Serão os Hipercarros a escolha mais acertada?

- Advertisement -

Eram o sonho. Ou, pelo menos ainda são. Ou talvez não. Ainda não percebi. Estou, claro, a falar dos Hipercarros. Para a temporada de 2021, o Campeonato Mundial de Resistência (FIA WEC) teria uma nova classe de topo. Com os preços a escalar, a classe LMP1 tornou-se insustentável. Hoje em dia sabemos quem vai ganhar, pois apenas há uma equipa: a Toyota.

Ora bem, a regulamentação Hipercarros foi conhecida e a Toyota declarou o seu interesse. Tal como a Aston Martin, com o seu Valkyrie, com motor 6.5l V12 da Cosworth, pois aqui os motores não têm de ser obrigatoriamente híbridos.

Mas, em janeiro, tudo mudou. É chamado LMDh, e, com isto, deitou-se abaixo o «sonho» dos Hipercarros.

Porquê? Porque, apesar do chassis não ser das marcas que escolherem participar, quem participar nestas regulamentações tem de ter um chassis LMP2 modificado para incluir pormenores estéticos típicos das marcas, mas somente os principais fabricantes de automóveis, associados a um dos quatro construtores de chassis – Oreca, Dallara, Ligier, Multimatic, podem homologar um carro LMDh.

Ou seja, carros mais baratos de fabricar. Excelente. Hipercarros, agora nem compensa… Apenas dois resistentes, a Toyota com o GR SuperSport e a Scuderia Cameron Glickenhaus ficaram lá.

Com os LMDh, a Porsche, a Peugeot e todas as marcas que participam no IMSA podem estar interessadas, por isso, o Campeonato do Mundo de Resistência está a ir para novos patamares. Até a Ferrari demonstrou interesse!

Pode ser este o Hipercarro apresentado pela Scuderia Cameron Glickenhaus
Fonte: Scuderia Cameron Glickenhaus

As regulamentações LMDh abrem todo um leque de possibilidades e com a pandemia coronavírus, o dinheiro e as finanças das marcas não são as mesmas. Quanto aos Hipercarros, a ideia foi boa, mas as regras LMDh serão, a meu ver, a solução para o salvamento do Campeonato do Mundo de Resistência. Vendo isto, lá se decidiu que os Hipercarros iriam ser igualados aos LMDh. Que desperdício…

Foto De Capa: FIA WEC

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

Lille vence no terreno do Toulouse com Tiago Santos no onze inicial

A vitória do Lille por 1-0 sobre o Toulouse deu início à terceira jornada da Ligue 1. Equipa de Tiago Santos assumiu a liderança da tabela provisoriamente.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.

Al Diriyah de Bruno Lage e Al Khaleej de José Gomes derrotados: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Esta quinta-feira, o Al Qadsiah venceu por 2-0 em casa do Al Diriyah de Bruno Lage e o Neom bateu o Al Khaleej de José Gomes por 3-0.