Um penta, um recorde e um prodígio: Os 5 melhores momentos do Rally Dakar 2023

4. ERIK GOCZAL: O FUTURO É AGORA

- Advertisement -

Com apenas 18 anos, a simples participação de Erik Goczal no Rally Dakar era, por si só histórica, uma vez que o polaco se tornou o piloto mais jovem de sempre a participar na competição. Entrou em prova ao serviço da Energylandia Rally Team nos SSV T4, sendo colega de equipa do tio e do pai. Logo no prólogo foi capaz de se superiorizar em relação aos dois familiares, e no segundo dia de corrida tornou-se mesmo no piloto mais jovem de sempre a ganhar uma etapa no Dakar.

Erik nunca saiu dos cinco primeiros da geral e durante mais do que uma etapa, foi mesmo segundo, apenas atrás do brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira. Contudo, num dia em que o seu pai, Marek Goczal venceu a etapa, Eric perdeu bastante tempo e Rokas Baciuska estava a meio de uma remontada incrível depois de uma má primeira etapa, causada por problemas mecânicos.

A partir da sétima etapa. Baciuska assumiu o primeiro lugar da geral, com Luppi de Oliveira de fora da batalha. O lituano era favorito ao título nos T4 e estava bem encaminhado para o conseguir, conseguindo até distanciar Marek Goczal. Mas para Erik Goczal, a margem não abria. Pelo contrário, o jovem polaco, arrecadou ainda mais duas vitórias de etapa e chegou ao último dia do Dakar a apenas 3 minutos e 24 segundos do rival da Red Bull Can-am Factory.

E depois de quatro minutos ganhos no penúltimo dia, Erik Goczal venceu o Rally Dakar em SSV T4, depois de um dia marcado por calamidade para Rokas Baciuska que perdeu 20 minutos devido a problemas mecânicos.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andreas Schjelderup reage ao 1º golo pela Seleção A da Noruega: «Foi incrível»

Andreas Schjelderup admitiu que estava à espera há algum tempo para marcar o primeiro golo pelo seu país e descreveu a sensação como ótima.

Sem baixas: Portugal faz o último treino antes de enfrentar o México

Roberto Martínez conta com os 26 jogadores disponíveis. Seleção Nacional treina pela última vez antes de enfrentar o México.

Presidente do Flamengo rendido a Leonardo Jardim: «É uma pessoa doce»

O presidente do Flamengo deixou largos elogios a Leonardo Jardim, dizendo que se adaptou bem e que o plantel está satisfeito com ele.

Diogo Dalot frustrado com a época: «Doeu ver os nossos rivais na Champions League e em finais»

Diogo Dalot falou sobre a temporada do Manchester United. Internacional português confessou que foi difícil não jogar na Europa.

PUB

Mais Artigos Populares

Raphinha lesiona-se e vai falhar quartos de final da Champions League

Raphinha sai lesionado do jogo da seleção brasileira frente a França. Segundo a imprensa espanhola, o extremo do Barcelona vai parar por um mês e falha os quartos de final da Champions.

Renovação de Rui Borges com o Sporting foi adiada mas não está em risco

Segundo a imprensa nacional, a reunião de renovação do contrato de Rui Borges foi cancelada e reagendada para a próxima semana.

Benfica teve jogo de treino no Seixal: eis quando o plantel das águias volta aos trabalhos

O Benfica teve um jogo de treino que reuniu jogadores da equipa principal, jovens da equipa B e dos Sub-23.