Rally Dakar 2019: Apresentação

    07/01: Lima – Pisco

    A primeira etapa do Dakar desenrola-se entre Lima e Pisco, num total de 331Km, dos quais 84 são cronometrados. Nesta etapa, nas motas, as partidas serão feitas em ordem inversa, ou seja, os favoritos partem no final.

    08/01: – Pisco – San Juan de Marcona

    A segunda etapa do Dakar fará a ligação entre Pisco e San Juan de Marcona, num total de 554Km, dos quais 342 são cronometrados. Neste dia os carros farão a partida na frente das motas.

    O Dakar está quase de regresso
    Fonte: Dakar

    09/01: San Juan de Marcona – Arequipa

    Na terceira etapa desenrola-se uma das etapas mais longas desta edição. São 799Km que ligam as cidades de San Juan de Marcona a Arequipa, dos quais 331 são em especial cronometrada. Esta etapa inclui dunas ainda não exploradas pelas edições anteriores do Dakar.

    10/01: Arequipa – Moquegua (Motos e quads) / Tacnca (Carros e camiões)

    A quarta etapa apresentará um desafio diferente para os participantes do Dakar. Esta etapa é a primeira da chamada “etapa maratona”, ou seja, no final deste dia os pilotos não terão assistência das suas equipas e terão de ser os próprios a tratar de toda a mecânica das suas viaturas para enfrentarem a etapa do dia seguinte.

    Neste primeiro dia de etapa maratona, motas e quads farão a ligação de Arequipa a Moquegua, num percurso de 511Km com 352Km a serem cronometrados. Já carros e camiões irão de Arequipa para Tacna, percorrendo 664Km com 352Km cronometrados.

    11/01: Moquegua/Tacna – Arequipa

    Neste segundo dia de etapa maratona, os pilotos regressarão a Arequipa, num total de 776Km para motas e quads (345 cronometrados) e 714Km para carros e camiões (452Km cronometrados).

    12/01: Arequipa

    O sexto dia de Dakar é marcado pelo descanso. Neste dia não haverá competição alguma e é o dia dos pilotos recuperarem, enquanto que s mecânicos trabalham no duro para recuperar os veículos da etapa maratona dos dois dias anteriores.

    13/01: Arequipa – San Juan de Marcona

    Após o dia de descanso vem a maior etapa desta edição do Rally Dakar. 839Km para motas e quads, dos quais 317Km cronometrados, e 810Km para carros e camiões, com 291Km a serem cronometrados.

    Esta etapa marca o início de uma competição com classificação paralela, denominada “Meia maratona”. Esta meia maratona é uma chance para os pilotos que abandonaram a prova na primeira metada da competição (etapas anteriores ao dia de descanso) possam retomar a corrida e terem uma classificação separada dos pilotos que completam as 10 etapas.

    14/01: San Juan de Marcona – San Juan de Marcona

    Etapa com partida e chegada na cidade de San Juan de Marcona, conta com 387Km para todos os veículos. Destes, 323Km são em especial cronometrada.

    15/01: San Juan de Marcona – Pisco

    A terceira etapa da segunda metade de competição conta com 576Km, dos quais 361Km são cronometrados.

    Em 2019, o Dakar apenas passará pelo Perú
    Fonte: Dakar

    16/01: Pisco – Pisco

    A penúltima etapa desenrola-se em torno da cidade de Pisco, num total de 410Km, dos quais 313Km são cronometrados. Esta etapa, denominada “Mass start” terá uma partida curiosa, com grupos de 10 motas, 5 quads e 5 camiões a partirem em simultâneo.

    17/01: Pisco – Lima

    A jornada termina com 358Km de ligação (112Km cronometrados) entre Pisco e Lima, cidade onde se irão congratular os vencedores de mais uma edição do mais duro rali do Mundo. 

    Foto de Capa: Dakar

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ralf Rangnick é o principal candidato a assumir o Bayern Munique

    Thomas Tuchel vai deixar o Bayern Munique no final...

    Lesão de Enzo Fernández não interfere na Copa América 2024

    Enzo Fernández deve estar fora dos relvados durante cerca...

    Xavi explica porque mudou de ideias e vai ficar no Barcelona

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presente numa conferência...

    Laporta: «Tenho prazer de anunciar que Xavi vai continuar a ser o treinador do Barcelona»

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presentes numa conferência...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.