Um penta, um recorde e um prodígio: Os 5 melhores momentos do Rally Dakar 2023

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A única prova motorizada a começar em 2022 e a terminar em 2023, a 45ª edição do Rally Dakar decorreu entre os dias 31 de dezembro e 15 de janeiro. Constituída por 1 prólogo e 14 etapas especiais, por uma extensão total superior a 5 mil quilómetros, que fez desta edição a mais longa desde 2014. Foi também a 4ª vez que a corrida se realizou integralmente no território da Arábia Saudita, sendo que o Dakar 2023 ligou Sea Camp a Dammam.

 Foram 15 dias recheados de emoção, surpresas e drama que levaram a momentos inéditos e a lutas pela vitória em certas categorias que chegaram mesmo ao último dia da prova, algo que habitualmente não acontece. Desde lutas incríveis entre Alexandre Giroud e Manuel Andajur nos quadriciclos e a vitória dominante de Nasser Al-Attiyah, nos carros que alcançou o quinto Dakar da carreira.  

Até vitórias portuguesas existiram nas especiais com destaque para João Rodrigues (com Filipe Palmeiro a copiloto) e para Ricardo Porem que venceram nos protótipos T3. Seguem-se cinco destes momentos históricos para o automobilismo.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ainda te lembras de Kanya Fujimoto? Ex-Gil Vicente tem sido pouco utilizado em 2025/26

Kanya Fujimoto trocou o Gil Vicente pelo Birmingham City no mercado de verão, mas tem sido pouco utilizado em Inglaterra.

Fulham de Marco Silva segue em frente na Taça de Inglaterra

O Fulham foi ao terreno do Stoke City vencer por duas bolas a uma, num encontro dos 16avos de final da Taça de Inglaterra.

Mehdi Benatia abandona cargo de diretor desportivo do Marselha: «Não posso ignorar o clima atual»

Mehdi Benatia demitiu-se do cargo de diretor desportivo do Marselha, pouco tempo depois da saída do técnico Roberto De Zerbi.

Benfica respira de alívio: jogador não corre o risco de paragem

Tomás Araújo apresentou algumas queixas durante a partida entre o Benfica e o Santa Clara, mas encontra-se operacional.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas no aniversário da morte de Pinto da Costa: «A obra permanecerá para sempre, bem como a nossa gratidão»

O FC Porto publicou uma mensagem de André Villas-Boas no aniversário da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Antigo avançado do Benfica deixa elogios a Hugo Oliveira: «Não era à toa que Marco Silva sempre o ouvia»

Carlos Vinícius, avançado que passou pelo futebol português, deixou elogios a Hugo Oliveira, atual treinador do Famalicão.

Sporting: Dois anos depois da estreia, jovem avançado pode voltar a representar a equipa principal

Rafael Nel jogou apenas 6 minutos naquela que foi a sua estreia e único jogo pela equipa principal do Sporting, no dia 15 de fevereiro de 2024.