📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

WRC: Tecnologia híbrida a caminho dos ralis

- Advertisement -

O Campeonato do Mundo de Ralis já viu as suas novas regulamentações, que entram em vigor em 2022, aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. Este é o último bastião da FIA a utilizar a tecnologia híbrida. São várias as mudanças, tanto técnicas como na pirâmide dos ralis. Assim, os World Rally Cars, apresentados em 2017, vão desaparecer, e vão dar lugar ao Rally1.

A atual geração de WRC será a última, sendo substituída em 2022 pelos Rally1
Fonte: Toyota Gazoo Racing

Vamos aos carros do campeonato do mundo. O WMSC destinou que nos motores não se mexia, ou seja, vão continuar a equipar com motores 1.6 turbo. A diferença é que agora terão a ‘ajuda’ de tecnologia híbrida, que vai ser produzida por uma companhia alemã, Compact Dynamics, que por acaso também é responsável pelo MGU utilizado na Fórmula 1.

A transmissão também vai ter diferenças e de acordo com o AutoSport PT, os Rally1 passam a ter uma caixa de cinco velocidades. Também os carros vão deixar de ter diferencial central. Quanto às suspensões, estas terão um curso reduzido, o que na minha opinião pode influenciar em ralis mais duros, como o México ou até Portugal. Mas, suspensões de rali são sempre muito resistentes.

Quanto à pirâmide, já sabemos que os Rally1 vão ser o topo, com a FIA a garantir que o desempenho deve ser semelhante aos WRC. Nos Rally3, o orçamento foi reduzido, passando a ser de 100.000€. Esta categoria pretende aproveitar os antigos carros R2, colocar-lhes um diferencial e terem tração às quatro rodas. Uma boa oportunidade para os gentleman drivers, ou até para os mais jovens. Nos Rally4, já conhecemos alguns pretendentes a melhor carro. Já se lançou o Peugeot 208 Rally4, que irá estrear-se na Peugeot Rally Cup Ibérica. Também a Ford já apresentou o seu pretendente, o Ford Fiesta Rally4. Na base da pirâmide ficam o Rally5, mais conhecidos por serem os atuais R1, que oferecem cerca de 150cv com motores um litro turbo, ou atmosféricos até 1400cc.

Na categoria Rally4 já temos dois pretendentes: O Peugeot 208 Rally4 (capa) e o Ford Fiesta Rally4
Fonte: M-Sport

A entrada numa nova era está próxima, e estas regras gerais antevêem que a espetacularidade do Campeonato do Mundo de Ralis continue. Mal podemos esperar por esta pandemia acabar e podermos ir para a estrada ‘ver os carros passar’.

Foto De Capa: Peugeot Sport

Subscreve!

Artigos Populares

Real Betis e Athletic seguem em frente e há equipa da La Liga eliminada: eis os resultados da Taça do Rei

O Real Betis venceu fora de casa o Real Murcia por 2-0 nos 16avos de final da Taça do Rei. Fica com os resultados do dia.

Vasco Matos preocupado: «Hoje é um dia negro do futebol»

Vasco Matos analisou o duelo entre o Santa Clara e o Sporting. Jogo marcou os oitavos de final da Taça de Portugal.

Rui Borges confessa que não viu lance do penálti e aponta: «A atitude esteve lá»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Santa Clara. Jogo marcou os oitavos de final da Taça de Portugal.

João Simões comenta Santa Clara x Sporting: «Mesmo sem o melhor nível de energia e atitude demos tudo»

João Simões analisou o duelo entre o Santa Clara e o Sporting. Jogo marcou os oitavos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt devolve vantagem ao FC Porto frente ao Famalicão

Victor Froholdt devolveu a vantagem ao FC Porto diante do Famalicão. O médio dinamarquês apontou o golo ao minuto 38'.

VAR analisou e confirmou: Sporting precisa de prolongamento, mas bate Santa Clara e segue em frente na Taça de Portugal

O Sporting venceu o Santa Clara nos oitavos de final da Taça de Portugal. Golo nos descontos e prolongamento resgataram leões.

Pode Richard Ríos sorrir ainda mais? | Benfica

Richard Ríos, com mais uma bela e consistente exibição em Faro na vitória para a Taça, vai calando críticos