Yamaha, o que vem a seguir?

- Advertisement -

A Yamaha chega a 2021 com os mesmos pilotos de 2020, mas Valentino Rossi “desce” à Petronas Yamaha e Fabio Quartararo ocupa o lugar do italiano, ao lado de Maverick Viñales, na Yamaha oficial. Mudanças de pilotos, numa moto que não vence o campeonato desde 2015.

Jorge Lorenzo foi o último campeão com a Yamaha, em 2015
Fonte: Yamaha MotoGP

Assim, podemos mesmo dizer que uma mudança é necessária. Rossi está a envelhecer, a verdade é essa, mas Viñales também não tem conseguido achar o tão desejado ‘clique’ para que se possa fazer alguma coisa. Problemas no motor da moto de 2020, que obrigou até a uma redução de rotações para que este durasse até ao final da temporada, e o “YamahaGate” colocaram mais pressão na YZF R1 de 2020.

O único piloto que se safou, foi o “esquecido pela fábrica”, Franco Morbidelli. Com uma moto de 2019 e um chefe chamado Ramon Forcada (que trabalhou com Jorge Lorenzo e também Maverick Viñales), os dois fizeram maravilhas e mostraram que a direção tomada em 2020 não foi a melhor.

A Yamaha YZF R1 de 2019 foi a melhor classificada em 2020. Morbidelli foi muito ajudado por Ramon Forcada, antigo chefe de Jorge Lorenzo e Maverick Viñales
Fonte: Petronas SRT

Agora, em 2021, é tempo de começar a preparar o futuro. Na apresentação da nova dupla da Yamaha oficial, o diretor da Yamaha, Lin Jarvis, afirmou que «temos estes jovens pilotos, que são rápidos, e que têm todo o potencial para vencer. Por isso, estamos entusiasmados e isto é definitivamente uma mudança de geração, que espero que funcione bem».

Para além dos problemas de motor, a Yamaha continua a ser das motos mais lentas do pelotão. Assim sendo, para 2021, sem poder trabalhar no motor, a Yamaha tem de fazer mais com a eletrónica. É tempo de Quartararo e Viñales fazerem o que Rossi e Lorenzo fizeram há uns anos. Apesar de a relação por vezes não ter sido a melhor, a dupla foi sempre entendendo e melhorando a R1. Agora, espero, pelo menos eu, que Viñales e Quartararo façam o mesmo.

Quanto a Rossi, este “desce” um patamar, mas o seu feedback será sempre bem-vindo, já que Morbidelli parece que não vai ter a moto atual. Ainda não se sabe se Morbidelli e Ramon Forcada vão continuar com a de 2019, já que certamente não vão querer a de 2020…

Foto de Capa: Yamaha MotoGP

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal ou Sporting: A resposta de Diego Simeone ao ser questionado sobre quem prefere

Diego Simeone foi desafiado a escolher quem preferia entre o Arsenal ou o Sporting como próximo adversário do Atlético Madrid na Champions League.

Diego Simeone após eliminar o Barcelona na Champions League: «Há só uma maneira de os enfrentar: atacá-los»

Diego Simeone analisou o desfecho do Atlético Madrid x Barcelona. Colchoneros eliminaram a equipa catalã na Champions League.

FC Porto com baixa confirmada para a partida frente ao Nottingham Forest

O FC Porto já treinou durante esta quarta-feira. Martim Fernandes não trabalhou com os colegas e vai falhar o jogo frente ao Nottingham Forest.

Sporting: alvo para o meio campo custa mais de 15 milhões de euros

Issa Doumbia está a ser associado ao Sporting. Os leões já sabem que o jogador vai custar mais de 15 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast Sair a Jogar #21 – Ponto de situação da Premier League, La Liga e Serie A

A atualidade do Futebol Internacional passa também pelo Sair a Jogar. O teu podcast que conta sempre com temáticas ligadas a tudo o que se passa fora de portas. O “Sair a Jogar” desta semana faz um ponto de situação de três das principais ligas do top 6 europeu: Premier League, La Liga e Serie A. Em análise estão a luta pelo título, as vagas europeias e a zona de despromoção.

Islam Slimani rescinde com o Cluj após 15 jogos

Islam Slimani já não é mais jogador do Cluj. O ex-avançado do Sporting rescindiu com o clube passado 15 jogos.

Bournemouth: já há um grande candidato à sucessão de Andoni Iraola

O Bournemouth está em busca de um novo treinador e Marco Rose é o grande candidato a assumir o posto para 2026/27.