Domingo de sonho para Miguel Oliveira

- Advertisement -

Aproximava-se o primeiro dia de treinos e a chuva não parava de cair, com alguma intensidade, em Valência. Rapidamente se percebeu que seria um fim-de-semana bastante imprevisível, com aguaceiros previstos para os três dias. Mas Miguel Oliveira (RedBull KTM Ajo) não estava com medo. Sentia-se bem em cima da mota e estava ansioso pela última corrida do ano.

Chegado o primeiro dia de treinos livres, o piloto saiu para a pista com pneus de chuva. A adaptação ao asfalto molhado foi rápida e Miguel Oliveira terminou as duas sessões do dia em terceiro e sexto lugar, respetivamente. Um balanço positivo para o primeiro dia do português em Valência.

No sábado, com a pista um pouco mais seca, o piloto da KTM conseguiu repetir o terceiro lugar da primeira sessão de treinos do dia anterior. As expectativas estavam altas quanto ao desempenho do português na sessão de qualificação que iria decorrer no mesmo dia, da parte da tarde.

Miguel Oliveira começou bem, a ocupar os lugares de topo na tabela dos tempos. No entanto, depois da ida à box, não conseguiu recuperar e bater os tempos dos adversários. Luca Marini (SKY Racing Team VR46) conseguiu o melhor tempo e conquistou assim a pole position para a corrida de domingo. Os pilotos da Dynavolt Intact GP, Xavi Vierge e Marcel Shrotter, ocuparam o segundo e terceiro lugares da grelha de partida, respetivamente. Já Miguel Oliveira foi caindo tabela abaixo até bater no 10º melhor tempo. Apesar de se esperar uma qualificação um pouco mais acima, o português estava a pouco mais de meio segundo do tempo de Marini.

Chegado o dia da corrida, a categoria de Moto3 já tinha corrido à chuva. Antes disso, após Miguel Oliveira ter realizado o aquecimento, a chuva tinha acalmado, mas a pista continuava bastante molhada. Por isso mesmo, todos estavam a utilizar pneus de chuva.

Antes ainda de a corrida começar, o piloto que iria sair em nono, à frente de Oliveira, Fabio Quartararo (Speed UP), teve alguns problemas em conseguir arrancar na sua mota e teve de partir do final da grelha. É dada a partida e Miguel Oliveira tenta imediatamente escapulir-se para os lugares da frente, como já nos tem vindo a habituar. Logo na primeira volta, três dos pilotos que seguiam à sua frente caíram. Entre eles estavam o poleman Luca Marini, Joan Mir (EG 0,0 Marc VDS) e Lorenzo Baldassari (Pons HP40). Estas quedas permitiram que Miguel Oliveira subisse três lugares mais facilmente.

Poucas voltas depois do arranque, seguiam isolados 4 pilotos na frente da corrida: Miguel Oliveira, na liderança, e os espanhóis Xavi Vierge, Alex Marquez (EG 0,0 Marc VDS) e Iker Lecuona (Swiss Innovative Investors).

Alex Marquez, rapidamente se aproximou do português, roubando-lhe o primeiro lugar. O espanhol foi-se afastando e, entretanto, cai Xavi Vierge, que seguia atrás de Miguel Oliveira, deixando o português isolado na segunda posição.

Miguel Oliveira festeja a vitória depois de passar a bandeira de xadrez.
Fonte: Red Bull KTM Ajo

Oliveira parecia seguro em todos os movimentos que executava em cima da mota. Já o caso de Marquez era bem diferente. O piloto espanhol estava com dificuldades e isso notava-se, principalmente nas curvas. Enquanto seguia na liderança teve alguns deslizes e duas situações em que poderia ter caído. Ora, costuma dizer-se que à terceira é de vez e, no caso do espanhol, foi mesmo: sofreu uma queda na curva antes da reta da meta.

Oliveira não precisou de pedir licença e retomou a liderança para nunca mais a largar, fazendo uma corrida solitária até ao final. Sempre focado e concentrado, manteve-se a um ritmo controlado até à última volta.

O segundo classificado foi o espanhol Iker Lecuona, que cortou a meta 13 segundos depois do português. Já Alex Marquez, no meio do azar, ainda teve sorte e conseguiu cortar a meta em terceiro lugar.

Miguel Oliveira a celebrar com a equipa o título de campeões por equipas.
Fonte: Red Bull KTM Ajo

Um fim de semana de sonho no fecho da temporada para o piloto português, que segue já na próxima época para a classe rainha do campeonato. Os fãs que foram a Valência apoiar Miguel Oliveira viram cumprida a promessa do piloto. Quando chegou ao aeroporto de Lisboa, depois do Grande prémio da Malásia, o piloto da KTM disse aos fãs queria vencer em Valência. Miguel cumpriu a promessa e, mesmo com o seu colega de equipa Brad Binder a ficar fora dos pontos, deu à equipa a vitória no campeonato. Oliveira juntou assim o título de vice-campeão de Moto2 ao título de campeão por equipas na mesma categoria.

Revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Red Bull KTM Ajo

Ana Rita Nunes
Ana Rita Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Acompanhante assídua de MotoGP e fã incondicional do piloto Miguel Oliveira. A paixão pelo desporto motorizado começou aos 16 anos no meu primeiro trabalho, no mundial de Superbikes, no Autódromo Internacional do Algarve. Foram apenas 3 dias mas foi o suficiente para deixar o fascínio pelo mundo das duas rodas.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Se a Champions League é a Prova Milionária, o Benfica saiu de Madrid com outras notas

O Benfica competiu contra o Real Madrid, mas voltou a falhar onde e quando não o é possível. Mesmo na vitória na fase de liga, houve oportunidades encarnadas a lamentar que, numa fase a eliminar e diante de uma equipa com o histórico e o historial dos merengues na competição, se pagaram.

João Tralhão responde ao Bola na Rede: «Para qualquer jogador que entre neste tipo de jogos é sempre um ritmo difícil de acompanhar»

João Tralhão analisou a derrota do Benfica diante do Real Madrid. Treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Samuel Dahl após a eliminação frente ao Real Madrid: «Eles jogaram bem, mas também estivemos bem em alguns momentos»

Samuel Dahl analisou o duelo entre o Real Madrid e o Benfica. Encontro marcou a 2.ª mão do playoff da Champions League.

José Mourinho com registo para esquecer nas últimas participações na Champions League

José Mourinho já não sabe o que é vencer um jogo numa eliminatória de Champions League desde 2014, quando orientava o Chelsea.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid com mão de ferro: já foi pedida a expulsão de sócio a adepto que fez a saudação nazi durante o jogo frente...

O Real Madrid decidiu que vai expulsar um sócio do clube, depois do mesmo ter feito a saudação nazi durante o jogo frente ao Benfica.

Eis o Ranking UEFA depois da eliminação do Benfica na Champions League

O Ranking UEFA já foi atualizado e Portugal não somou qualquer ponto, depois do Benfica ter sido eliminado da Champions League.

Sporting conhece a sua sorte: quando é o sorteio dos oitavos de final da Champions League?

O sorteio dos oitavos de final da Champions League realiza-se na sexta-feira, a partir das 11 horas, na Suíça.