Ott Tänak vence Rali do Ártico no Reino do Gelo

    Kalle Rovanperä, (prodígio de 20 anos), ao volante do Toyota Yaris WRC, terminou rali em segundo lugar (venceu-o no passado, quando a prova pontuava somente para o campeonato finlandês) a 17,5 segundos do estónio da Hyundai. Carregava consigo um fardo enquanto muitos o consideravam o vencedor do Rali do Ártico. Derrotou Thierry Neuville, que exercia uma pressão enorme sobre si, numa intensa luta pelo segundo lugar do pódio. O esforço de Rovanperä na fase final foi suficiente para a vitória e eleva o jovem de 20 anos à liderança do campeonato mundial.

    Em declarações na conferência de imprensa pós-evento organizada pela FIA: “Estávamos apenas a tentar ser o mais rápidos possível o tempo todo. Mas eu lutava com o carro o fim de semana inteiro, não estava perfeito. Mas ainda foi um bom fim de semana.”

    Thierry Neuville ficou, novamente, em terceiro lugar. Posição que já tinha conseguido no Rali de Monte Carlo que abriu a temporada. Teve uma prestação concisa, incrível.

    Ainda assim, um aspeto que prejudicou a sua prestação foi a falha de comunicação com o co-piloto Martijn Wydaeghe. Neuville refere problemas de comunicação, em declarações na conferência de imprensa pós-evento organizada pela FIA: “Temos uma comunicação diferente dentro do carro. Martijn fala francês e sua língua nativa é flamenga. É difícil conseguir a conversa certa mas, no final, a equipa fez um trabalho incrível”.

    Craig Breen (Hyundai Motorsport) conseguiu aproximar-se do vencedor do rali numa fase inicial mas perdeu essa vantagem. Breen e Elfyn Evans (Toyota) estavam envolvidos numa luta igualmente acesa antes da Powerstage, com Breen apenas 3,6s à frente de Evans em quarto lugar geral. Mas depois de perder 6,5 segundos no penúltimo teste, Breen respondeu e bateu Evans por 5,2 segundos, estabelecendo o segundo melhor tempo da Powerstage para garantir o quarto lugar geral.

    Takamoto Katsuta (Toyota), terminou em sexto após um muito bom desempenho, terminando 1,2 segundos à frente de Oliver Solberg (Hyundai Motorsport). Um erro final na Powerstage, um segundo de atraso, retirou a vantagem de Solberg sobre o japonês.

    Esta seria a prova para definir o melhor de uma geração já que Oliver Solberg e Rovanpera competiam pela primeira vez, pelo pódio, no WRC. E eles são, sem dúvida, o futuro do Campeonato Mundial de Ralis.

    Quem é mais rápido? Rovanperä ou Solberg? No final, o finlandês seria o mais rápido na competição.

    Acerca dos dois jovens promissores, o chefe da Hyundai destacou a vantagem de pontos do piloto da Toyota. Em declarações ao Dirtfish, Adamo referiu: “Ter jovens como Kalle a liderar o campeonato, mesmo que ele esteja a pilotar pela Toyota, e Oliver é bom porque eu acho que precisamos dos jovens para atrair a geração jovem no rali e manter o futuro do rali vivo.”

    Na sua estreia no WRC, Oliver Solberg, que carrega consigo o legado de Peter Solberg, perdeu bastante tempo num pião na primeira classificativa. No segundo dia, o jovem de 19 anos apresentava uma prestação fabulosa, ficando surpreendido com o facto de ter estabelecido o quarto tempo mais rápido, sendo que era apenas a sua segunda etapa num carro de Rali do Mundo. Em declarações ao DirtFish: “Foi incrível, eu mesmo fiquei muito chocado para ser honesto.” Terminou na sétima posição, perdendo um lugar acima por uma falha que lhe roubou um segundo de vantagem.

    Suninen (Ford Fiesta WRC) estava envolvido numa disputa pelo sexto lugar com Solberg, Katsuta e Ogier. Lamentou a falta de desempenho a nível de velocidade do seu Fiesta WRC. Foi o oitavo classificado após ter perdido vantagem.

    O fim de semana de Ogier (Toyota) foi catastrófico. Condições mais quentes do que o suposto, dificultaram a sua prestação, deixando-o na nona posição após a primeira mão e, consequentemente, em uma posição desagradável na estrada durante toda a competição.

    Num incidente, Ogier perdeu a retaguarda na curva anterior, o que o colocou fora de linha para um lado esquerdo mais apertado, acabando por ficar preso na neve. A par com Julien Ingrassia, desenterraram o carro, mas perderam todas as esperanças por pontos.

    Somando o Rali do Ártico à sua prestação em Monte Carlo (quarto lugar), o finlandês Kalle Rovanperä passou para o topo da classificação de pilotos, com 35 pontos. São mais quatro do que Thierry Neuville e mais oito do que Sébastien Ogier (Toyota).

    A próxima ronda é, igualmente, uma novidade no calendário. O Rali da Croácia tem lugar entre 22 e 25 de abril.

    Foto de Capa: WRC

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    Helena Escaleira
    Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.