Publicidade

O problema do booking da WWE

Afonso Viana Santos · 6 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

No dia 26 da última semana, foram apontadas muitas críticas à WWE por ter produzido, na opinião de muitos, o pior Monday Night Raw de sempre. Embora possa parecer exagerado, a verdade é que foi um episódio aborrecido, previsível, e que nada acrescentou às storylines em curso. Infelizmente, tem sido assim nos últimos meses.

E isto é preocupante para algo que se intitula como “entretenimento”. Aquele que é o principal programa semanal da WWE não é considerado must-see TV, e dá a sensação de que apenas vale a pena ver o PPV’s na Network.

Entretanto, o SmakDown tem apresentado bons programas, com histórias melhor contadas, e com um melhor aproveitamento dos lutadores (mesmo não sendo perfeito). No entanto, não está isento de críticas e continua longe (tal como o Raw) de ser algo que prenda os espectadores aos ecrãs.

Tudo isto leva-nos a uma pergunta inquietante: Que factos levam a WWE a produzir programas banais, e às vezes muito maus, todas as semanas?

Insistência em part-timers

Fonte: WWE

Não é de agora, mas ultimamente parece que a WWE insiste na velha fórmula de trazer de volta part-timers para vender um combate e até um evento.

O principal caso disto é, obviamente, Brock Lesnar. Desde o seu regresso em 2012 que tem direito a uma agenda folgada, aparecendo apenas nos principais eventos do ano e no Raw que antecede os seus combates. E o pior é que o faz muitas vezes enquanto campeão.

Este é um dos principais problemas do RAW: não ter um campeão mundial presente. Mas a WWE parece não entender isso. O facto de o campeão Universal estar mais vezes de folga do que em trabalho tira imenso interesse ao programa e é uma das razões que levam os fãs a não se darem ao trabalho de o ver.

No entanto, há outros casos, tal como Goldberg. Antes da Wrestlemania 32, ele era a principal estrela a caminho do evento. Regressou antes do Survivor Series, participou no Royal Rumble, ganhou o título no Fastlane e perdeu-o na Wrestlemania. Facto interessante: durante o seu regresso, a participação de Goldberg em combates durou menos de 10 minutos. No entanto, teve imensa exposição, foi bem pago, mas o seu regresso acabou por não acrescentar muito ao produto.

E depois há os casos (já habituais) de Triple H, Undertaker, Kane. Até Shawn Michaels voltou recentemente para demonstrar que ainda tinha algo a dar.

No entanto, raramente estes lutadores ajudam a criar uma nova estrela na companhia; só regressam para dar mais exposição aos eventos e combates em que participam. Para mim, este é o principal problema da excessiva utilização de part-timers.

Heel-turns sem sentido

Fonte: WWE

Este ano tem sido propício a heel-turns que têm deixado muito a desejar. Momentos em que lutadores adorados pelo povo decidem virar-lhes as costas e deixam de olhar a meios para atingir os seu objectivos. Quando é bem feito os resultados podem surpreender, mas não tem sido o caso.

Para além de Daniel Bryan, o caso mais chocante terá sido o de Shinsuke Nakamura. Raramente ao longo da sua carreira, ele fora o vilão numa rivalidade. E, apesar de ter cumprido bem o seu papel, os fãs já estão outra vez desesperados para o apoiar e cantarem a sua música de entrada.

O outro caso relevante é o de Becky Lynch. Após muito tempo a ser deixada de parte no que tocava ao SmackDown Women’s Championship, conseguiu a sua oportunidade no Summerslam. Mas Charlotte intrometeu-se no combate e acabou mesmo por ganhar o título.

O passo lógico seria tornar Charlotte a vilã. Ela tirou a oportunidade à melhor amiga de ganhar o título e quando Lynch a atacou após o combate os fãs enlouqueceram porque a entendiam e apoiavam essa decisão.

É verdade que Lynch acabou por ganhar o título e tornar-se uma das principais Superstars de todo o roster, enquanto heel. Mas isso só aconteceu devido ao extraordinário apoio demonstrado pelo público, que sente que este reinado é mais do que merecido e irá apoiá-la até ao fim.

Isto são só alguns exemplos de heel-turns que falharam redondamente e que acabaram por tornar o lutador em questão ainda mais popular entre os fãs. Enquanto que o objectivo deveria ser exactamente o contrário.

O azar das lesões

Fonte: WWE

Uma das razões para a má qualidade do Raw da última semana foi a falta de nomes de topo. O evento andou todo à volta de lutadores, ou com algo a provar, ou que não tenham o apoio dos fãs. O principal motivo disto foi o afastamento repentino de Roman Reigns e Braun Strowman.

Roman Reigns é o caso mais sério. O seu surto de leucemia surpreendeu tudo e todos e, apesar de ter feito recentemente uma aparição num jogo de futebol americano, não se sabe se pode de todo voltar a lutar.

É óbvio que a sua saúde é o mais importante, mas esta interferiu e muito com os planos da WWE. Após finalmente ter ganho o Título Universal, teve de o abdicar e deixou um enorme vazio na empresa. Vazio esse que parece longe de estar preenchido.

Estando os outros membros dos The Shield em rivalidade, a opção mais sensata para tomar o lugar de Reigns seria Braun Strowman. Mas uma lesão no cotovelo e aparentemente algum heat entre colegas puseram um travão a esta ideia.

Deste modo, dá a sensação que a WWE não pretende preencher o vazio deixado por Reigns, preferindo esperar pela recuperação de Strowman para voltar a produzir conteúdo que valha a pena ver.

A WWE pode ter culpa de muitas coisas. Mas lesões é algo que não pode ser previsto e até neste ponto a empresa tem tido muito azar.

A justificação

Fonte: WWE

A WWE produz semanalmente cinco horas de conteúdo ao vivo (excluindo PPV’s). Esta quantidade de horas é abominável e são muito poucos os fãs que as desfrutam na totalidade. A verdade é que a WWE acaba por pôr imensa pressão sobre si mesma, pois preencher tantas horas com wrestling que valha a pena ver é dificílimo, para não dizer impossível.

Mas não é só a duração dos programas que tem influência. Todo o processo de alugar arenas, montar toda a produção necessária e desmontar tudo assim que o programa acaba é do outro mundo, e a WWE acaba por fazer este processo mais de 100 vezes ao longo do ano! Ora com todas as complicações que isto pode acrescentar, não é de surpreender que o booking e a criatividade de cada programa tenham qualidades muito abaixo do esperado.

Outro problema é tudo o que a WWE promove. Desde outros programas semanais como o NXT e o Mixed Match Challenge, aos próximos eventos como o TLC ou ao RAW e SmackDown da semana seguinte e até a campanhas de solidariedade chegam a promover quatro e cinco coisas ao longo dum programa, o que por sua vez leva a um descontrole criativo.

Finalmente, não nos podemos esquecer de todas as finanças, recursos humanos e scouting que uma empresa como esta necessita. Trata-se de uma empresa multimilionária, com receitas que aumentam de ano para ano. Perante isto, penso que Vince McMahon não acredita estar a fazer algo de errado, uma vez que a WWE está a facturar como nunca. Deste modo, é normal que a criatividade do booking seja negligenciada, uma vez que foi com essas ideias qua a WWE chegou onde está hoje, logo é compreensível que não altere o seu modo de produzir a programação.

Na minha opinião, resta-nos aguardar por algo melhor, mas não será certamente a ira dos fãs que levará a alterações significativas. A WWE, e sobretudo o seu dono, operam deste modo há anos, e isso raramente lhes trouxe problemas, por isso é de esperar que assim continuem. No entanto, a época da Wrestlemania está ao virar da esquina, e é nessa altura que assistir ao Raw e ao SmackDown começa a valer a pena.

Foto de Capa: WWE

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Afonso Viana Santos

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.