Serão os Hipercarros a escolha mais acertada?

- Advertisement -

Eram o sonho. Ou, pelo menos ainda são. Ou talvez não. Ainda não percebi. Estou, claro, a falar dos Hipercarros. Para a temporada de 2021, o Campeonato Mundial de Resistência (FIA WEC) teria uma nova classe de topo. Com os preços a escalar, a classe LMP1 tornou-se insustentável. Hoje em dia sabemos quem vai ganhar, pois apenas há uma equipa: a Toyota.

Ora bem, a regulamentação Hipercarros foi conhecida e a Toyota declarou o seu interesse. Tal como a Aston Martin, com o seu Valkyrie, com motor 6.5l V12 da Cosworth, pois aqui os motores não têm de ser obrigatoriamente híbridos.

Mas, em janeiro, tudo mudou. É chamado LMDh, e, com isto, deitou-se abaixo o «sonho» dos Hipercarros.

Porquê? Porque, apesar do chassis não ser das marcas que escolherem participar, quem participar nestas regulamentações tem de ter um chassis LMP2 modificado para incluir pormenores estéticos típicos das marcas, mas somente os principais fabricantes de automóveis, associados a um dos quatro construtores de chassis – Oreca, Dallara, Ligier, Multimatic, podem homologar um carro LMDh.

Ou seja, carros mais baratos de fabricar. Excelente. Hipercarros, agora nem compensa… Apenas dois resistentes, a Toyota com o GR SuperSport e a Scuderia Cameron Glickenhaus ficaram lá.

Com os LMDh, a Porsche, a Peugeot e todas as marcas que participam no IMSA podem estar interessadas, por isso, o Campeonato do Mundo de Resistência está a ir para novos patamares. Até a Ferrari demonstrou interesse!

Pode ser este o Hipercarro apresentado pela Scuderia Cameron Glickenhaus
Fonte: Scuderia Cameron Glickenhaus

As regulamentações LMDh abrem todo um leque de possibilidades e com a pandemia coronavírus, o dinheiro e as finanças das marcas não são as mesmas. Quanto aos Hipercarros, a ideia foi boa, mas as regras LMDh serão, a meu ver, a solução para o salvamento do Campeonato do Mundo de Resistência. Vendo isto, lá se decidiu que os Hipercarros iriam ser igualados aos LMDh. Que desperdício…

Foto De Capa: FIA WEC

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid vai a votos: quando serão realizadas as eleições para a presidência merengue?

O Real Madrid vai a eleições. Florentino Pérez e Enrique Riquelme são os candidatos e o ato eleitoral está agendado para o dia 7 de junho.

Sporting: Rui Borges começa 2026/27 pressionado

Rui Borges vai manter-se no comando técnico do Sporting, mas não vive a situação mais confortável na passagem pelos leões.

Futuro de Fábio Vieira mais perto de ver futuro definido depois do empréstimo ao Hamburgo

O futuro de Fábio Vieira está mais próximo de ficar definido. O Hamburgo quer garantir o médio do Arsenal em definido.

Nuno Espírito Santo é o segundo treinador português contactado pelo Besiktas

De saída do West Ham, Nuno Espírito Santo foi abordado pelo Besiktas. Emblema turco também está em contacto com Bruno Lage.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis de la Fuente vê José Mourinho no Real Madrid: «A ideia é boa»

Luis de la Fuente foi questionado sobre a possibilidade de José Mourinho assumir o Real Madrid. Selecionador espanhol analisou.

Yeremay Hernández fala sobre o futuro: «Talvez nem saia»

Yeremay Hernández falou sobre o seu futuro, admitindo que poderia ficar mais uma temporada no Deportivo de La Coruña.

Manchester City chega a acordo com Enzo Maresca para um contrato de três anos

Enzo Maresca, antigo adjunto de Pep Guardiola, será o seu sucessor no comando técnico do Manchester City. Técnico vai assinar um contrato válido até 2029.