Em 2016, Tiago Monteiro venceu em Vila Real. Hoje, em 2019, foi mais uma vez vencedor na terceira corrida do WTCR. Qual a diferença? A diferença é a força de vontade de Tiago Monteiro.

Em 2016 foi assim… Fonte: Facebook – Honda Racing WTCR

Não tirando nenhum mérito à vitória de 2016, mas esta foi e será especial. Monteiro regressou em 2019 à competição na Taça do Mundo de Carros de Turismo. Em 2018 fez a corrida de Suzuka, tendo até sido nomeado para o prémio “FIA Action of the Year Moment”.

Mas, 2019 não tem sido fácil para Tiago Monteiro e para os Honda Civic TCR da KCMG. Juntamente com Attila Tassi, os Hondas desta equipa têm tido dificuldades em estar na frente, especialmente quando comparados com os Honda da Munnich Motorsport de Esteban Guerrieri e Nestor Girolami.

Mas, chegou a Vila Real e tudo pareceu mudar. A primeira parte do fim-de-semana foi melhor que noutros fins-de-semana, mas, o melhor estava reservado para a qualificação para as corridas 2 e 3, que se realizavam no domingo. Monteiro e Tassi foram até ao Q3, ficando em segundo e primeiro, respetivamente. Ou seja, na segunda corrida partiam de 9º (Monteiro) e 10º (Tassi) e na corrida principal partiam da primeira fila.

Os Hondas da KCMG têm tido algumas dificuldades neste início de campeonato Fonte: Facebook – Honda Racing WTCR

A segunda corrida não correu tão bem, os dois pilotos perderam uma posição cada um, acabando em 10º Monteiro e 11º Tassi. Mas, a terceira corrida foi impressionante.

Da pole position saiu Tassi, que acabou por ter problemas no Honda Civic e acabou por retirar-se. Isso deixou Monteiro na liderança. E de lá não saiu. Abriu uma vantagem para Yvan Muller, que lutava com Yann Ehrlacher e Mikel Azcona pelos lugares do pódio.

No fim, Vila Real foi ao rubro com a vitória de Tiago Monteiro. O pódio foi ao rubro. A “Portuguesa” cantou-se mais uma vez num pódio da FIA. E desta vez, foi especial.

Aos meses de recuperação, às viagens aos Estados Unidos da América para recuperar. Estar longe da família. Querer continuar nas corridas. Parabéns, Tiago Monteiro.

As corridas são feitas com muitos sacrifícios… Fonte: Twitter – Honda Racing WTCR

Para mim, mostra que os Portugueses lutam. Vamos até ao fim do mundo por aquilo que amámos. Ao automobilismo português… Ao motociclismo português. Obrigado, Monteiro. Obrigado por me teres dado esta alegria, obrigado por me teres feito relatar os teus feitos. É por isto que quero estar aqui, para poder trazer para Portugal o que os Portugueses fazem de melhor.

A espera no pódio da terceira corrida em Vila Real do WTCR Fonte: Twitter – Honda Racing WTCR

Foto de Capa: FIA WTCR/Oscaro

Comentários