WRC: Tecnologia híbrida a caminho dos ralis

- Advertisement -

O Campeonato do Mundo de Ralis já viu as suas novas regulamentações, que entram em vigor em 2022, aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. Este é o último bastião da FIA a utilizar a tecnologia híbrida. São várias as mudanças, tanto técnicas como na pirâmide dos ralis. Assim, os World Rally Cars, apresentados em 2017, vão desaparecer, e vão dar lugar ao Rally1.

A atual geração de WRC será a última, sendo substituída em 2022 pelos Rally1
Fonte: Toyota Gazoo Racing

Vamos aos carros do campeonato do mundo. O WMSC destinou que nos motores não se mexia, ou seja, vão continuar a equipar com motores 1.6 turbo. A diferença é que agora terão a ‘ajuda’ de tecnologia híbrida, que vai ser produzida por uma companhia alemã, Compact Dynamics, que por acaso também é responsável pelo MGU utilizado na Fórmula 1.

A transmissão também vai ter diferenças e de acordo com o AutoSport PT, os Rally1 passam a ter uma caixa de cinco velocidades. Também os carros vão deixar de ter diferencial central. Quanto às suspensões, estas terão um curso reduzido, o que na minha opinião pode influenciar em ralis mais duros, como o México ou até Portugal. Mas, suspensões de rali são sempre muito resistentes.

Quanto à pirâmide, já sabemos que os Rally1 vão ser o topo, com a FIA a garantir que o desempenho deve ser semelhante aos WRC. Nos Rally3, o orçamento foi reduzido, passando a ser de 100.000€. Esta categoria pretende aproveitar os antigos carros R2, colocar-lhes um diferencial e terem tração às quatro rodas. Uma boa oportunidade para os gentleman drivers, ou até para os mais jovens. Nos Rally4, já conhecemos alguns pretendentes a melhor carro. Já se lançou o Peugeot 208 Rally4, que irá estrear-se na Peugeot Rally Cup Ibérica. Também a Ford já apresentou o seu pretendente, o Ford Fiesta Rally4. Na base da pirâmide ficam o Rally5, mais conhecidos por serem os atuais R1, que oferecem cerca de 150cv com motores um litro turbo, ou atmosféricos até 1400cc.

Na categoria Rally4 já temos dois pretendentes: O Peugeot 208 Rally4 (capa) e o Ford Fiesta Rally4
Fonte: M-Sport

A entrada numa nova era está próxima, e estas regras gerais antevêem que a espetacularidade do Campeonato do Mundo de Ralis continue. Mal podemos esperar por esta pandemia acabar e podermos ir para a estrada ‘ver os carros passar’.

Foto De Capa: Peugeot Sport

Subscreve!

Artigos Populares

O impacto das lesões no resto da temporada do FC Porto

O impacto das lesões começa a assumir contornos decisivos no Dragão e ameaça condicionar de forma séria o que resta da temporada do FC Porto.

UFC Fight Night: o Mau e o Fofinho

UFC Fight Night, 21 de fevereiro de 2026, 1h00: Antevisão: Sean Strickland e Anthony Hernandéz lutam pela chance de desafiar Chimaev.

A Batalha Eterna | Braga x Vitória SC

Continua a eterna batalha entre guerreiros e conquistadores, desta vez com palco na cidade de Braga. Pouco mais de um mês depois, joga-se novamente o domínio pela região do Minho, que marca vantagem tangencial para a equipa de Guimarães, após a vitória na final da Taça da Liga.

Teste exigente do leão na perseguição ao líder | Moreirense x Sporting

Não é muito habitual acontecer, mas nesta jornada Sporting e Benfica entram em campo ao mesmo tempo para disputarem a 23.ª jornada do campeonato.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA e revelou a sua versão sobre o que terá dito a Vinícius Júnior

Gianluca Prestianni já foi interrogado pela UEFA. O avançado argentino revelou que chamou "maricón" a Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Tondela ganha na casa do Estrela da Amadora e volta aos triunfos na Primeira Liga

O Tondela vence fora de casa o Estrela da Amadora por 2-0 na jornada 23 da Primeira Liga e regressa aos triunfos.

Sporting: Há grande novidade na convocatória para o jogo frente ao Moreirense

Fotis Ioannidis está integrado na comitiva do Sporting e volta assim à convocatória. Leões enfrentam este sábado o Moreirense.