📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

WRC: Tecnologia híbrida a caminho dos ralis

- Advertisement -

O Campeonato do Mundo de Ralis já viu as suas novas regulamentações, que entram em vigor em 2022, aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. Este é o último bastião da FIA a utilizar a tecnologia híbrida. São várias as mudanças, tanto técnicas como na pirâmide dos ralis. Assim, os World Rally Cars, apresentados em 2017, vão desaparecer, e vão dar lugar ao Rally1.

A atual geração de WRC será a última, sendo substituída em 2022 pelos Rally1
Fonte: Toyota Gazoo Racing

Vamos aos carros do campeonato do mundo. O WMSC destinou que nos motores não se mexia, ou seja, vão continuar a equipar com motores 1.6 turbo. A diferença é que agora terão a ‘ajuda’ de tecnologia híbrida, que vai ser produzida por uma companhia alemã, Compact Dynamics, que por acaso também é responsável pelo MGU utilizado na Fórmula 1.

A transmissão também vai ter diferenças e de acordo com o AutoSport PT, os Rally1 passam a ter uma caixa de cinco velocidades. Também os carros vão deixar de ter diferencial central. Quanto às suspensões, estas terão um curso reduzido, o que na minha opinião pode influenciar em ralis mais duros, como o México ou até Portugal. Mas, suspensões de rali são sempre muito resistentes.

Quanto à pirâmide, já sabemos que os Rally1 vão ser o topo, com a FIA a garantir que o desempenho deve ser semelhante aos WRC. Nos Rally3, o orçamento foi reduzido, passando a ser de 100.000€. Esta categoria pretende aproveitar os antigos carros R2, colocar-lhes um diferencial e terem tração às quatro rodas. Uma boa oportunidade para os gentleman drivers, ou até para os mais jovens. Nos Rally4, já conhecemos alguns pretendentes a melhor carro. Já se lançou o Peugeot 208 Rally4, que irá estrear-se na Peugeot Rally Cup Ibérica. Também a Ford já apresentou o seu pretendente, o Ford Fiesta Rally4. Na base da pirâmide ficam o Rally5, mais conhecidos por serem os atuais R1, que oferecem cerca de 150cv com motores um litro turbo, ou atmosféricos até 1400cc.

Na categoria Rally4 já temos dois pretendentes: O Peugeot 208 Rally4 (capa) e o Ford Fiesta Rally4
Fonte: M-Sport

A entrada numa nova era está próxima, e estas regras gerais antevêem que a espetacularidade do Campeonato do Mundo de Ralis continue. Mal podemos esperar por esta pandemia acabar e podermos ir para a estrada ‘ver os carros passar’.

Foto De Capa: Peugeot Sport

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa do mercado de janeiro? Manchester United em negociações para garantir avançado a entrar em final de contrato com o Auxerre

O Manchester United encontra-se em negociações para garantir a contratação de Lassine Sinayoko, jogador que representa o Auxerre.

Fredrik Aursnes empata encontro no Estádio Municipal de Braga com um golaço

O Braga defronta o Benfica na 16.ª jornada da Primeira Liga. Fredrik Aursnes restabeleceu a igualdade ao minuto 53'.

Sporting x Rio Ave: eis os onzes iniciais para o encontro da Primeira Liga

O Sporting e o Rio Ave enfrentam-se durante a noite deste domingo, em jogo da 16.ª jornada da Primeira Liga.

João Cancelo com futuro definido no Al Hilal e notícias não são positivas

João Cancelo esteve grande parte dos últimos três meses lesionado e não deve voltar a ser inscrito na Liga Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar restabelece igualdade no Braga x Benfica através de grande penalidade

O Braga defronta o Benfica na 16.ª jornada da Primeira Liga. Rodrigo Zalazar igualou o encontro ao minuto 38'.

Al Rayyan de Artur Jorge travado na Liga do Catar

O Al Rayyan foi ao terreno do Al Arabi empatar a duas bolas durante este domingo, em jogo da 11.ª jornada da Liga do Catar.

Nicolás Otamendi coloca Benfica em vantagem no Estádio Municipal de Braga

O Braga defronta o Benfica na 16.ª jornada da Primeira Liga. Nicolás Otamendi abriu o ativo para os encarnados ao minuto 29'.