📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

WRC: Tecnologia híbrida a caminho dos ralis

- Advertisement -

O Campeonato do Mundo de Ralis já viu as suas novas regulamentações, que entram em vigor em 2022, aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. Este é o último bastião da FIA a utilizar a tecnologia híbrida. São várias as mudanças, tanto técnicas como na pirâmide dos ralis. Assim, os World Rally Cars, apresentados em 2017, vão desaparecer, e vão dar lugar ao Rally1.

A atual geração de WRC será a última, sendo substituída em 2022 pelos Rally1
Fonte: Toyota Gazoo Racing

Vamos aos carros do campeonato do mundo. O WMSC destinou que nos motores não se mexia, ou seja, vão continuar a equipar com motores 1.6 turbo. A diferença é que agora terão a ‘ajuda’ de tecnologia híbrida, que vai ser produzida por uma companhia alemã, Compact Dynamics, que por acaso também é responsável pelo MGU utilizado na Fórmula 1.

A transmissão também vai ter diferenças e de acordo com o AutoSport PT, os Rally1 passam a ter uma caixa de cinco velocidades. Também os carros vão deixar de ter diferencial central. Quanto às suspensões, estas terão um curso reduzido, o que na minha opinião pode influenciar em ralis mais duros, como o México ou até Portugal. Mas, suspensões de rali são sempre muito resistentes.

Quanto à pirâmide, já sabemos que os Rally1 vão ser o topo, com a FIA a garantir que o desempenho deve ser semelhante aos WRC. Nos Rally3, o orçamento foi reduzido, passando a ser de 100.000€. Esta categoria pretende aproveitar os antigos carros R2, colocar-lhes um diferencial e terem tração às quatro rodas. Uma boa oportunidade para os gentleman drivers, ou até para os mais jovens. Nos Rally4, já conhecemos alguns pretendentes a melhor carro. Já se lançou o Peugeot 208 Rally4, que irá estrear-se na Peugeot Rally Cup Ibérica. Também a Ford já apresentou o seu pretendente, o Ford Fiesta Rally4. Na base da pirâmide ficam o Rally5, mais conhecidos por serem os atuais R1, que oferecem cerca de 150cv com motores um litro turbo, ou atmosféricos até 1400cc.

Na categoria Rally4 já temos dois pretendentes: O Peugeot 208 Rally4 (capa) e o Ford Fiesta Rally4
Fonte: M-Sport

A entrada numa nova era está próxima, e estas regras gerais antevêem que a espetacularidade do Campeonato do Mundo de Ralis continue. Mal podemos esperar por esta pandemia acabar e podermos ir para a estrada ‘ver os carros passar’.

Foto De Capa: Peugeot Sport

Subscreve!

Artigos Populares

Prémios à porta: Eis a data e hora do FIFA The Best 2025

O FIFA The Best 2025 vai ser realizado esta quarta-feira, dia 16 de dezembro, pelas 17h00 (hora de Lisboa) em Doha, no Catar.

Exclusivo BnR: Nuno Silva é o novo treinador do Vizela

Nuno Silva vai assumir o comando técnico do Vizela. Acordo está selado e treinador prepara-se para assumir o emblema da Segunda Liga.

João Nuno e o FC Porto x Estrela da Amadora: «Temos muito pouco a perder e muito a ganhar»

João Nuno, técnico do Estrela da Amadora, revelou estar «motivado» para o duelo frente ao FC Porto. A partida irá ser jogada no Estádio do Dragão.

Xabi Alonso diz que ficou por assinalar penálti no Alavés x Real Madrid e afirma: «Temos de dar continuidade às coisas boas que fizemos»

O Real Madrid venceu fora de casa o Alavés por 2-1 na La Liga. Lê algumas das declarações do treinador Xabi Alonso.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan: Allegri atualiza boletim clínico incluindo Rafael Leão

Rafael Leão falhou o último jogo do AC Milan devido a lesão. Massimiliano Allegri falou sobre alguns jogadores do clube.

Paulinho reage à conquista no México e atira: «Vou fazer tudo para para jogar o Mundial com o meu país»

Paulinho já reagiu à conquista do Toluca no México. Avançado português falou também sobre o desejo de voltar à Seleção.

Brendan Rodgers ruma à Arábia Saudita e já tem novo clube depois da demissão do Celtic

Brendan Rodgers vai ser o novo treinador do Al Qadsiah. Treinador da Irlanda do Norte prepara-se para rumar à Arábia Saudita.