📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

WRC: Tecnologia híbrida a caminho dos ralis

- Advertisement -

O Campeonato do Mundo de Ralis já viu as suas novas regulamentações, que entram em vigor em 2022, aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. Este é o último bastião da FIA a utilizar a tecnologia híbrida. São várias as mudanças, tanto técnicas como na pirâmide dos ralis. Assim, os World Rally Cars, apresentados em 2017, vão desaparecer, e vão dar lugar ao Rally1.

A atual geração de WRC será a última, sendo substituída em 2022 pelos Rally1
Fonte: Toyota Gazoo Racing

Vamos aos carros do campeonato do mundo. O WMSC destinou que nos motores não se mexia, ou seja, vão continuar a equipar com motores 1.6 turbo. A diferença é que agora terão a ‘ajuda’ de tecnologia híbrida, que vai ser produzida por uma companhia alemã, Compact Dynamics, que por acaso também é responsável pelo MGU utilizado na Fórmula 1.

A transmissão também vai ter diferenças e de acordo com o AutoSport PT, os Rally1 passam a ter uma caixa de cinco velocidades. Também os carros vão deixar de ter diferencial central. Quanto às suspensões, estas terão um curso reduzido, o que na minha opinião pode influenciar em ralis mais duros, como o México ou até Portugal. Mas, suspensões de rali são sempre muito resistentes.

Quanto à pirâmide, já sabemos que os Rally1 vão ser o topo, com a FIA a garantir que o desempenho deve ser semelhante aos WRC. Nos Rally3, o orçamento foi reduzido, passando a ser de 100.000€. Esta categoria pretende aproveitar os antigos carros R2, colocar-lhes um diferencial e terem tração às quatro rodas. Uma boa oportunidade para os gentleman drivers, ou até para os mais jovens. Nos Rally4, já conhecemos alguns pretendentes a melhor carro. Já se lançou o Peugeot 208 Rally4, que irá estrear-se na Peugeot Rally Cup Ibérica. Também a Ford já apresentou o seu pretendente, o Ford Fiesta Rally4. Na base da pirâmide ficam o Rally5, mais conhecidos por serem os atuais R1, que oferecem cerca de 150cv com motores um litro turbo, ou atmosféricos até 1400cc.

Na categoria Rally4 já temos dois pretendentes: O Peugeot 208 Rally4 (capa) e o Ford Fiesta Rally4
Fonte: M-Sport

A entrada numa nova era está próxima, e estas regras gerais antevêem que a espetacularidade do Campeonato do Mundo de Ralis continue. Mal podemos esperar por esta pandemia acabar e podermos ir para a estrada ‘ver os carros passar’.

Foto De Capa: Peugeot Sport

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que Tottenham tem 172 milhões de euros para gastar e há 1 alvo no FC Porto

O Tottenham quer realizar algumas alterações no seu plantel no próximo mercado de transferências. Samu Aghehowa é alvo dos ingleses.

Ruben Amorim fala da vitória do Manchester United e explica posicionamento de jogador: «Ajudou-o a jogar melhor»

Ruben Amorim falou depois da vitória do Manchester United contra o Newcastle United por uma bola a zero.

Marrocos e Mali empatam em jogo com 2 penáltis

Marrocos e Mali empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da CAN.

Sporting pode ter um problema sério com jogador emprestado: janeiro é para resolver tarefa complicada

O Sporting terá que resolver a situação de Biel. O jogador não entra nas contas de Rui Borges nem do Atlético Mineiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Já foi alvo do Benfica e pode regressar à La Liga: há 3 candidatos à contratação

Enes Unal representa atualmente o Bournemouth, mas já esteve na órbita do Benfica, antes de rumar a Inglaterra.

Jogador que entrou na história do Alverca vai sair do clube em janeiro

Diogo Martins não vai prosseguir a sua carreira no Alverca. O jogador prepara-se para deixar o Ribatejo no próximo mercado de transferências.

Antigo candidato a primeiro-ministro com afirmação curiosa: «O primeiro-ministro pede-nos o desempenho do Ronaldo e oferece a performance do Esgaio»

Rui Rocha, antigo líder da Iniciativa Liberal, utilizou o nome de jogadores de futebol para reagir à mensagem de Natal de Luís Montenegro.