📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rali da Turquia: Evans vence e conquista liderança do Mundial

- Advertisement -

Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) venceu a 5ª ronda do Mundial de 2020, Rali da Turquia, conquistando a sua segunda vitória do ano. O primeiro triunfo foi em fevereiro, na Suécia, ainda antes da interrupção provocada pela pandemia da Covid-19. Agora, aproveitando a saída do companheiro de equipa Sébastien Ogier, que levava consigo a liderança do campeonato, passou para o comando da classificação de pilotos.

O piloto galês assegurou a vitória logo no 3.º dia do rali, que cumpriu sem peripécias, ao contrário de Ogier. A realidade é que Evans chegou à Turquia com nove pontos atrás de Ogier e saiu com 18 pontos à frente, depois de combinar os 25 pontos da vitória com os dois de bónus pela 4.º melhor tempo na Power Stage.

Desta forma, o galês posiciona-se bastante bem na luta pelo campeonato, sendo que faltam apenas dois ralis para o final do campeonato. Há 60 pontos em jogo, na próxima prova, na Sardenha, Evans vai ter dificuldades devido à ordem de partida.

Thierry Neuville (Hyundai I20 Coupé WRC) fica com o segundo lugar em mãos. O piloto venceu a PowerStage e recuperarou 23 pontos a Ogier. Contudo, os 32 pontos de atraso para Evans são, dificilmente recuperáveis no Mundial.

Depois de um primeiro dia controverso, liderava a prova de forma satisfatória, mas na nona especial um furo estragou-lhe todos os planos de vitória. Não obstante, o belga Neuville foi indiscutivelmente o piloto mais rápido do fim de semana, vencendo sete das 12 especiais e com liderança em duas ocasiões distintas.

Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai I20 Coupé WRC) têm o seu lugar no pódio. Estiveram na luta pelo segundo lugar e tiveram uma muito boa prestação.

O quarto classificado Kalle Rovanperä (Toyota Yaris WRC), depois de terem rodado quase toda a prova na quinta posição. Subiram com o abandono de Ogier. Um rali regular, numa prova que como se percebeu, foi de sobrevivência para todos. A subida de posição (após uma prestação que rondou o quinto lugar) foi consequência do abandono de Ogier.

Sebastien Ogier lutava pelo segundo lugar, já que o triunfo estava “em teoria” entregue a Neuville. No entanto, Ogier desistiu, estava ele em terceiro lugr, a duas especiais do fim, com problemas complexos ao nível do motor.

Ott Tänak, em Hyundai i20 Coupé WRC, que não somou mais pontos da etapa turca do Mundial, após ‘saída de cena’ no 2.º dia de ação, devido a falha na direção.

Os pontos conquistados por Evans e pelo jovem finlandês permitiram à Toyota Gazoo Racing o aumento da liderança do campeonato de fabricantes para nove pontos sobre a Hyundai Motorsport.

O campeonato tem seguimento em Sardenha onde Evans não vai ter vida fácil, pois “sai na frente num dos piores ralis do ano para o fazer”. Porém, a vantagem que tem pode beneficiar muito o piloto. Seja como for, ainda nada está cem por cento definido e ainda há muito kilómetro a percorrer. É já no próximo mês a sexta e penúltima rodada. O Rally Italia Sardegna tem lugar de 8 a 11 de outubro.

Foto de capa: WRC

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antonio Conte e o reencontro com José Mourinho: «Será um prazer voltar a vê-lo e dar-lhe um abraço»

Antonio Conte fez a antevisão do Benfica x Nápoles. Jogo da sexta jornada da fase de liga da Champions League no Estádio da Luz.

David Neres aponta culpas a Roger Schmidt pela saída do Benfica: «O treinador já não contava tanto comigo e facilitou a transferência»

David Neres fez a antevisão do Benfica x Nápoles. Jogo da sexta jornada da fase de liga da Champions League no Estádio da Luz.

Ricardo Mangas aplaude exibição do Sporting: «Demonstrámos aquilo que somos, bicampeões nacionais»

Ricardo Mangas analisou a derrota do Sporting frente ao Bayern Munique. Lateral português estreou-se na Champions League.

Antonio Conte e um Nápoles em crescimento antes do Benfica: «Conseguir estes resultados significa que crescemos muito e de forma notável»

Antonio Conte fez a antevisão do Benfica x Nápoles. Jogo da sexta jornada da fase de liga da Champions League no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos atento ao universo Benfica: médio no pavilhão para ver o futsal

Richard Ríos continua atento aos jogos do Benfica. Médio presente no pavilhão para assistir ao Benfica x Braga da Primeira Liga de Futsal.

Rui Borges promoveu 1 estreia na Champions League na derrota do Sporting em casa do Bayern Munique

Ricardo Mangas estreou-se na Champions League na carreira. Estreia do lateral na derrota do Sporting contra o Bayern Munique.

Vincent Kompany e saída de Raphael Guerreiro para o Benfica: «Não presto atenção aos rumores. É uma parte importante da nossa equipa»

Vincent Kompany analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.