📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Yamaha, o que vem a seguir?

- Advertisement -

A Yamaha chega a 2021 com os mesmos pilotos de 2020, mas Valentino Rossi “desce” à Petronas Yamaha e Fabio Quartararo ocupa o lugar do italiano, ao lado de Maverick Viñales, na Yamaha oficial. Mudanças de pilotos, numa moto que não vence o campeonato desde 2015.

Jorge Lorenzo foi o último campeão com a Yamaha, em 2015
Fonte: Yamaha MotoGP

Assim, podemos mesmo dizer que uma mudança é necessária. Rossi está a envelhecer, a verdade é essa, mas Viñales também não tem conseguido achar o tão desejado ‘clique’ para que se possa fazer alguma coisa. Problemas no motor da moto de 2020, que obrigou até a uma redução de rotações para que este durasse até ao final da temporada, e o “YamahaGate” colocaram mais pressão na YZF R1 de 2020.

O único piloto que se safou, foi o “esquecido pela fábrica”, Franco Morbidelli. Com uma moto de 2019 e um chefe chamado Ramon Forcada (que trabalhou com Jorge Lorenzo e também Maverick Viñales), os dois fizeram maravilhas e mostraram que a direção tomada em 2020 não foi a melhor.

A Yamaha YZF R1 de 2019 foi a melhor classificada em 2020. Morbidelli foi muito ajudado por Ramon Forcada, antigo chefe de Jorge Lorenzo e Maverick Viñales
Fonte: Petronas SRT

Agora, em 2021, é tempo de começar a preparar o futuro. Na apresentação da nova dupla da Yamaha oficial, o diretor da Yamaha, Lin Jarvis, afirmou que «temos estes jovens pilotos, que são rápidos, e que têm todo o potencial para vencer. Por isso, estamos entusiasmados e isto é definitivamente uma mudança de geração, que espero que funcione bem».

Para além dos problemas de motor, a Yamaha continua a ser das motos mais lentas do pelotão. Assim sendo, para 2021, sem poder trabalhar no motor, a Yamaha tem de fazer mais com a eletrónica. É tempo de Quartararo e Viñales fazerem o que Rossi e Lorenzo fizeram há uns anos. Apesar de a relação por vezes não ter sido a melhor, a dupla foi sempre entendendo e melhorando a R1. Agora, espero, pelo menos eu, que Viñales e Quartararo façam o mesmo.

Quanto a Rossi, este “desce” um patamar, mas o seu feedback será sempre bem-vindo, já que Morbidelli parece que não vai ter a moto atual. Ainda não se sabe se Morbidelli e Ramon Forcada vão continuar com a de 2019, já que certamente não vão querer a de 2020…

Foto de Capa: Yamaha MotoGP

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

Ángel Di María já tem novo treinador: Jorge Almirón assume o comando do Rosario Central

Jorge Almirón, treinador de 54 anos, regressa ao futebol argentino para render Ariel Holan e orientar o Rosario Central.

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.

Já é conhecido a vencedora do melhor golo no Futebol Feminino: «Um brilhante pontapé de escorpião reverso»

Lizbeth Ovalle é a vencedora do Prémio Marta do FIFA The Best 2025, que corresponde ao melhor golo do ano no futebol feminino.

Prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025 já tem dono: eis a história

Andreas Harlass-Neuking venceu o prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025. Médico alemão do Regensburg salvou a vida de um adepto.