📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um penta, um recorde e um prodígio: Os 5 melhores momentos do Rally Dakar 2023

4. ERIK GOCZAL: O FUTURO É AGORA

- Advertisement -

Com apenas 18 anos, a simples participação de Erik Goczal no Rally Dakar era, por si só histórica, uma vez que o polaco se tornou o piloto mais jovem de sempre a participar na competição. Entrou em prova ao serviço da Energylandia Rally Team nos SSV T4, sendo colega de equipa do tio e do pai. Logo no prólogo foi capaz de se superiorizar em relação aos dois familiares, e no segundo dia de corrida tornou-se mesmo no piloto mais jovem de sempre a ganhar uma etapa no Dakar.

Erik nunca saiu dos cinco primeiros da geral e durante mais do que uma etapa, foi mesmo segundo, apenas atrás do brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira. Contudo, num dia em que o seu pai, Marek Goczal venceu a etapa, Eric perdeu bastante tempo e Rokas Baciuska estava a meio de uma remontada incrível depois de uma má primeira etapa, causada por problemas mecânicos.

A partir da sétima etapa. Baciuska assumiu o primeiro lugar da geral, com Luppi de Oliveira de fora da batalha. O lituano era favorito ao título nos T4 e estava bem encaminhado para o conseguir, conseguindo até distanciar Marek Goczal. Mas para Erik Goczal, a margem não abria. Pelo contrário, o jovem polaco, arrecadou ainda mais duas vitórias de etapa e chegou ao último dia do Dakar a apenas 3 minutos e 24 segundos do rival da Red Bull Can-am Factory.

E depois de quatro minutos ganhos no penúltimo dia, Erik Goczal venceu o Rally Dakar em SSV T4, depois de um dia marcado por calamidade para Rokas Baciuska que perdeu 20 minutos devido a problemas mecânicos.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Toni Kroos elege melhor treinador da sua carreira e não é Pep Guardiola

Toni Kroos elegeu Carlo Ancelotti como o melhor treinador da sua carreira. O internacional alemão foi orientado pelo técnico italiano no Real Madrid.

Presidente da Federação do Curaçau e o apuramento histórico: «Já ganhámos o Mundial»

O Curaçau vai pela primeira vez ao Mundial. Gilberto Martina é o presidente da Federação e já reagiu ao apuramento.

Olheiro BnR | Álvaro Zamora

Os beirões já contam atualmente com cinco vitorias consecutivas, uma delas frente ao Gil Vicente e Zamora tem sido figura.

Luis Suárez analisa vitória da Colômbia e faz balanço: «Representar o país é um prémio pelo trabalho feito no Sporting»

Luis Suárez falou sobre a vitória da Colômbia sobre a Austrália. Avançado do Sporting fez ainda balanço dos últimos meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Recordar é Viver | Jorge de Brito

Jorge de Brito, sócio desde os sete anos, meteu sempre à disposição do Sport Lisboa e Benfica o seu imenso património.

Diretor executivo da Federação da Costa do Marfim: «Diomande não aproveitou as chances e tem de viver com isso»

Martial Gohourou, diretor executivo da Federação da Costa do Marfim, lançou dúvidas sobre Ousmane Diomande. Palavras após o primeiro jogo particular.

Carlos Vicens confirma interessados em jogador do Braga: «Também havia no Brasil»

Carlos Vicens deu uma entrevista. Treinador do Braga confirmou ter havido clubes interessados em Gabri Martínez.