GP República Checa: Brad Binder faz história em Brno

- Advertisement -

A CORRIDA: ALGUÉM QUE PEGUE NOS LIVROS, PORQUE FOI FEITA HISTÓRIA

Não podia ter começado da melhor maneira o GP da República Checa, pois quem pensava que estava tudo controlado por Johann Zarco (Esponsorama Racing) na partida, enganou-se. Franco Morbideli (Petronas Yamaha STR) foi aquele que saiu melhor e depressa arrancou para ter uma enorme vantagem logo desde início. No entanto, temos também de dar uma atenção à partida de Brad Binder (KTM Factory Racing) e dos irmãos Espargaró (Pol e Aleix).

As primeiras voltas mostraram um domínio da Petronas Yamaha STR e da KTM, que ocupavam as quatro primeiras posições. Binder mesmo longe do primeiro lugar já mostrava que queria muito um pódio e nem com Morbideli longe deixava de sonhar com o 1.º lugar. O italiano não esperava de todo aquilo que mais para a frente iria acontecer na corrida.

Já tínhamos destacado o início dos irmãos Espargaró e com 12 voltas para o final foi o fim de corrida para Pol. O 44 da KTM Factory Racing abriu demasiado na curva um e Zarco aproveitou para conseguir a ultrapassagem, mas o espanhol quando voltava à melhor linha acabou por tocar no francês e cair. Um incidente que levou à penalização de Zarco com uma “long lap (e que long lap!) nunca antes vista à frente de Quartararo! Se o francês começou da pior forma, não nos podíamos queixar com aquilo que estávamos a ver…

Se a corrida à frente estava emocionante na parte de trás havia surpresas, mas algumas bem desagradáveis. Maverick Viñales (Yamaha Factory Racing) vinha a rodar de uma forma péssima e era ultrapassado por tudo e por todos. O espanhol acabou mesmo fora dos pontos e dos dez primeiros. Já Quartararo, que vinha numa excelente forma desde o início da corrida, acabou da pior maneira ultrapassado por Binder, Zarco, Alex Rins (Team Suzuki), Valentino Rossi (Yamaha Factory Racing) e Miguel Oliveira (Redbull KTM Tech3).

O primeiro e segundo lugares estavam mais do que assegurados e história foi feita! Brad Binder venceu pela primeira vez no MotoGP, foi o primeiro a fazê-lo como rookie depois de Marc Márquez em 2013, e foi o primeiro sul-africano a vencer na categoria rainha! Depois de três temporadas no MotoGP, Franco Morbidelli chegou pela primeira vez ao pódio! Mas não nos esqueçamos do terceiro classificado. A luta ainda esteve intensa até ao final com Rins a ameaçar o lugar de Zarco, mas foi o francês a ficar com o último lugar no pódio.

Mas se já havia história nos primeiros lugares, o que dizer de Miguel Oliveira! Partiu de 13.º lugar e acaba em 6.º, na melhor posição da carreira do português no MotoGP. Uma corrida incrível e onde esteve muito perto de alcançar o 5.º lugar, ameaçando a posição de Valentino Rossi. O que esperar para a próxima temporada na KTM Factory? Só maravilhas. Vai, Miguel!

Podia muito bem estar novamente nas desilusões do dia, mas é mais um péssimo dia para a Ducati com Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci a terminarem em 11.º e 12.º, respetivamente. Porém, esta é uma corrida que deve estar a deixar os responsáveis pelos livros de história, e os amantes de estatísticas, de cabelos em pé com tanta para fazer depois do Grande Prémio de hoje.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Alarmes ligados no Barcelona: reforço está lesionado

Jesse Bissiwu saiu lesionado durante o encontro entre o Barcelona B e o Sabadell, causando preocupação sobre o seu estado.

Benfica recebe mais de 500 mil euros por transferência do Trabzonspor: eis a razão

Franculino Djú foi confirmado como reforço do Trabzonspor, deixando o Midtjylland. O avançado já passou pelo Benfica.

Luka Modric fala sobre José Mourinho: «O Real Madrid acertou em cheio nas suas contratações»

Luka Modric falou sobre José Mourinho, referindo que a contratação do treinador por parte do Real Madrid foi acertada.

Jaime Faria cai de pé contra Carlos Alcaraz

Jaime Faria foi eliminado do US Open na última madrugada, depois de ter sido derrotado por Carlos Alcaraz por 3-1.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto deixa 2 nomes fora da Champions League: eis as escolhas de Francesco Farioli

Dominik Prpic e Gabriel Mec ficaram de fora da lista de inscrições do FC Porto na fase de liga da Champions League.

Tomás Araújo renova contrato com o Benfica: a nova cláusula de rescisão do defesa

Tomás Araújo renovou o seu contrato com o Benfica e passou a ter uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Pedro Gonçalves com mais opções de ficar em definitivo na Fiorentina: eis o motivo

Pedro Gonçalves trocou o Sporting pela Fiorentina por empréstimo, existindo uma cláusula de opção de compra que pode ser ativada.