07/01: Lima – Pisco
A primeira etapa do Dakar desenrola-se entre Lima e Pisco, num total de 331Km, dos quais 84 são cronometrados. Nesta etapa, nas motas, as partidas serão feitas em ordem inversa, ou seja, os favoritos partem no final.
08/01: – Pisco – San Juan de Marcona
A segunda etapa do Dakar fará a ligação entre Pisco e San Juan de Marcona, num total de 554Km, dos quais 342 são cronometrados. Neste dia os carros farão a partida na frente das motas.
09/01: San Juan de Marcona – Arequipa
Na terceira etapa desenrola-se uma das etapas mais longas desta edição. São 799Km que ligam as cidades de San Juan de Marcona a Arequipa, dos quais 331 são em especial cronometrada. Esta etapa inclui dunas ainda não exploradas pelas edições anteriores do Dakar.
10/01: Arequipa – Moquegua (Motos e quads) / Tacnca (Carros e camiões)
A quarta etapa apresentará um desafio diferente para os participantes do Dakar. Esta etapa é a primeira da chamada “etapa maratona”, ou seja, no final deste dia os pilotos não terão assistência das suas equipas e terão de ser os próprios a tratar de toda a mecânica das suas viaturas para enfrentarem a etapa do dia seguinte.
Neste primeiro dia de etapa maratona, motas e quads farão a ligação de Arequipa a Moquegua, num percurso de 511Km com 352Km a serem cronometrados. Já carros e camiões irão de Arequipa para Tacna, percorrendo 664Km com 352Km cronometrados.
11/01: Moquegua/Tacna – Arequipa
Neste segundo dia de etapa maratona, os pilotos regressarão a Arequipa, num total de 776Km para motas e quads (345 cronometrados) e 714Km para carros e camiões (452Km cronometrados).
12/01: Arequipa
O sexto dia de Dakar é marcado pelo descanso. Neste dia não haverá competição alguma e é o dia dos pilotos recuperarem, enquanto que s mecânicos trabalham no duro para recuperar os veículos da etapa maratona dos dois dias anteriores.
13/01: Arequipa – San Juan de Marcona
Após o dia de descanso vem a maior etapa desta edição do Rally Dakar. 839Km para motas e quads, dos quais 317Km cronometrados, e 810Km para carros e camiões, com 291Km a serem cronometrados.
Esta etapa marca o início de uma competição com classificação paralela, denominada “Meia maratona”. Esta meia maratona é uma chance para os pilotos que abandonaram a prova na primeira metada da competição (etapas anteriores ao dia de descanso) possam retomar a corrida e terem uma classificação separada dos pilotos que completam as 10 etapas.
14/01: San Juan de Marcona – San Juan de Marcona
Etapa com partida e chegada na cidade de San Juan de Marcona, conta com 387Km para todos os veículos. Destes, 323Km são em especial cronometrada.
15/01: San Juan de Marcona – Pisco
A terceira etapa da segunda metade de competição conta com 576Km, dos quais 361Km são cronometrados.
16/01: Pisco – Pisco
A penúltima etapa desenrola-se em torno da cidade de Pisco, num total de 410Km, dos quais 313Km são cronometrados. Esta etapa, denominada “Mass start” terá uma partida curiosa, com grupos de 10 motas, 5 quads e 5 camiões a partirem em simultâneo.
17/01: Pisco – Lima
A jornada termina com 358Km de ligação (112Km cronometrados) entre Pisco e Lima, cidade onde se irão congratular os vencedores de mais uma edição do mais duro rali do Mundo.
Foto de Capa: Dakar