Rali da Turquia: Evans vence e conquista liderança do Mundial

- Advertisement -

Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) venceu a 5ª ronda do Mundial de 2020, Rali da Turquia, conquistando a sua segunda vitória do ano. O primeiro triunfo foi em fevereiro, na Suécia, ainda antes da interrupção provocada pela pandemia da Covid-19. Agora, aproveitando a saída do companheiro de equipa Sébastien Ogier, que levava consigo a liderança do campeonato, passou para o comando da classificação de pilotos.

O piloto galês assegurou a vitória logo no 3.º dia do rali, que cumpriu sem peripécias, ao contrário de Ogier. A realidade é que Evans chegou à Turquia com nove pontos atrás de Ogier e saiu com 18 pontos à frente, depois de combinar os 25 pontos da vitória com os dois de bónus pela 4.º melhor tempo na Power Stage.

Desta forma, o galês posiciona-se bastante bem na luta pelo campeonato, sendo que faltam apenas dois ralis para o final do campeonato. Há 60 pontos em jogo, na próxima prova, na Sardenha, Evans vai ter dificuldades devido à ordem de partida.

Thierry Neuville (Hyundai I20 Coupé WRC) fica com o segundo lugar em mãos. O piloto venceu a PowerStage e recuperarou 23 pontos a Ogier. Contudo, os 32 pontos de atraso para Evans são, dificilmente recuperáveis no Mundial.

Depois de um primeiro dia controverso, liderava a prova de forma satisfatória, mas na nona especial um furo estragou-lhe todos os planos de vitória. Não obstante, o belga Neuville foi indiscutivelmente o piloto mais rápido do fim de semana, vencendo sete das 12 especiais e com liderança em duas ocasiões distintas.

Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai I20 Coupé WRC) têm o seu lugar no pódio. Estiveram na luta pelo segundo lugar e tiveram uma muito boa prestação.

O quarto classificado Kalle Rovanperä (Toyota Yaris WRC), depois de terem rodado quase toda a prova na quinta posição. Subiram com o abandono de Ogier. Um rali regular, numa prova que como se percebeu, foi de sobrevivência para todos. A subida de posição (após uma prestação que rondou o quinto lugar) foi consequência do abandono de Ogier.

Sebastien Ogier lutava pelo segundo lugar, já que o triunfo estava “em teoria” entregue a Neuville. No entanto, Ogier desistiu, estava ele em terceiro lugr, a duas especiais do fim, com problemas complexos ao nível do motor.

Ott Tänak, em Hyundai i20 Coupé WRC, que não somou mais pontos da etapa turca do Mundial, após ‘saída de cena’ no 2.º dia de ação, devido a falha na direção.

Os pontos conquistados por Evans e pelo jovem finlandês permitiram à Toyota Gazoo Racing o aumento da liderança do campeonato de fabricantes para nove pontos sobre a Hyundai Motorsport.

O campeonato tem seguimento em Sardenha onde Evans não vai ter vida fácil, pois “sai na frente num dos piores ralis do ano para o fazer”. Porém, a vantagem que tem pode beneficiar muito o piloto. Seja como for, ainda nada está cem por cento definido e ainda há muito kilómetro a percorrer. É já no próximo mês a sexta e penúltima rodada. O Rally Italia Sardegna tem lugar de 8 a 11 de outubro.

Foto de capa: WRC

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC vê recurso rejeitado e tem baixa de peso confirmada para o duelo contra o Benfica

Alioune Ndoye é baixa confirmada para o Benfica x Vitória SC. Avançado cumpre suspensão e recurso foi rejeitado.

Arouca já tem favorito a suceder a Vasco Seabra no comando técnico

O Arouca prepara a sucessão a Vasco Seabra, que está a caminho do Rio Ave. Armando Evangelista é o escolhido.

Brian Riemer: «Portugal teve um grande selecionador que foi Roberto Martínez e agora tem outro grande treinador

Brian Riemer fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Imprensa catalã reage ao triunfo de Portugal: «Portugal e Cancelo sabem golear sem Cristiano Ronaldo»

A vitória de Portugal contra a Dinamarca por quatro bolas a duas está a ser alvo de análise por parte da imprensa internacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus 1-0 Cristiano Ronaldo: Tendência para manter? Ou princípio do fim da polémica?

Portugal foi ao terreno da Dinamarca vencer por quatro bolas a duas, num encontro a contar para a Liga das Nações.

Renato Veiga: «Cristiano Ronaldo? Não posso falar sobre o assunto, deram-me indicações que não posso falar disso»

Renato Veiga fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Nuno Mendes: «Estou a gostar muito de trabalhar com Jorge Jesus»

Nuno Mendes fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.