O regresso dos finlandeses voadores

    cab desportos motorizados

    É preciso recuar até 2001 para encontrar um finlandês a vencer o Rali de Portugal. Tommi Mäkinen foi o vencedor daquela que viria a ser a despedida do WRC de Portugal e do norte do país até 2015. Latvala foi o grande vencedor deste ano tendo batido Ogier por 8.2s, uma margem muito pequena que mostra a competitividade da prova.

    Margem pequena que mostra que se não fosse o facto de Ogier ter aberto (os pilotos em rali2 por vezes saíam à sua frente) a estrada todos os dias muito provavelmente teria vencido a prova. Este é mesmo o tema de maior polémica tendo o francês dito logo após o rali que “muita gente ficou contente com este rali porque é aborrecido quando o melhor ganha sempre”, palavras fortes apontadas à FIA, pois com as novas regras o líder do campeonato é que abre a estrada, algo que faz perder alguns segundos por PEC.

    Apesar de não ser grande fã do francês, é preciso dar-lhe razão neste aspecto, pois assim o melhor é sempre prejudicado e tira um pouco de brilho à competição. O sistema adotado no ERC (Europeu de ralis) e que curiosamente começou no WRC é mais justo. Para quem não sabe, este sistema consiste numa qualificação na manhã antes do início do rali e em que do mais rápido para o mais lento vão escolhendo a sua posição de saída. Depois, ao segundo e terceiro dia de prova a ordem de partida dos 5 ou 10 (esta escolha cabe à organização da prova) primeiros é a inversa à da classificação.

    Além da qualidade desportiva o rali de Portugal proporciona imagens fantásticas Facebook Oficial ŠKODA Motorsport
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    Mas voltando ao rali de Portugal, a Volkswagen voltou a meter os seus três pilotos no pódio, pois Mikkelsen ficou em terceiro. A marca alemã mais uma vez mostrou que tem o melhor carro do mundial, pois em Portugal quer a Ford quer a Citroen apresentavam evoluções nos seus carros.

    No WRC2 o grande destaque foi para a estreia do Skoda Fabia R5. O carro checo não venceu, mas ficou com as duas posições mais baixas do pódio e mostrou a qualidade que já todos esperávamos. Nesta categoria o vencedor foi Nasser Al-Attyah num Ford Fiesta RRC. No WRC3 e JWRC o vencedor foi Quentin Gilbert num Citroen DS3 R3T MAX e na Drive Dmack Cup o vencedor Max Vatanen num Fiesta R2.

    Fora de competição mas com interesse o melhor português foi Miguel Campos num Fiesta R5, que ficou em 20º. A completar o pódio ficaram Miguel Jorge Barbosa (23º) e Elias Barros (48º), ambos com carro igual ao vencedor entre os portugueses.

    O público, que a organização diz ter correspondido a 2 milhões, era o maior medo da organização, mas esteve exemplar no seu comportamento, o que é sempre de salutar depois de tantos medos.

    Antevisão (http://www.bolanarede.pt/?p=25642)

    Dois primeiros dias (http://www.bolanarede.pt/?p=25718)

    Foto de Capa: Facebook Oficial Jari-Matti Latvala

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    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.