talvez a equipa sentiu que o jogo era fácil, acabava-se sempre por ganhar e não gostei da primeira parte»

José Mourinho analisou o desfecho do duelo dos quartos de final da Taça da Liga. Benfica venceu o Tondela por 3-0.

Eis o golo de Vangelis Pavlidis que selou a vitória do Benfica contra o Tondela na Taça da Liga

Vangelis Pavlidis marcou o golo que selou a vitória encarnada no Estádio da Luz. O Benfica x Tondela joga-se para a Taça da Liga.

Lukebakio analisa vitória do Benfica na Taça da Liga e mostra-se rendido a José Mourinho: «Estou a viver o sonho»

Dodi Lukebakio analisou o desfecho do duelo dos quartos de final da Taça da Liga. Benfica venceu o Tondela por 3-0 e segue em frente.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica diante do Tondela na Taça da Liga

O Benfica venceu o Tondela por 3-0 nos quartos de final da Taça da Liga. Fica com os cinco principais destaques do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Não houve grande gestão, também não houve susto: Benfica vence Tondela e está na final four da Taça da Liga

O Benfica está na final four da Taça da Liga. Vitória sobre o Tondela no Estádio da Luz resolve contas do apuramento para as águias.

Dodi Lukebakio aproveita trabalho de Richard Ríos a sentar João Afonso e dobra vantagem do Benfica diante do Tondela

Foi de Dodi Lukabakio o golo da tranquilidade para as águias em campo. O Benfica x Tondela joga-se para a Taça da Liga.

Eis os 21 convocados de Portugal para o Mundial Sub-17

Portugal já divulgou a lista final dos 21 convocados para o Mundial Sub-17. A competição vai ter lugar no Catar.