Valência E-Prix 2: Dennis, “o Pimentinha”, tempera corrida insossa

A CRÓNICA: À SEGUNDA FOI DE VEZ PARA OS “TOMBA-GIGANTES”

Após o “fiasco” de sábado, a qualificação para o segundo E-Prix de Valência ditou que os dois Mercedes, e outros candidatos ao título como Sam Bird (Jaguar), ficassem colocados na segunda metade da grelha, com o Top 6 composto pelos últimos seis classificados do campeonato. A corrida antevia, por isso, oportunidades para as equipas pequenas somarem bons pontos para o campeonato.

A partida decorreu sem incidentes de maior, com Jake Dennis (BMW) a sair da “pole position” e a manter a liderança. Uma penalização de passagem nas boxes atribuída a Alexander Sims (Mahindra) por uma infracção técnica pré-corrida atirou o britânico para o último lugar, enquanto Edoardo Mortara (Venturi) perdia lugares após uma excursão à gravilha do circuito Ricardo Tormo.

Ao fim da primeira volta, Dennis, Alex Lynn (Mahindra) e Oliver Turvey (NIO 333) compunham o Top 3. Ao contrário das difíceis condições sentidas no sábado, os pilotos encontraram uma pista seca no domingo, o que resultou num número de incidências bastante menor durante as primeiras voltas da corrida.

À viragem dos dez minutos, o pelotão mantinha-se compacto, com todos os pilotos (excepto Sims) a menos de dez segundos do líder Dennis. A luta pelo décimo lugar, onde o português António Félix da Costa (DS Techeetah) se encontrava, ia animando, com Mortara a fazer uma dupla ultrapassagem antes da chicane da curva nove (que ontem tantos problemas deu) para subir a esse mesmo posto.

Os primeiros “Attack Modes” surgiram aos quinze minutos de corrida, com todos os pilotos no Top 10 a optarem por activar os seus no espaço de três voltas. No entanto, à parte de algumas trocas de posição, a corrida continuava relativamente calma nesta altura, com os dois DS Techeetah de Jean-Éric Vergne e Félix da Costa a mostrarem um andamento particularmente competitivo.

Com pouco mais de 15 minutos por negociar, os pilotos da frente iam trocando posições – Lynn caía de segundo para sétimo após um toque de Norman Nato (Venturi), Dennis ia seguindo relativamente confortável na liderança e René Rast (Audi), que havia começado em 14.º, encontrava-se agora no último lugar do pódio. Nato iria, mais tarde, ser penalizado com cinco segundos a adicionar ao seu tempo final pelo contacto com Lynn. Sébastien Buemi (Nissan) e Stoffel Vandoorne, ambos a fazer corridas sólidas, envolveram-se entretanto num incidente que ditou o abandono do belga da Mercedes, mas que não trouxe para pista o Safety Car.

Problemas nesta altura, também, para Félix da Costa, que após a frustração de sábado se via mais uma vez penalizado com uma passagem pelas boxes, desta feita por uso incorrecto de um dos seus “Attack Modes”. No reverso da medalha, Dennis ia construindo uma liderança saudável na frente da corrida e poupando energia para os momentos finais, sempre decisivos na Fórmula E.

André Lotterer (Porsche), até aqui muito azarado e inconsistente ao longo da época, e em último lugar do campeonato, chegava ao terceiro lugar já perto do fim, apenas com o penalizado Nato e Dennis pela frente – um muito melhor desempenho que os conseguidos em Diriyah e Roma. Mais uma vez o líder se viu obrigado a fazer de “adjudicador” de corrida, começando a última volta apenas cinco segundos após o relógio bater “zero” para se certificar que tinha energia suficiente para cruzar a meta.

Uma demonstração de força de Jake Dennis e da BMW que venceram, então, o segundo E-Prix de Valência para se colocarem nuns respeitáveis oitavo e sétimo lugares do campeonato, respectivamente. Esta foi inclusivamente a primeira “pole” e vitória na Fórmula E para o britânico. Pódio de estreia também para Lynn, que conseguiu ainda somar a volta mais rápida da corrida.

Contas feitas, a dupla da Mercedes composta por Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne continua na frente do campeonato, com Sam Bird na perseguição. Nos construtores, também tudo na mesma dado que, surpreendentemente, nenhuma das três equipas da frente somou pontos. A sétima ronda do campeonato está marcada para dia 8 de Maio e irá disputar-se no Mónaco, num traçado muito semelhante àquele usado pela Fórmula 1, e que irá marcar a quarta visita da Fórmula E ao principado.

Foto de Capa: Fórmula E

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Carlos Eduardo Lopes
Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal escolhe português para os melhores da Champions League e desvaloriza Bola de Ouro: «Não penso em ganhar»

Lamine Yamal concedeu uma grande entrevista sobre as suas expectativas. O avançado espanhol colocou Vitinha entre os melhores da Champions League.

Stephen Eustáquio elogia Martín Anselmi e antevê Mundial de Clubes: «Vai ser um torneio único»

Stephen Eustáquio fez uma antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional canadiano deixou também elogios para Martín Anselmi.

Os detalhes do contrato de Luka Modric com o AC Milan

Luka Modric está muito perto de assinar contrato com o AC Milan. O médio internacional croata deve assinar até ao final da época, com mais uma temporada de opção.

Rui Borges toma decisão sobre o plantel do Sporting diferente de Ruben Amorim

Rui Borges pretende um plantel mais alargado. O técnico do Sporting quer cerca de 26 ou 27 jogadores para 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica concorre com 4 clubes italianos pela contratação de Andrea Belotti

Andrea Belotti tem múltiplos interessados na sua contratação. Avançado está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica.

João Noronha Lopes revela 6 participantes na apresentação da sua candidatura com Nuno Gomes na lista

João Noronha Lopes vai lançar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Apresentação marcada para quinta-feira.

Simone Inzaghi quer levar 2 jogadores do Inter Milão para o Al Hilal

Simone Inzaghi está interessado em reforçar o Al Hilal com jogadores da sua confiança. Inter Milão pode ser local de resgate.