📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

WRC: Tecnologia híbrida a caminho dos ralis

- Advertisement -

O Campeonato do Mundo de Ralis já viu as suas novas regulamentações, que entram em vigor em 2022, aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. Este é o último bastião da FIA a utilizar a tecnologia híbrida. São várias as mudanças, tanto técnicas como na pirâmide dos ralis. Assim, os World Rally Cars, apresentados em 2017, vão desaparecer, e vão dar lugar ao Rally1.

A atual geração de WRC será a última, sendo substituída em 2022 pelos Rally1
Fonte: Toyota Gazoo Racing

Vamos aos carros do campeonato do mundo. O WMSC destinou que nos motores não se mexia, ou seja, vão continuar a equipar com motores 1.6 turbo. A diferença é que agora terão a ‘ajuda’ de tecnologia híbrida, que vai ser produzida por uma companhia alemã, Compact Dynamics, que por acaso também é responsável pelo MGU utilizado na Fórmula 1.

A transmissão também vai ter diferenças e de acordo com o AutoSport PT, os Rally1 passam a ter uma caixa de cinco velocidades. Também os carros vão deixar de ter diferencial central. Quanto às suspensões, estas terão um curso reduzido, o que na minha opinião pode influenciar em ralis mais duros, como o México ou até Portugal. Mas, suspensões de rali são sempre muito resistentes.

Quanto à pirâmide, já sabemos que os Rally1 vão ser o topo, com a FIA a garantir que o desempenho deve ser semelhante aos WRC. Nos Rally3, o orçamento foi reduzido, passando a ser de 100.000€. Esta categoria pretende aproveitar os antigos carros R2, colocar-lhes um diferencial e terem tração às quatro rodas. Uma boa oportunidade para os gentleman drivers, ou até para os mais jovens. Nos Rally4, já conhecemos alguns pretendentes a melhor carro. Já se lançou o Peugeot 208 Rally4, que irá estrear-se na Peugeot Rally Cup Ibérica. Também a Ford já apresentou o seu pretendente, o Ford Fiesta Rally4. Na base da pirâmide ficam o Rally5, mais conhecidos por serem os atuais R1, que oferecem cerca de 150cv com motores um litro turbo, ou atmosféricos até 1400cc.

Na categoria Rally4 já temos dois pretendentes: O Peugeot 208 Rally4 (capa) e o Ford Fiesta Rally4
Fonte: M-Sport

A entrada numa nova era está próxima, e estas regras gerais antevêem que a espetacularidade do Campeonato do Mundo de Ralis continue. Mal podemos esperar por esta pandemia acabar e podermos ir para a estrada ‘ver os carros passar’.

Foto De Capa: Peugeot Sport

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid dá más notícias: promessa está lesionada e não tem data de regresso

Franco Mastantuono vai falhar os próximos encontros do Real Madrid. O jovem argentino está a contas com uma pubalgia.

Treinador sensação da Premier League pode rumar ao Athletic

Andoni Iraola tem sido um dos destaques da Premier League. O treinador pode suceder a Ernesto Valverde no Athletic.

Brayan Medina em destaque no Tondela: quem é o alvo de Sporting e Braga?

Brayan Medina está ser um dos destaques do Tondela. O jogador foi associado ao Sporting e ao Braga nos últimos dias.

Ruben Amorim quer levar para o Manchester United jogador que tentou ter no Sporting

O Manchester United pode avançar com uma oferta por Vitor Roque, avançado que pertence aos quadros do Palmeiras.

PUB

Mais Artigos Populares

Stefano Pioli recusa demissão da Fiorentina

Stefano Pioli está muito perto de deixar a Fiorentina, mas recusou apresentar a demissão. O clube negocia agora uma rescisão com indemnização.

Pep Guardiola em tom de brincadeira: «Espero que um dia o Arsenal sofra algum golo, certo?»

Pep Guardiola ironizou a questão da luta pelo título com o Arsenal, após a vitória sobre o Bournemouth. O técnico elogiou a defesa dos gunners.

Gary Neville insatisfeito com reforço de Ruben Amorim: «Parece desajeitado, é preciso mostrar mais»

Benjamin Sesko foi alvo de críticas de Gary Neville. O antigo defesa do Manchester United refere que ainda não está convencido com o atleta.