📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Yamaha, o que vem a seguir?

- Advertisement -

A Yamaha chega a 2021 com os mesmos pilotos de 2020, mas Valentino Rossi “desce” à Petronas Yamaha e Fabio Quartararo ocupa o lugar do italiano, ao lado de Maverick Viñales, na Yamaha oficial. Mudanças de pilotos, numa moto que não vence o campeonato desde 2015.

Jorge Lorenzo foi o último campeão com a Yamaha, em 2015
Fonte: Yamaha MotoGP

Assim, podemos mesmo dizer que uma mudança é necessária. Rossi está a envelhecer, a verdade é essa, mas Viñales também não tem conseguido achar o tão desejado ‘clique’ para que se possa fazer alguma coisa. Problemas no motor da moto de 2020, que obrigou até a uma redução de rotações para que este durasse até ao final da temporada, e o “YamahaGate” colocaram mais pressão na YZF R1 de 2020.

O único piloto que se safou, foi o “esquecido pela fábrica”, Franco Morbidelli. Com uma moto de 2019 e um chefe chamado Ramon Forcada (que trabalhou com Jorge Lorenzo e também Maverick Viñales), os dois fizeram maravilhas e mostraram que a direção tomada em 2020 não foi a melhor.

A Yamaha YZF R1 de 2019 foi a melhor classificada em 2020. Morbidelli foi muito ajudado por Ramon Forcada, antigo chefe de Jorge Lorenzo e Maverick Viñales
Fonte: Petronas SRT

Agora, em 2021, é tempo de começar a preparar o futuro. Na apresentação da nova dupla da Yamaha oficial, o diretor da Yamaha, Lin Jarvis, afirmou que «temos estes jovens pilotos, que são rápidos, e que têm todo o potencial para vencer. Por isso, estamos entusiasmados e isto é definitivamente uma mudança de geração, que espero que funcione bem».

Para além dos problemas de motor, a Yamaha continua a ser das motos mais lentas do pelotão. Assim sendo, para 2021, sem poder trabalhar no motor, a Yamaha tem de fazer mais com a eletrónica. É tempo de Quartararo e Viñales fazerem o que Rossi e Lorenzo fizeram há uns anos. Apesar de a relação por vezes não ter sido a melhor, a dupla foi sempre entendendo e melhorando a R1. Agora, espero, pelo menos eu, que Viñales e Quartararo façam o mesmo.

Quanto a Rossi, este “desce” um patamar, mas o seu feedback será sempre bem-vindo, já que Morbidelli parece que não vai ter a moto atual. Ainda não se sabe se Morbidelli e Ramon Forcada vão continuar com a de 2019, já que certamente não vão querer a de 2020…

Foto de Capa: Yamaha MotoGP

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.