Antevisão GP da Republica Checa: Márquez lutará apenas com ele mesmo

- Advertisement -

O resultado destes dois dias de preparação para a corrida de amanhã foi deveras surpreendente. Na primeira sessão de treinos livres, Andrea Dovizioso conseguiu o melhor tempo com vários pilotos a ficar muito próximos, incluindo Miguel Oliveira na quarta posição. Por esta altura era ainda complicado perceber quem seriam os candidatos à vitória na corrida. Em segundo e terceiro ficaram Marc Marquez e Maverick Viñales, muito perto de Dovizioso.

A prestação do italiano nesta sessão levava a crer que estaria de regresso à luta pelo pódio. No entanto, a segunda sessão trouxe algumas novidades. Fabio Quartararo mostrou que tinha uma palavra a dizer, ultrapassando Marquez, Jack Miller, Dovizioso e Viñales para o topo da tabela de tempos. Oliveira descia a 13º.

A terceira sessão de qualificação viria a ser decisiva no rumo dos acontecimentos visto que acabou por ser em piso molhado. Desta vez, Marquez não deu qualquer hipótese, terminando a mais de meio segundo de Viñales que ficou em segundo. No TL4, o cenário repetiu-se, mas o piloto da Honda conseguiu aumentar ainda mais a vantagem.

A pista não secou até ao momento da qualificação e foram as KTM de Pol Espargaro e Johann Zarco que deram o ar de sua graça. Zarco acabou por passar na frente e ambos seguiram para a Q2. O francês já tinha mostrado que as férias lhe tinham feito bem com o sexto lugar na última sessão de qualificação. Resta saber se algum deles terá uma palavra a dizer no dia de amanhã.

Johann Zarco conseguiu quebrar o enguiço e parte da primeira linha da grelha na corrida de amahã.
Fonte: MotoGP

Zarco viria a torna-se um sério candidato à luta pelo pódio quando, na Q2 chegou a estar na pole provisória. Só viria a ser ultrapassado por Miller e Marquez e parte amanhã da primeira linha da grelha na terceira posição. Este foi um momento inédito para a KTM no seu percurso no MotoGP.

A sessão de qualificação acabou por se tornar um pouco confusa e baralhar um pouco as coisas no que a candidatos ao pódio para a corrida de domingo diz respeito. Viñales e Quartararo, que fizeram crer que iriam atrapalhar o trabalho de Marquez na qualificação, partem da nona e 10ª posição, respetivamente. A chuva acabou por confundir alguns pilotos em relação a que pneus utilizar. Marquez foi o primeiro a sair para a pista com pneus slick, apesar de a pista se encontrar ainda molhada. O risco de sair sem pneus de chuva parecia estar a custar caro ao campeão do mundo que seguia fora dos cinco primeiros e sem melhorar o seu tempo.

Miller também arriscou com os pneus slick e aquilo que parecia poder tornar-se um pesadelo terminou precisamente no oposto. Miller conseguiu ir melhorando o seu tempo por volta e alcançar o segundo lugar, ultrapassando Johann Zarco.

Marquez, porém, parecia estar num campeonato que unicamente a ele pertencia. Uma volta relâmpago vinda do nada colocou-o na pole position. O que parecia impossível aconteceu, com o espanhol a melhorar ainda mais o seu tempo.

O grande candidato à vitória no dia de amanhã não poderia ser outro que não Marc Marquez. Se continuar como esteve no dia de hoje só terá de lutar contra ele próprio na corrida. O espanhol terminou a sessão com mais de dois segundos e meio de vantagem sobre o segundo classificado, Jack Miller. Sem dúvida que fomos presenteados com mais uma prestação incrível de Marquez, mas uma volta rápida não garante a vitória. Para além disso, este tempo e esta vantagem foram conseguidos em condições estranhas, com o piso meio molhado e meio seco. No entanto, o espanhol não deixa de ser, de todo, um forte candidato à vitória.

Quem também parece poder ter uma palavra a dizer na corrida de amanhã é Andrea Dovizioso, que tenta a todo o custo segurar a segunda posição no campeonato enquanto Petrucci se aproxima. Apesar de sair da nona posição não podemos descurar Viñales, que esteve forte durante as sessões de treinos.

A esperança dos portugueses está, claro, em Miguel Oliveira que, depois de um primeiro dia muito positivo acabou por não conseguir passar à Q2 e manter-se entre os doze primeiros. Parte da 16ª posição e com mais uma grande oportunidade de voltar a pontuar e, quem sabe, terminar pela primeira vez no dez primeiros.

Foto De Capa: MotoGP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ana Rita Nunes
Ana Rita Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Acompanhante assídua de MotoGP e fã incondicional do piloto Miguel Oliveira. A paixão pelo desporto motorizado começou aos 16 anos no meu primeiro trabalho, no mundial de Superbikes, no Autódromo Internacional do Algarve. Foram apenas 3 dias mas foi o suficiente para deixar o fascínio pelo mundo das duas rodas.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ainda te lembras de Rubén de la Barrera? Tem um novo desafio e vai cruzar-se com português

Rubén de la Barrera deve ser confirmado nas próximas horas como novo treinador da Cultural Leonesa, equipa da La Liga 2.

Estrela da Amadora recebeu proposta de 2,5 milhões de euros por ex-FC Porto

O Estrela da Amadora recebeu uma oferta de dois milhões e meio de euros por Abraham Marcus no mercado de inverno.

Batalha a 3 pela lateral direita do Sporting: o plano dos leões

O Sporting deverá ter na próxima temporada três jogadores que possam atuar na posição de lateral direito dentro do seu plantel.

Há novidades importantes em relação ao futuro de João Cancelo

João Cancelo está emprestado pelo Al Hilal ao Barcelona, mas os catalães ainda não definiram se vão contratar o lateral em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: já se trabalha no mercado e há 3 posições que devem ser reforçadas

O Sporting já se encontra a trabalhar no mercado e procura três reforços para poderem integrar o plantel na próxima época.

Ruben Loftus-Cheek vai desfalcar o AC Milan durante dois meses

Ruben Loftus-Cheek vai desfalcar o AC Milan por dois meses, devido a uma fratura na mandíbula. O médio de 30 anos lesionou-se na derrota dos rossoneri frente ao Parma.

Tiago Margarido: «Defrontar José Mourinho era um dos meus objetivos»

Tiago Margarido fez um balanço da sua carreira como treinador e do trabalho à frente do CD Nacional. O técnico revelou que um dos objetivos da sua carreira era defrontar o seu ídolo, José Mourinho.