Publicidade

Nick Newell: Sonhar para fazer a diferença

João Pedro Chitas · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Nick Newell. Não, este não é o nome do próximo adversário de Conor McGregor (pelo menos para já. Nick, nem sequer está, ainda, no leque de atletas que integra o UFC, mas Nick é a prova de que nunca se deve abdicar de um sonho sem dar e sem ir à luta.

Atualmente com 32 anos, Nick é um alteta de MMA singular e invulgar. Desde logo, porque nasceu com uma amputação congénita no antebraço esquerdo. Não, não leram mal, Nick é um atleta de mma, um desporto que integra vertentes de combate em pé e no chão, um desporto de muito e intenso contacto.

O alteta norte-americano tem um background em wrestling, não sendo por isso de estranhar que a maioria das suas vitórias tenham sido por submissão, mas já la vamos. 

Nick (direita) disputou o título com Justin Gaethje
Fonte: WSOF

Esta semana soube-se que Nick terá a possibilidade de conquistar um contrato com a maior promotora de eventos de mma, a organização UFC.  Poderão pensar que se trata apenas de mais uma manobra de marketing – como a inclusão de CM Punk – ao colocar um atleta com uma incapacidade física evidente a competir com os mais preparados atletas do mundo da mma. No entanto, e se olharmos por breves instantes para o seu percurso, teremos poucas dificuldades em colocar um firme ponto final neste nosso preconceito. 

Como disse, o record de Nick fala por si: 16 vitórias (sendo que 11 delas foram obtidas por submissão) e apenas uma derrota na carreira. Em 2012 tornou-se campeão na organização Xtreme Fighting Championships (XFC) e no ano seguinte assinou contrato com a World Series of Fighting (WSOF). Em 2014, a primeira e única derrota da carreira frente ao então campeão e agora estrela do UFC, Justin Gaethje. Aliás, e de acordo com uma notícia da ESPN, Justin terá sugerido o nome de Nick aos responsáveis do UFC.

Nick Newell na pesagem
Fonte: WSOF

Esta é a oportunidade pela qual Nick tanto esperou e lutou. Primeiro, foi a luta contra o preconceito e desconfiança. Depois, o mais fácil, lutar contra os seus adversários e provar no octógono que tinha condições para estar à altura dos seus sonhos.

Este verão, Nick estará presente numa série de combates em Las Vegas, sendo que Dana White e os responsáveis do UFC irão atribuir pelo menos um contrato a um dos atletas no cartaz. “I want to thank Dana White, Sean Shelby and Mick Maynard for believing in me and giving me a shot (…) I still have to go out there and deliver. I’m grateful for the opportunity” referiu Nick a Ariel Helwani, do MMA Fighting.

Nick terá de lutar, como sempre fez, pelo seu sonho. A entrada no UFC não será certamente fácil, uma vez que o nível competitivo é bastante superior em comparação com as organizações nas quais Nick teve a oportunidade de lutar. Se isso será suficiente para travar o seu sonho? Olhando para o seu percurso, tenho dúvidas.

Quem está com ele?

Nota: As múltiplas referências ao nome Nick foram utilizadas pelo autor como forma de homenagem.

Foto de Capa: WSOF

João Pedro Chitas

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.