Serão os Hipercarros a escolha mais acertada?

- Advertisement -

Eram o sonho. Ou, pelo menos ainda são. Ou talvez não. Ainda não percebi. Estou, claro, a falar dos Hipercarros. Para a temporada de 2021, o Campeonato Mundial de Resistência (FIA WEC) teria uma nova classe de topo. Com os preços a escalar, a classe LMP1 tornou-se insustentável. Hoje em dia sabemos quem vai ganhar, pois apenas há uma equipa: a Toyota.

Ora bem, a regulamentação Hipercarros foi conhecida e a Toyota declarou o seu interesse. Tal como a Aston Martin, com o seu Valkyrie, com motor 6.5l V12 da Cosworth, pois aqui os motores não têm de ser obrigatoriamente híbridos.

Mas, em janeiro, tudo mudou. É chamado LMDh, e, com isto, deitou-se abaixo o «sonho» dos Hipercarros.

Porquê? Porque, apesar do chassis não ser das marcas que escolherem participar, quem participar nestas regulamentações tem de ter um chassis LMP2 modificado para incluir pormenores estéticos típicos das marcas, mas somente os principais fabricantes de automóveis, associados a um dos quatro construtores de chassis – Oreca, Dallara, Ligier, Multimatic, podem homologar um carro LMDh.

Ou seja, carros mais baratos de fabricar. Excelente. Hipercarros, agora nem compensa… Apenas dois resistentes, a Toyota com o GR SuperSport e a Scuderia Cameron Glickenhaus ficaram lá.

Com os LMDh, a Porsche, a Peugeot e todas as marcas que participam no IMSA podem estar interessadas, por isso, o Campeonato do Mundo de Resistência está a ir para novos patamares. Até a Ferrari demonstrou interesse!

Pode ser este o Hipercarro apresentado pela Scuderia Cameron Glickenhaus
Fonte: Scuderia Cameron Glickenhaus

As regulamentações LMDh abrem todo um leque de possibilidades e com a pandemia coronavírus, o dinheiro e as finanças das marcas não são as mesmas. Quanto aos Hipercarros, a ideia foi boa, mas as regras LMDh serão, a meu ver, a solução para o salvamento do Campeonato do Mundo de Resistência. Vendo isto, lá se decidiu que os Hipercarros iriam ser igualados aos LMDh. Que desperdício…

Foto De Capa: FIA WEC

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana revela que Jakub Kiwior está no radar da Juventus

O Tuttosport avança que a Juventus está interessada em Jakub Kiwior, vendo-o como uma alternativa para a possível saída de Lloyd Kelly no verão.

Adjunto de Abel Ferreira no Palmeiras critica relvado do Vasco da Gama: «Por baixo do campo parece que plantaram batatas»

João Martins, adjunto de Abel Ferreira no Palmeiras, deixou fortes críticas ao relvado do estádio do Vasco da Gama após a derrota por 2-1 no Brasileirão.

Zeki Amdouni assinala regresso aos relvados 231 depois da sua lesão

Zeki Amdouni regressa aos treinos. O ex-avançado do Benfica está de volta aos relvados após uma grave lesão nos ligamentos sofrida no início da época.

Tottenham em rutura total: jogadores perdem a confiança em Igor Tudor

Após humilhação de Antonín Kinsky em Madrid e risco real de despromoção, balneário volta as costas a Igor Tudor e direção avalia demissão imediata.

PUB

Mais Artigos Populares

Só 1 das 9 equipas inglesas ganharam esta semana nas competições europeias

Só houve uma vitória para as equipas inglesas nesta semana de competições europeias. O único triunfo foi do Aston Villa frente ao Lille por 1-0.

John Obi Mikel: «O Arsenal está a tentar fazer batota para ganhar a Premier League»

John Obi Mikel considera que a equipa de Mikel Arteta tem jogado de forma ilegal. O ex-médio do Chelsea afirmou que o Arsenal depende exclusivamente de cantos.

FC Porto foi apenas a 3ª equipa a vencer em casa do Estugarda nesta temporada

O FC Porto venceu o Estugarda na Alemanha. Dragões foram apenas a terceira equipa a derrotar o clube no seu estádio.