📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

WRC: Tecnologia híbrida a caminho dos ralis

- Advertisement -

O Campeonato do Mundo de Ralis já viu as suas novas regulamentações, que entram em vigor em 2022, aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. Este é o último bastião da FIA a utilizar a tecnologia híbrida. São várias as mudanças, tanto técnicas como na pirâmide dos ralis. Assim, os World Rally Cars, apresentados em 2017, vão desaparecer, e vão dar lugar ao Rally1.

A atual geração de WRC será a última, sendo substituída em 2022 pelos Rally1
Fonte: Toyota Gazoo Racing

Vamos aos carros do campeonato do mundo. O WMSC destinou que nos motores não se mexia, ou seja, vão continuar a equipar com motores 1.6 turbo. A diferença é que agora terão a ‘ajuda’ de tecnologia híbrida, que vai ser produzida por uma companhia alemã, Compact Dynamics, que por acaso também é responsável pelo MGU utilizado na Fórmula 1.

A transmissão também vai ter diferenças e de acordo com o AutoSport PT, os Rally1 passam a ter uma caixa de cinco velocidades. Também os carros vão deixar de ter diferencial central. Quanto às suspensões, estas terão um curso reduzido, o que na minha opinião pode influenciar em ralis mais duros, como o México ou até Portugal. Mas, suspensões de rali são sempre muito resistentes.

Quanto à pirâmide, já sabemos que os Rally1 vão ser o topo, com a FIA a garantir que o desempenho deve ser semelhante aos WRC. Nos Rally3, o orçamento foi reduzido, passando a ser de 100.000€. Esta categoria pretende aproveitar os antigos carros R2, colocar-lhes um diferencial e terem tração às quatro rodas. Uma boa oportunidade para os gentleman drivers, ou até para os mais jovens. Nos Rally4, já conhecemos alguns pretendentes a melhor carro. Já se lançou o Peugeot 208 Rally4, que irá estrear-se na Peugeot Rally Cup Ibérica. Também a Ford já apresentou o seu pretendente, o Ford Fiesta Rally4. Na base da pirâmide ficam o Rally5, mais conhecidos por serem os atuais R1, que oferecem cerca de 150cv com motores um litro turbo, ou atmosféricos até 1400cc.

Na categoria Rally4 já temos dois pretendentes: O Peugeot 208 Rally4 (capa) e o Ford Fiesta Rally4
Fonte: M-Sport

A entrada numa nova era está próxima, e estas regras gerais antevêem que a espetacularidade do Campeonato do Mundo de Ralis continue. Mal podemos esperar por esta pandemia acabar e podermos ir para a estrada ‘ver os carros passar’.

Foto De Capa: Peugeot Sport

Subscreve!

Artigos Populares

Mohamed Salah veste capa de herói na estreia do Egipto: Eis os resultados do dia da Liga das Nações Africanas

O Egipto venceu por 2-1 o Zimbabué, na jornada inaugural da CAN 2025. Mohamed Salah marcou o golo da vitória aos 90+1' e deu a vitória aos egípcios.

Botafogo anuncia a contratação do ex-treinador do FC Porto Martín Anselmi

O Botafago anunciou a contratação do treinador Martín Anselmi. O argentino estava sem clube depois de ter sido despedido do FC Porto.

Rafinha Alcântara coloca ponto final na carreira aos 32 anos: «Hoje começa uma nova etapa diferente»

O médio brasileiro formado na academia do Barcelona, Rafinha Alcântara, anunciou a reforma aos 32 anos devido a uma lesão grave no joelho.

Fulham de Marco Silva volta às vitórias na Premier League frente ao Nottingham Forest

O Fulham bateu o Nottingham Forest por 1-0, esta segunda-feira, num jogo a contar para a 17.ª jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Espanyol continua em grande fase (5 vitórias seguidas) e derrota Athletic

O Espanyol foi ao País Basco vencer o Athletic por duas bolas a uma, num encontro válido pela 17.ª jornada da La Liga.

Lucien Favre anuncia a reforma: «Decidi isto há algum tempo porque penso que fiz tudo o que podia ter feito»

Em entrevista à Blick, o treinador suíço de 68 anos anunciou, esta segunda-feira, que irá pôr um ponto final na carreira.

Serie A: Encontro entre o AC Milan e Como 1907 já não será jogado na Austrália

Num comunicado assinado por ambas as partes, o governo australiano e a Liga Italiana anunciaram que o jogo em Perth foi cancelado.