HISTÓRIA DA CORRIDA: EMOÇÃO E CAOS JUNTOS NUMA CORRIDA EM MONZA
O Alpine #36 (André Negrão, Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere) voltou às vitórias em Monza, ficando à frente dos Toyota #8 (Sebastien Buemi, Brendon Hartley, Ryo Hirakawa) e #7 (Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez), com quem teve uma polémica a menos de duas horas do fim.
👏 @SignatechAlpine; great job by the whole crew and drivers @Nico_Lapierre, @Matt_vaxiviere and @NegraoAndre. The chase for the World Title continues…#WEC #6HMonza pic.twitter.com/5rJnqCFmhM
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Nos LMP2, venceu, pela primeira vez, o carro #41 da RealTeam by WRT (Rui Andrade, Ferdinand Habsburg, Norman Nato), seguido pelo JOTA #38 (Roberto Gonzales, António Félix da Costa, Will Stevens) e, em terceiro, o #10 da Vector Sport (Nico Muller, Ryan Cullen, Sebastien Bourdais).
Realteam by WRT celebrate first ever LMP2 victory as Ferdinand Habsburg, Rui Andrade and Norman Nato race to the win.#WEC #6HMonza @RealteamRacing @Fhabsburg62 @NatoNorman @RuiAndrade99 pic.twitter.com/SJzfFsP8FL
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
A Corvette Racing venceu nos GTE PRO com o seu #64 (Tommy Milner, Nick Tandy), seguido de ambos os AF Corse #52 (Miguel Molina, Antonio Fuoco) e #51 (Alessandro Pier Guidi, James Calado).
CORVETTE WIN AT MONZA. @CorvetteRacing pulled off a cute energy strategy to save enough not to splash and dash at the end of the race and @NickTandyR and @TommyMilner execute memorable victory.#WEC #6HMonza pic.twitter.com/Cv1GlK3yOp
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Finalizando com os GTE AM, o Dempsey – Proton Racing #77 (Christian Ried, Sebastian Priaulx, Harry Tincknell) assegurou a vitória na categoria, seguido pelo Iron Dames #85 (Rahel Frey, Michelle Gatting, Sarah Bavy), que fez história na WEC. A fechar o pódio, tivemos o Team Project #46 (Matteo Cairoli, Mikkel Pedersen, Nicolas Leutwiler).
Harry Tincknell, Christian Reid and Sebastien Priaulx take No.77 Dempsey Proton Porsche to its second win of the season after a faultless display.#WEC #6HMonza @ProtonRacing @HarryTincknell @SebPriaulx @PorscheRaces pic.twitter.com/8sWTDYZ3bA
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Também foi a estreia da Peugeot na categoria, que trouxe dois carros para a corrida, o #93 e o #94, que não terminaram muito bem.
A surpresa do fim de semana começou no sábado, com a pole position do carro #85 da Iron Dames, pilotado pelas pilotas, no GTE AM. Um momento que marca a história da WEC. Para os Hypercar, ficou o Glickenhaus #708 com a pole, nos LMP2 foi o United Autosport #22 de Filipe Albuquerque e nos GTE PRO foi o AF Corse #51. O Peugeot #93 e o JOTA #38 começaram nos últimos lugares do grid.
The first female driver to take a pole position in @FIAWEC history 😎
This is what it means 💖#Motorsport #WEC #6HMonza pic.twitter.com/cV5eCCVT6E
— Iron Dames (@IronDames_) July 9, 2022
Parecia um início de corrida sem incidentes para a primeira curva, até que um toque entre o #86 da GR Racing e o #98 da Northwest AMR fez com que o primeiro ficasse em sentido contrário. O #36 da Alpine, que começou em terceiro, já atacava como podia o Toyota #8 para a segunda posição, que conseguiu, mas por pouco tempo, dado que o #8 recuperava rapidamente a posição.
Entre ultrapassagens e lutas pela liderança dos GTE PRO, um Full Course Yellow apareceu para acalmar os pilotos: o #54 da AF Corse de Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Nick Cassidy ficou preso na gravilha depois de um toque com o #98 e foi necessária intervenção para retirar o carro e voltá-lo a meter em pista.
Com o reinício da corrida, mais um problema: desta vez, para o Peugeot #93, de Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Eric Vergne, que não conseguiu arrancar para a corrida, ativando mesmo o segundo FCY do dia. Após isso, conseguiu arrancar e fazer a sua longa e lenta jornada até às boxes.
The Peugeot 9X8 Hypercar is slow on track. We are running under FCY at Monza.#WEC #6HMonza @peugeotsport @MikkelhJensen pic.twitter.com/HhMQcAuSay
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Novo reinício de corrida e a luta pela quarta posição nos LMP2 estava ao rubro, com o #1 da Richard Mille Racing Team (Lilou Wadoux, Paul Loup Chatin, Charles Milesi) e o #10 da Vector Sport. Na categoria PRO, vimos os cinco carros juntos numa única imagem, enquanto lutavam todos por um lugar como líder.
Já nos LMP2, era a PREMA #9 e os United #22 que lutavam pela liderança. Na frente, o #8 da Toyota mostrava estar com problemas ao ser ultrapassado pelo Alpine #36. Mais tarde, ultrapassava o #7 para ficar em segundo lugar.
Foram várias lutas ao longo da segunda hora de corrida, com trocas de posições graças às paragens nas boxes e ultrapassagens. O #93 voltava a entrar em pista após descoberto o problema, para continuar a fazer a sua corrida, enquanto o Glickenhaus #708 continuava intocável na liderança dos Hypercar.
Mesmo no final, o AF Corse #21 acabaria por ficar preso na gravilha, sendo necessária a ajuda da grua, o que levou a mais um período de FCY em Monza.
Glickenhaus take control of first two hours of race as Romain Dumas leads from pole position and is able to open up a 35-second gap before handing over to Pipo Derani.#WEC #6HMonza @Glickenhaus @motul pic.twitter.com/a3FS1uHsPU
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Na luta pela liderança da geral, o #36 cometeu um erro que deixou o #7 ultrapassá-lo facilmente. Nos LMP2, #22 United, #41 RealmTeam e #9 PREMA lutavam pela liderança da categoria, como acontecera nas últimas horas. Levaria a melhor o #41, que deixava o United sobre a pressão da PREMA.
Ainda na terceira hora, o #93 regressava às boxes, com mais problemas, enquanto o #94 estava perto dos quatro primeiros. Na categoria GTE AM, o #33 da TF Sport de Henrique Chaves, Bem Keating e Marco Sorensen liderava até cometerem um erro e serem penalizados por isso, ficando a liderar o #85 da Iron Dames. Para piorar a situação, o #33 acabaria por ter um acidente que o retiraria da corrida, com o português a ser levado para o centro médico para ser avaliado.
Foi chamado o primeiro e único Safety-Car da corrida de Monza, enquanto todos os pilotos paravam nas boxes.
We are all happy to see Henrique Chaves able to step out of his TF Sport Aston Martin after this dramatic crash at Variante Roggia.#WEC #6HMonza @OfficialTFSport pic.twitter.com/vYqiXRgTvi
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Com o recomeço da corrida, na entrada para a quarta hora, o líder #708 recebeu uma penalização e, ao cumpri-la, deu o lugar ao Toyota #7, caindo na classificação. O momento da Glikckenhaus só piorou, quando começou a sair fumo branco da traseira do carro de pintura azul. Uma desilusão para quem liderou metade da corrida.
O Corvette #64 pressionava o Porsche #92 para cometer um erro e acabou mesmo por ultrapassá-lo, enquanto o #51 da AF Corse pressionava o Porsche GT Team #91 para recuperar a liderança dos GTE PRO. Nos LMP2, do primeiro ao sexto lugar, somente dois segundos os separavam a todos, havendo grandes hipóteses de ultrapassagens.
Com toda esta proximidade, o #22 de Filipe acabaria por cair muitas posições quando decidiu entrar nas boxes de Monza. E ficou pior. Ao sair das mesmas, o United,que estava nas mãos de Philip Hanson, não conseguiu andar ao seu ritmo normal, estando muito lento na pista, acabando mesmo por parar. Apesar de tudo, conseguiu recuperar e voltar para a corrida.
Technicals problems for the @Glickenhaus 007 LMH which is now in the pits. Gutted. 💔#WEC #6HMonza pic.twitter.com/lfnaiKIhZe
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Com a descida do #22 e do #1, depois de um toque na primeira curva em Monza, liderava o #10 os LMP2, com o irmão #23 da United logo atrás de si. Em terceiro lugar, estava o #38 da JOTA, que aparecia nas posições mais cimeiras, após começar mais atrás. Mas a luta mais intensa acontecia nos Hypercar, com a Alpine colada ao Toyota #8 após a saída das boxes.
Ao passarem na linha de meta, aparece o #7 a sair das boxes e o #77 que impediu o #36 de finalizar a ultrapassagem ao #8, causando trânsito na chegada à primeira curva.
What a tremendous FIGHT.@Matt_vaxiviere @ryohirakawa #WEC #6HMonza @SignatechAlpine @TGR_WEC pic.twitter.com/hXsC0Y702m
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Após conseguida a ultrapassagem ao carro #8, o Alpine #36 teria só mais um carro à sua frente para tomar a liderança da geral. Chegou rapidamente perto do Toyota #7 e, na altura da ultrapassagem, um toque entre os dois fez com que o Toyota ficasse maltratado, com o pneu traseiro direito a rebentar e a causar estragos também na traseira.
O #36, por sua vez, não teve grandes danos. Foi acionado outro FCY para permitir que o #7 chegasse às boxes em segurança, e que fossem removidos os detritos que estavam na pista. Também entrou nas boxes, graças ao FCY, o Peugeot #94, que fazia de tudo para se manter em pista. No entanto, parou e teve de ser reparado.
Contact at 300kph between the @SignatechAlpine No.36 and the @TGR_WEC No.7. Oh dear….#WEC #6HMonza pic.twitter.com/2rRo7GRzD8
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Para a última hora, ainda estava tudo em aberto. Nos Hypercar, liderava a Alpine os dois Toyotas que ainda estavam em pista, enquanto o #38 liderava os LMP2, o #52 os GTE PRO e o #77 nos GTE AM. O #94 regressava à pista para cumprir os últimos 50 minutos de prova, pois o seu objetivo não era vencer.
O drama continuava nos LMP2, com o líder na altura, o #28 da JOTA, a seguir em frente e a bater no muro. Dava, assim, a liderança novamente ao #38 da JOTA.
Como sempre, nos GTE PRO, o espetáculo fica para última hora/meia hora, e nesta corrida não foi exceção. Não foi a luta pela liderança, mas mais parecia. O AF Corse #51 e o Porsche #92 trocaram toques e empurrões até bem perto do fim da corrida, com a luta a ser quebrada com um empurrão com mais força do que o esperado pelo #92 ao Ferrari.
This fight is reaching another level.@kevinestre @Ale_PierGuidi #WEC #6HMonza pic.twitter.com/QHtQB8iIFZ
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 10, 2022
Depois disso, só o erro estratégico da AF Corse com quase todos os Ferrari que estavam em pista. Com dois minutos para o fim da corrida, foram chamados a parar três Ferrari, perdendo posições e, inclusivamente, a vitória nos GTE PRO, que seria do Corvette #64.
PILOTO DO DIA
Podium time 🍾#JOTA #JOTASport #6HMonza #WEC pic.twitter.com/ceAOs1NjNE
— Jota Sport (@JotaSport) July 10, 2022
Will Stevens – Não só Stevens, mas também os outros dois pilotos foram responsáveis pelo resultado que o JOTA #38 conseguiu nesta corrida. Porém, por passar bem mais tempo que os seus companheiros (três horas contra uma), merece ser o piloto do dia.
DESILUSÃO DO DIA
Just 30 minutes to go. 🕠
#8 in 2nd, #7 in 3rd after an incident and a stop-go penalty.#GoHyper #ToyotaGAZOORacing #6HMonza @Autodromo_Monza @FIAWEC pic.twitter.com/xGZRytslCh
— TOYOTA GAZOO Racing WEC (@TGR_WEC) July 10, 2022
Kamui Kobayahi – O toque com o Alpine dificultou a sua continuidade na corrida e não se esperava tal manobra, sendo o piloto que é. Continuou no pódio graças aos abandonos do Glickenhaus e do Peugeot #93, assim como pela grande distância que tinha do #94, mas podia ter-lhe custado o pódio, da mesma maneira que custou a vitória.
Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos