MOTOS
É o fim do reinado austríaco. A KTM foi derrotada no seu habitat natural. Bem, não foi bem a KTM que foi derrotada, mas sim, uma excelente prova por parte da equipa “portuguesa” da Honda. Liderado por Rúben Faria e com o conselheiro Hélder Rodrigues, Ricky Brabec tornou-se o homem que quebrou o poderio da KTM e tornou-se no primeiro americano a vencer nas motos.
Brabec fez uma segunda semana impecável. Perdeu tempo, sim, e não… Simplesmente geriu o que tinha para gerir. Atrás dele fica Pablo Quintanilla, que leva a Husqvarna ao pódio. Terceira posição para a KTM de Toby Price. O vencedor do ano de 2019 do Rally Dakar, apesar de vitórias em etapas, não pareceu estar muito ligado à ‘corrente’ após o acidente de Paulo Gonçalves, onde foi o primeiro a prestar auxílio.
Dados interessantes são os da Honda. A última vitória do construtor japonês data de 1989, ou seja, há 31 anos, com Gilles Laley, quando este levou a NRX 750 à vitória.
Já os nossos portugueses levaram a bandeira a bom porto. O capitão da Guarda Nacional Republicana, António Maio, levou a Yamaha até ao 27.º lugar da geral. Já Mário Patrão, o “aguadeiro” da KTM, terminou a prova na 31.º posição da geral.
QUADS
Nos Quads, já ninguém retirava a vitória a Ignacio Casale, com Enrico e Sonik a completarem o pódio. Pouca história, numa categoria espetacular.
SSV
Nos SSV, a luta pela posição mais alta do pódio acabou por ficar entregue a uma dupla. Tal como nas motos, os Estados Unidos da América saíram vitoriosos na Arábia Saudita, com a dupla Casey Currie e Sean Berriman a levaram de vencidos Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk. Francisco ‘Chaleco’ Lopez levou para casa o terceiro lugar, após ceder posições com um atraso de cerca de 50 minutos.
Assim termina mais uma edição do Rally Dakar, a primeira na Arábia Saudita. É de salientar a boa mudança de ares. A nós parece-nos que voltamos a África. Dunas atrás de dunas. Chorámos e retirámos glórias, neste início de 2020. Em memória do Paulo, fica a primeira vitória da Honda no século XXI, ele que ostentou as cores do construtor japonês. Nos carros, grandes lutas e o nosso Paulo Fiúza, que tanta “crítica” levou do Senhor Dakar, conseguiu subir ao pódio. O primeiro português a fazê-lo na categoria dos autos. Bianchi Prata ficou à beira de tal e os guerreiros das motas portaram-se bem. Que venha o Dakar 2021.
Artigo de Opinião de David Pacheco e Helena Escaleira
Foto de Capa: Dakar Rally
Artigo revisto por Diogo Teixeira