Última horaAcompanha em direto: Marco Silva projeta a visita do Benfica aos Açores
Publicidade

“New York, concrete jungle where dreams are made of…”

David Pacheco · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Jean Eric-Vergne, piloto francês de 28 anos é o quarto campeão da Fórmula E. O francês sucede assim ao brasileiro Lucas Di Grassi. 

Vergne começou a sua carreira nos Fórmulas em 2007, na Formula Campus Renault até que em 2010 ganhou a F3 britânica a conduzir pela Carlin. A partir daí foi presença habitual nas várias Fórmulas 3, até chegar à Fórmula Renault 3.5 Series. Esta seria a sua rampa de lançamento para a maior montra dos desportos motorizados, a F1.

Na temporada de 2011 enquanto conduzia na Fórmula Renault 3.5 Series, Vergne foi piloto de testes da Scuderia Toro Rosso. Em 2012 veio a confirmação oficial de que o francês iria conduzir a temporada completa pela equipa italiana. Mas o francês foi sempre um mal-amado neste mundo. A F1 é uma competição onde existe muita pressão, tal como disse Mark Webber numa entrevista à “Beyond the Grid | F1 Podcast”. Talvez por isso o francês nunca se conseguiu impor. Na temporada de 2015, Jean Eric-Vergne não teve lugar e acabou por assinar pela Ferrari como piloto de testes, mas o seu trabalho seria principalmente no simulador da equipa de Maranello. 

Em conjunto com o papel de piloto de testes da Ferrari, Vergne foi para um campeonato recentemente criado, a Fórmula E. Na primeira temporada da Fórmula E, o francês assinou pela Andretti Motorsport, equipa atual do nosso António Félix da Costa. Ainda passou pela DS Virgin até que assinou pelos chineses da Techeetah. Na primeira época pela equipa chinesa Vergne ficou em quinto no campeonato, com cinco pódios e uma vitória. Mas nada previa o que iria acontecer este ano. Quatro vitórias, seis pódios, voltas rápidas e 198 pontos tornaram Vergne no primeiro francês a ganhar a Fórmula E.

Jean Eric Vergne a correr pela Scuderia Toro Rosso em 2014
Fonte: Scuderia Toro Rosso

A sua coroação veio neste último Grande Prémio, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. 

A primeira qualificação viu os dois pilotos da Techeetah, Vergne e o alemão Andre Lotterer serem penalizados para o final da grelha após uso abusivo da potência máxima, dificultando assim o trabalho de Vergne pela conquista do campeonato. O rival do campeonato mais próximo, Sam Bird, classificava-se em 14 da grelha. A pole position ia para Sebastien Buemi, da DAMS, com 1.13.911m.

A primeira corrida viu os dois pilotos da Audi chegarem nas duas primeiras posições. Lucas Di Grassi venceu seguido de Daniel Abt, que fez uma época muito positiva, mostrando ser um concorrente sério ao título na próxima temporada da Fórmula E.

Na volta 16 Vergne, fruto da sua conservação de energia no princípio da corrida, acabaria por ultrapassar Sam Bird, assim ficando mais próximo do título. Volta 29 viu Lotterer facilitar a ultrapassagem a Vergne para este acabar na posição necessária para garantir o campeonato, com Sam Bird a rodar na nona posição. Vergne acabou em quinto e sagrou-se campeão pela primeira vez. Felix da Costa acabou a primeira corrida no 11º da geral.

Lucas Di Grassi e Daniel Abt garantiram o título de construtores para a Audi
Fonte: ABB Formula E

No domingo os céus abriram e chovia desenfreadamente. Mas a corrida decorreu em condições muito bons. Com Sol, Jean Eric-Vergne dominou a corrida de consagração do campeonato do dia anterior. Andre Lotterer acabou com uma penalização após ter falhado a partida.

Após 12 voltas Vergne já tinha 1.2s de avanço sobre o segundo classificado, Lucas Di Grassi. Na volta 19 o colega de Di Grassi, Daniel Abt passou para terceiro. Com este pódio, a Audi Sport ABT Schaeffler ganhou o campeonato de construtores, vencendo a Techeetah. António Félix da Costa teve uma penalização e acabou a corrida em 15º. 

No domingo os céus abriram e todos pensaram que pela primeira vez iriamos ver a primeira corrida com piso molhado na Fórmula E. Tal não aconteceu.
Fonte: ABB Formula E

A Fórmula E não segue o calendário como estamos habituados nos desportos motorizados. Nesta competição o calendário é como se trata-se de uma competição de futebol. Por isso, ainda este ano, a Formula E regressa. E lá estaremos para continuar a assistir a grandes batalhas entre grandes pilotos. De realçar que para a próxima temporada António Félix da Costa fará parte da equipa da BMW, que vem do DTM para esta competição.

Foto de Capa: ABB Formula E

David Pacheco

Redação Bola na Rede · ver artigos