Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

GP França: Chuva abençoou Honda e a vitória de Petrucci

Carolina Neto · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A CORRIDA: “WHAT A DRAMATIC RACE”

Podia bem ser o título desta crónica, já que a corrida de MotoGP no circuito de Le Mans foi de cortar a respiração. Trouxe-nos o 7º vencedor diferente desta temporada (Danilo Petrucci), a Honda pareceu ressuscitar e a Yamaha continua a ficar aquém do esperado. E no final, quem venceu foi a Ducati.

O mundial de motociclismo voltou à pista e Le Mans acolheu mais uma prova desta temporada que continua caótica e surpreendente. A chuva, que não aparecia no mundial deste o GP de Valência em 2018, veio animar a corrida deste domingo e trouxe-nos a Ducati novamente à ribalta. Alex Márquez teve um domingo de sonho e os festejos da equipa mostravam-nos de que era um segundo lugar com sabor a vitória depois de tantos pontos perdidos esta época.

Já Valentino Rossi continua a não conseguir terminar uma prova e desta vez, ficou de fora logo na primeira curva num incidente confuso e onde o piloto italiano acabou por ficar no meio da pista.

Na linha da frente estava Quartararo, que queria vencer na sua home race, mas o piloto francês foi a prova viva de que um mau arranque pode ditar mesmo uma má corrida e um mau resultado no final. O homem da Petronas Yamaha SRT acabou fazer uma prova em queda livre e não teve armas para lutar diretamente com os pilotos da Ducati que dominaram toda a corrida no circuito de Le Mans.

Se por um lado a chuva veio baralhar a estratégia de corrida para Quartararo – que nunca tinha corrido em piso molhado – veio, por outro, dar armas à Ducati, que costuma ser a rainha do asfalto molhado.

Primeiro, foi Miller que começou com um arranque flecha. Depois, Dovizioso e Petrucci seguiram-lhe as pisadas, mas só este último teve armas para se manter na liderança da prova e não tremeu perante os ataques dos companheiros de equipa, de Rins ou Alex Márquez. A verdade é que a animação e a adrenalina só chegaram à corrida nas últimas voltas – tal como 2020 nos tem habituado, e bem.

Dovi puxou das armas e atacou a liderança de Petrucci, enquanto lá atrás vinha Alex Rins com a sua Suzuki determinado a lutar pela vitória. Acredito, que se não fosse a queda nas últimas voltas da prova, estaria agora a escrever que o piloto da marca japonesa tinha sido o grande vencedor deste grande prémio.

Continuo a achar que só falta um danoninho à Suzuki para vencer uma corrida em 2020. E não estará muito longe disso. Miller acabou por abandonar a corrida devido a supostos problemas mecânicos e a vitória de Danilo Petrucci parecia cada vez mais certa. E foi. O piloto italiano tornou-se, assim, no sétimo vencedor diferente nesta louca temporada de 2020.

Le Mans trouxe-nos também a surpresa do fim de semana e talvez da época: Alex Márquez alcançou o seu primeiro pódio na categoria rainha do mundial de motociclismo depois de ter feito uma prova de grande qualidade, onde puxou pela Honda e nos mostrou que tem tudo para ser um grande piloto. E que começa, finalmente, a perceber a máquina que tem nas suas mãos… Pena que para o ano já não a tenha.

O pódio ficou fechado com Pol Espargaró que voltou a dar cartas com a sua KTM.

Andrea Dovizioso parecia capaz de alcançar o segundo lugar ou até mesmo a vitória, mas acabou por cair a pique nas últimas voltas, muito devido ao desgaste dos pneus que mais uma vez foram a chave deste grande prémio.

Já o português Miguel Oliveira fez uma prova bem ao seu estilo, recuperando depois de perder várias posições logo no arranque. Esteve lado a lado a batalhar com Dovizioso e quase que roubava o 5º lugar ao italiano, mas as condições de pista não permitiram uma ultrapassagem arriscada. Quem aproveitou esta luta foi Zarco, que acabou por roubar a 5ª posição ao Falcão de Almada e o relegou para o sexto lugar.

Ainda assim, excelente prova do português que continua a afirmar-se, e bem, na categoria rainha do mundial de motociclismo.

O próximo desafio é já na próxima semana, em Aragão.

Foto de capa: Moto GP

PILOTO DO DIA

Alex Márquez – o rookie da Honda alcançou o seu primeiro pódio na categoria rainha e trouxe um novo animo à equipa de Alberto Puig. Um feito histórico tanto para o piloto espanhol, tanto para a Repsol Honda, sendo que é a primeira vez esta temporada que sobe ao pódio.

DESILUSÃO DO DIA

Fonte: Moto GP

Fabio Quartararo – O piloto francês continua a liderar o mundial de motociclismo, mas voltou a ter mais um grande prémio para esquecer. Caiu em queda livre e, mais uma vez, esteve sem armas para lutar diretamente com os rivais. E, sendo o homem da pole position, todos esperávamos mais do francês. Ainda esperamos…

Carolina Neto

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.