Um penta, um recorde e um prodígio: Os 5 melhores momentos do Rally Dakar 2023

4. ERIK GOCZAL: O FUTURO É AGORA

- Advertisement -

Com apenas 18 anos, a simples participação de Erik Goczal no Rally Dakar era, por si só histórica, uma vez que o polaco se tornou o piloto mais jovem de sempre a participar na competição. Entrou em prova ao serviço da Energylandia Rally Team nos SSV T4, sendo colega de equipa do tio e do pai. Logo no prólogo foi capaz de se superiorizar em relação aos dois familiares, e no segundo dia de corrida tornou-se mesmo no piloto mais jovem de sempre a ganhar uma etapa no Dakar.

Erik nunca saiu dos cinco primeiros da geral e durante mais do que uma etapa, foi mesmo segundo, apenas atrás do brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira. Contudo, num dia em que o seu pai, Marek Goczal venceu a etapa, Eric perdeu bastante tempo e Rokas Baciuska estava a meio de uma remontada incrível depois de uma má primeira etapa, causada por problemas mecânicos.

A partir da sétima etapa. Baciuska assumiu o primeiro lugar da geral, com Luppi de Oliveira de fora da batalha. O lituano era favorito ao título nos T4 e estava bem encaminhado para o conseguir, conseguindo até distanciar Marek Goczal. Mas para Erik Goczal, a margem não abria. Pelo contrário, o jovem polaco, arrecadou ainda mais duas vitórias de etapa e chegou ao último dia do Dakar a apenas 3 minutos e 24 segundos do rival da Red Bull Can-am Factory.

E depois de quatro minutos ganhos no penúltimo dia, Erik Goczal venceu o Rally Dakar em SSV T4, depois de um dia marcado por calamidade para Rokas Baciuska que perdeu 20 minutos devido a problemas mecânicos.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fernando Muslera foi passear e Hélio Varela aproveitou para marcar e empatar o Uruguai x Cabo Verde do Mundial 2026

Hélio Varela empatou o duelo e aproveitou fífia uruguaia. Uruguai e Cabo Verde defrontam-se no Mundial 2026.

Maxi Araújo volta a aparecer na área e assiste Agustín Cannobio para a reviravolta do Uruguai contra Cabo Verde no Mundial 2026

Está consumada a reviravolta: Agustín Cannobio fez o 2-1 com assistência de Maxi Araújo. Uruguai e Cabo Verde defrontam-se no Mundial 2026.

Maxi Araújo volta a marcar no Mundial 2026 e empata o Uruguai x Cabo Verde

Maxi Araújo empatou o duelo do Grupo H de cabeça, numa recarga. Uruguai e Cabo Verde defrontam-se no Mundial 2026.

Eis os 5 destaques do jogo 3 da final do campeonato nacional de futsal entre Benfica e Sporting

O Benfica recebeu o Sporting no pavilhão Nº1 da Luz para o jogo 3 da final do campeonato nacional de futsal. Eis os destaques do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Golaço de livre direto: Kevin Pina marca o 1º golo de Cabo Verde na história dos Mundiais e faz 1-0 contra o Uruguai

O primeiro golo da história dos Mundiais de Cabo Verde é de Kevin Pina. Uruguai e Cabo Verde defrontam-se no Mundial 2026.

Marcel Matz quebra o silêncio e esclarece publicação enigmática

Marcel Matz respondeu a um adepto do Benfica após uma mensagem enigmática. O treinador irá sair do clube da Luz.

Estátua de Lionel Messi com 26 metros é inaugurada na Argentina

A estátua de Lionel Messi na Argentina foi inaugurada. A escultura tem 26 metros e pesa mais de 70 toneladas de aço e betão.