Serão os Hipercarros a escolha mais acertada?

- Advertisement -

Eram o sonho. Ou, pelo menos ainda são. Ou talvez não. Ainda não percebi. Estou, claro, a falar dos Hipercarros. Para a temporada de 2021, o Campeonato Mundial de Resistência (FIA WEC) teria uma nova classe de topo. Com os preços a escalar, a classe LMP1 tornou-se insustentável. Hoje em dia sabemos quem vai ganhar, pois apenas há uma equipa: a Toyota.

Ora bem, a regulamentação Hipercarros foi conhecida e a Toyota declarou o seu interesse. Tal como a Aston Martin, com o seu Valkyrie, com motor 6.5l V12 da Cosworth, pois aqui os motores não têm de ser obrigatoriamente híbridos.

Mas, em janeiro, tudo mudou. É chamado LMDh, e, com isto, deitou-se abaixo o «sonho» dos Hipercarros.

Porquê? Porque, apesar do chassis não ser das marcas que escolherem participar, quem participar nestas regulamentações tem de ter um chassis LMP2 modificado para incluir pormenores estéticos típicos das marcas, mas somente os principais fabricantes de automóveis, associados a um dos quatro construtores de chassis – Oreca, Dallara, Ligier, Multimatic, podem homologar um carro LMDh.

Ou seja, carros mais baratos de fabricar. Excelente. Hipercarros, agora nem compensa… Apenas dois resistentes, a Toyota com o GR SuperSport e a Scuderia Cameron Glickenhaus ficaram lá.

Com os LMDh, a Porsche, a Peugeot e todas as marcas que participam no IMSA podem estar interessadas, por isso, o Campeonato do Mundo de Resistência está a ir para novos patamares. Até a Ferrari demonstrou interesse!

Pode ser este o Hipercarro apresentado pela Scuderia Cameron Glickenhaus
Fonte: Scuderia Cameron Glickenhaus

As regulamentações LMDh abrem todo um leque de possibilidades e com a pandemia coronavírus, o dinheiro e as finanças das marcas não são as mesmas. Quanto aos Hipercarros, a ideia foi boa, mas as regras LMDh serão, a meu ver, a solução para o salvamento do Campeonato do Mundo de Resistência. Vendo isto, lá se decidiu que os Hipercarros iriam ser igualados aos LMDh. Que desperdício…

Foto De Capa: FIA WEC

Subscreve!

Artigos Populares

Luciano Spalletti aceita comparação entre Francisco Conceição e Mohamed Salah: «É correta»

Luciano Spalletti deixou muitos elogios para Francisco Conceição, após o jogo da Juventus. O técnico comparou o avançado português a Mohamed Salah.

Diretor desportivo do AC Milan aborda futuro de Rafael Leão: «É muito importante para nós»

Igli Tare, diretor desportivo do AC Milan, diz que Rafael Leão «é muito importante» para o clube italiano. Dirigente aborda futuro do jogador.

Eis os 5 destaques do FC Porto B x Chaves da Segunda Liga

O FC Porto B recebeu e venceu o Chaves por três bolas a zero durante esta segunda-feira, num encontro da Segunda Liga.

FC Porto B derrota Chaves em jogo da 28ª jornada da Segunda Liga

O FC Porto B recebeu e venceu o Chaves por três bolas a zero durante esta segunda-feira, num encontro da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense não aproveita maus resultados de Académico de Viseu e União de Leiria

O Torreense e o Leixões empataram no final de tarde desta segunda-feira a uma bola, num encontro da Segunda Liga.

Portugal perde a final do torneio de Montaigu de Sub-16 frente ao Brasil

O Brasil venceu Portugal, por 1-0, em Sub-16. Os jovens lusos perderam a final do torneio de Montaigu, tendo sofrido apenas um golo na competição.

Juventus bate Genoa de Vitinha com assistência de Francisco Conceição

A Juventus derrotou o Genoa por 2-0, na jornada 31 da Serie A. Francisco Conceição fez a assistência para o segundo golo.