Jerez de la Frontera será também de Rossi?

cab desportos motorizados

Arranca este fim-de-semana o primeiro Grande Prémio de MotoGP em solo europeu, depois das corridas no Qatar, Austin e Argentina. Três provas com muita adrenalina e emoção. E vencedores improváveis.

Jerez de la Frontera recebe pela 29.ª vez o Mundial de motociclismo, num fim-de-semana cheio de história e com Valentino Rossi como protagonista. Não esquecendo, claro, os outros rivais: Jorge Lorenzo, Marc Marquez e Andrea Dovizioso.

O italiano chega ao circuito andaluz como líder do mundial, após ter vencido no Qatar, ter alcançado o terceiro lugar em Austin e ter voltado a vencer na Argentina, numa clara demonstração de determinação e de que aos 36 anos de idade ainda consegue ser o «Il Doctore» de outros tempos. E o Mundial agradece esse regresso.

Numa clara demonstração de determinação e de que aos 36 anos de idade ainda consegue ser o «Il Doctore» de outros tempos Fonte: facebook.com/yamaharacingcom
Numa clara demonstração de determinação e de que aos 36 anos de idade ainda consegue ser o «Il Doctore» de outros tempos
Fonte: Facebook da Yamaha Racing

Valentino Rossi, à semelhança de Jorge Lorenzo, recebeu durante a semana uma estrela no passeio da fama do circuito espanhol, que é um dos palcos onde registou mais vitórias na classe rainha: 2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2009. Esta última ocorreu no ano em que «Il doctore» alcançou o seu último título mundial. Só no circuito de Mugello – situado perto da terra natal do italiano –, registou mais vitórias do que Jerez. Foram sete no total. Para além das vitórias, o italiano pode chegar ao pódio número 200, se ficar entre os três primeiros classificados. Aliás, se alcançar esse feito será a primeira vez, em 67 anos de história do Mundial de MotoGP, que um piloto alcança 200 pódios entre as três categorias.

A partir de 2009, as vitórias no circuito andaluz repartiram-se entre Jorge Lorenzo (2010, 2011), Dani Pedrosa (2013), Marc Marquez (2014) e o retirado Casey Stoner (2012). Contudo, deste grupo só Jorge Lorenzo e Marc Marquez se mostram competitivos esta temporada, sendo que o piloto da Yamaha Movistar tem registado melhores resultados. Já Dani Pedrosa anunciou, recentemente, que se iria retirar do Mundial para recuperar de uma lesão antiga, e não marcará presença na corrida de domingo.

Por ser líder do campeonato e pelo seu historial no circuito, o «Il Doctore» é o favorito à vitória no domingo. Contudo, e como sabemos, o Mundial já demonstrou nem sempre corresponder aos favoritismos antecipados. Deste modo, não nos podemos esquecer dos já citados Jorge Lorenzo, Marc Marquez e Andrea Dovizioso.

“Amo Jerez”, confessou Valentino Rossi Fonte: es.eurosport.yahoo.com
“Amo Jerez”, confessou Valentino Rossi
Fonte: es.eurosport.yahoo.com

Andrea Dovizioso, que comanda a máquina da Ducati, tem-se mostrado bastante competitivo e alcançou bons resultados nos três Grandes Prémios anteriores. Aliás, este início de temporada quase faz-nos recordar os tempos em que Casey Stoner brilhava aos comandos da Ducati. Jorge Lorenzo, por outro lado, tem-se mostrado mais forte depois da última temporada, que foi, a nível de resultados, algo desastrosa.

Marc Marquez, piloto da Honda Repsol e actual bicampeão da classe rainha, chega a Jerez depois de uma queda no Grande Prémio da Argentina, após um violento toque com Rossi. O espanhol diz não estar em guerra com o italiano, mas a verdade é que após a corrida, no circuito de Termas del Río Hondo, teceu duras críticas a «Il Doctore», quando os únicos culpados da queda de Marquez foram ele mesmo, o seu incessante desejo de vencer e a agressividade que lhe é conhecida.

A corrida começa às 13h00 (hora de Lisboa).

Foto de Capa: Moto GP

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves elogia ligação com Luis Suárez: «Com o Viktor Gyokeres demorámos mais a adaptar-nos»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.