«Terramoto»: Arcos TT presta homenagem a Paulo Gonçalves

    A 22.ª edição do Arcos TT destacou-se pela solene homenagem a Paulo Gonçalves e pelo recorde do número de participantes. O evento tem lugar em Arcos de Valdevez e, este ano, foi especial em diversos aspetos. É o “maior Evento da Europa com Motos de Todo Terreno de duas e quatro rodas” e o seu objetivo principal é a confraternização, o aproveitar das belas paisagens da vila e, claro, usufruir de tudo o que as motas de todo o terreno têm para dar. Este ano apresentou o maior número de inscritos desde a sua criação contando com 1525 incrições.

    O início do passeio é marcado pela reunião de todo os participantes
    Fonte: Moto Clube Arcos de Valdevez

    O Arcos TT 2020 teve um sentimento diferente dos anos anteriores, tornando-se mais especial e mais emotivo para quem passou por esta vila. Teve início com uma homenagem a Paulo Gonçalves, quer como forma de agradecimento pelo seu contributo a nível profissional, quer pela sua proximidade ao evento.

    Sempre que a sua agenda permitia, Paulo Gonçalves, marcava presença no Arcos TT e, em 2016, após o seu excelente resultado no Rally Dakar (segundo lugar), foi-lhe prestada uma “homenagem na qual mais de 1300 pessoas aplaudiram em pé o seu lugar no pódio enquanto era reproduzido um vídeo em tela grande, o que fez com que o piloto se emocionasse”. Desta forma, a organização do evento (nas mãos do MCAVV- Moto Clube de Arcos de Valdevez em parceria com o Município de Arcos de Valdevez) decidiu que faria todo o sentido prestar homenagem numa espécie de “adeus”.

    Foi cumprido um minuto de silêncio antes da partida das motas, seguido de uma imagem de 5×4 metros que desceu lentamente do pórtico de entrada do parque fechado. Foi também entregue “uma lembrança ao filho de Paulo Gonçalves, acompanhado pelo seu tio, Joaquim Rodrigues, pelo seu avô e pelo chefe de equipa da Hero” que marcaram presença durante o evento, segundo o relato do Moto Clube de Arcos de Valdevez. Paulo Gonçalves era considerado “um verdadeiro embaixador do Arcos TT e um amigo”.

    A equipa da Hero marcou presença no evento
    Fonte: Moto Clube Arcos de Valdevez

    Apesar dos 22 anos desde a sua criação, esta prova tomou proporções maiores a partir de 2014, tendo crescido de forma contínua e, neste momento, reúne motards de diversas zonas do país e até de diferentes países como Espanha (cerca de 400 participantes), França (cerca de 600 participantes), Luxemburgo, Suíça, Holanda e Andorra. Os participantes destes países decidiram abraçar o Arcos TT apesar da distância e das despesas que tiveram que suportar. O amor pelas motas é mais forte do que qualquer uma destas barreiras.

    O passeio turístico tem lugar nas serras da vila de Arcos de Valdevez e o percurso tem cerca de 90km e conta com refeições programadas que promovem um grande convívio entre participantes.

    Com os acontecimentos mais recentes, devido à elevada propagação do Coronavírus, esse mesmo convívio poderia não ser possível. No entanto, o Moto Clube de Arcos de Valdevez teve em atenção o alarmismo da população e a gravidade do problema e tomou as devidas precauções e providências informando a Direção Regional de Saúde acerca da realização do evento e todo o processo foi acompanhado ativamente por uma profissional de saúde. Para além disso, estava assegurada uma sala de contenção em caso de suspeita e estavam disponíveis desinfetantes bem como informações sobre a própria situação, o que demonstrou um excelente controlo e desempenho pela organização na sua totalidade, na tentativa de tranquilizar a população preocupada com a concretização da “prova”.

    É certo que grande parte dos participantes da 22.ª edição aguarda ansiosamente por uma 23.ª e isso é visível pelas partilhas das suas experiências, em que afirmam que a adrenalina e a emoção estão presentes do início ao fim do dia e que fazer parte do Arcos TT é um “orgulho”. Resta aguardar pela próxima edição e esperar que tenha tanto sucesso quanto a última.

    Foto de Capa: Moto Clube Arcos de Valdevez

    Artigo revisto por Diogo Teixeira

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Helena Escaleira
    Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester City pode protagonizar troca de médios com o Nottingham Forest de Nuno Espírito de Santo ou com o Bayer Leverkusen

    O Manchester City vai avançar por um novo médio no verão. James McAtee pode, em sentido contrário, deixar os cityzens.

    Aleksandr Golovin e recusa de cumprimento por Anatoliy Trubin: «Somos atletas e não inimigos»

    Aleksandr Golovin abordou a recusa de Anatoliy Trubin de o cumprimentar. Em causa conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

    Francesco Farioli está na lista do FC Porto em caso de saída de Martín Anselmi

    Francesco Farioli é um dos treinadores que o FC Porto acompanha. O técnico italiano está em destaque no Ajax.

    Fora do Ringue #24 – WWE Wrestlemania 2025

    Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo da WWE Wrestlemania e do que podemos esperar para o futuro. O que achaste do PPV?

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao Benfica. Em causa críticas à arbitragem.

    André Silva e o FC Porto: «Uma das melhores e mais felizes fases da minha carreira»

    André Silva está emprestado pelo Leipzig ao Werder Bremen até ao final da temporada. Português recordou o FC Porto.

    Bayern Munique e Borussia Dortmund perguntam por avançado avaliado em 25 milhões de euros

    O Bayern Munique, Borussia Dortmund e o Estugarda estão interessados numa possível contratação de Tolu Arokodare ao Genk.

    Benfica pode receber mais 5 milhões de euros do Liverpool até ao final da temporada por Darwin Núñez

    O Benfica ainda espera receber mais cinco milhões de euros por Darwin Núñez. Para tal, avançado tem de somar mais uma titularidade.

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.