Henry Cejudo finaliza Moraes e é duplo ou… triplo campeão

- Advertisement -

No UFC 238 Henry Cejudo sagrou-se novo campeão de peso-galo ao vencer Marlon Moraes por KO técnico, e Valentina Shevchenko nocauteou de forma impressionante Jessica Eye. A batalha entre Tony Ferguson e Donald Cerrone terminou de forma intrigante e foi considerada Luta da Noite. Cejudo e Shevchenko receberam o prémio de Performance da Noite. 

O combate principal da noite foi entre Henry Cejudo e Marlon Moraes, pelo título de peso-galo. Cejudo é o atual campeão de peso-mosca, e subiu uma categoria para tentar aquilo que só três atletas, à data, tinham conseguido: ser simultaneamente campeão em duas divisões de peso diferentes. 

Depois de destronar Demetrious Johnson (que vinha de 11 defesas de título consecutivas) Cejudo tornou-se no campeão de peso-mosca. Aceitou o desafio de TJ Dillashaw e cumpriu a sua primeira defesa de título, ao nocautear o americano em apenas 32 segundos. Agora queria um novo desafio para a carreira e subiu para o peso-galo para enfrentar o principal candidato Marlon Moraes. 

O brasileiro vinha de quatro vitórias consecutivas, sendo que as últimas três foram finalizações. Moraes possui um estilo difícil para Cejudo. Tem um muay-thai muito forte, consegue gerir bem a distância e podia tirar partido da elevada diferença de envergadura. 

Na primeira ronda Marlon Moraes esteve muito composto. Não permitiu que Cejudo encurta-se a distância, lançou vários socos fortes e longos. Causou muitos danos com os pontapés às pernas de Cejudo, que até iam para trás com a força. O campeão do peso-mosca apenas recuava e não conseguia entrar em zona de strike. 

Até meio da segunda ronda vimos um pouco mais do mesmo. Mas depois de cair com um pontapé na perna, Cejudo entendeu que a resistência de Moraes já não estava a mesma. Começou a encurtar distância e a pressionar imenso, lançando vários golpes, muito precisos e fortes que abanaram o seu adversário. Conseguiu, também, ficar no corpo a corpo com Moraes e lançar imensos joelhos ao corpo e à cabeça. 

Na terceira ronda Cejudo quis terminar o que começou no segundo round. Entrou a pressionar e a manter-se perto de Moraes e a acertar vários golpes fortes e precisos. A certa altura consegue agarrar na cabeça do adversário e procura a submissão anaconda. Com isso levou o combate para o chão e foi trabalhando até conseguir ficar em pé e finalizar o combate através de ground and pound. 

Há que destacar a fantástica carreira de Henry Cejudo. Tornou-se campeão em duas divisões de peso diferentes, e ainda possui uma medalha de ouro de wrestling nos Jogos Olímpicos de 2008.

Henry Cejudo segura os dois títulos do UFC e a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos
Fonte: UFC

No final do combate Cejudo nomeou uma lista de adversários que quer enfrentar no peso-galo: Dominick Cruz, Cody Garbrandt e Uriah Faber. Ainda referiu que planeia lutar pelo título do peso-pena. Planos interessantes para a carreira do americano.

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.

A “Muralha do Dragão” garante, mais uma vez, um pleno equilíbrio | FC Porto 1-1 Sporting

Sporting e FC Porto entraram em campo plenamente conscientes do peso do adversário e isso traduziu-se num encontro de cautelas