NASCAR 2022: Nova geração, novo título para Logano

    O CARRO “NEXT GEN”

    Saiu de cena o “Gen 6”, carro que percorreu as ovais e circuitos convencionais da NASCAR entre 2013 e 2021. O “Next Gen” tem o objetivo de tornar as corridas de “stock cars” mais acessíveis. Implementam desde logo uma grande mudança, pois as equipas passam a ter de comprar as componentes dos carros a empresas como a McLaren, a Goodyear ou a Dallara.

    A NASCAR aumenta a fiscalização do inventário de cada equipa, com vista a evitar gastos e discrepâncias excessivas, garantindo equilíbrio no campeonato. As equipas passam também a estar proibidas de substituir um carro antes deste ser utilizado em três corridas.

    O novo carro apresenta uma estrutura completamente simétrica, reduzindo a importância da aerodinâmica em prol da configuração do carro e das capacidades do piloto. Os carros também passam a ser mais resistentes ao contacto com outros veículos e com o muro.

    Ao nível tecnológico, destaque para um grande passo a caminho da introdução da potência elétrica nos motores da NASCAR. A transmissão e a mudança traseira dos carros passam a ser funcionalidades associadas entre si por um novo transeixo.

    O destaque vai mesmo para a redução da influência da aerodinâmica nos carros. Novas entradas de ar no capot permitem ao motor trabalhar com melhor eficiência e pior aerodinâmica. O chassis também foi alvo de uma reconfiguração. Foram introduzidos amortecedores dianteiros e traseiros, com vista a dar mais garantias de segurança aos pilotos. A isto acrescem a ligação dos grampos traseiros e dianteiros à secção central do carro, para facilitar a reparação de danos.

    UM INÍCIO ACIDENTADO EM DAYTONA

    As 500 milhas de Daytona foram a primeira corrida oficial com o “Next Gen”. A especulação em torno do carro já não era tanta, uma vez que nos duelos (e antes numa prova de exibição em Los Angeles) para definir a grelha de partida da prova, foi logo possível assistir aos novos carros em ação. Brad Keselowski e Chris Buescher ganharam o primeiro e o segundo duelos, respetivamente, com a nota de maior destaque a pender para um acidente de Joey Logano e um peão de Denny Hamlin no acesso às boxes.

    As 500 milhas de Daytona marcaram o arranque oficial da temporada. Uma corrida recheada de momentos, marcada por diversos acidentes, envolvendo nomes como Kyle Bush.

    A 10 voltas do final, uma colisão com seis carros envolvidos, entre os quais o campeão de 2021, Kyle Larson, ficaram fora da luta pela vitória. Depois da bandeira amarela, foi a vez de Ricky Steinhouse Jr perder a ambição de ganhar em Daytona. Steinhouse teve um mau arranque e um toque na dianteira de Keselowski, deitaram por terra as hipóteses do carro da JTG Daugherty Racing.

    Depois de um prolongamento e de aguentar a pressão forte de Ryan Blaney e também de Chase Briscoe, foi o “rookie” Austin Cindric, a conquistar a primeira vitória da carreira na Cup Series. Blaney ainda apanhou um acidente no fim da corrida. Daytona 500 mostrou, assim que os carros podiam ter mudado, mas a essência do campeonato mantém-se.

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    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.