Biatlo a caminho da normalidade

- Advertisement -

No início deste ano, o Biatlo foi abalado por um escândalo de grandes proporções: uma investigação policial descobriu que o Presidente da Internation Biathlon Uninon (IBU), Anders Besseberg, e a sua Secretária-Geral tinham recebido subornos russos (num valor a rondar os 300.000 dólares) para abafar casos de doping, revelando um caso de corrupção ao mais alto nível na instituição que gere o desporto.

Tendo em conta os problemas recentes com a Rússia que os Relatórios McLaren expuseram, o Comité Olímpico Internacional (IOC) não deixou passar em branco o tema e suspendeu todos os pagamentos à IBU até serem cumpridos os requisitos de salubridade moral exigidos. A IBU também reagiu prontamente, demitindo os dois executivos em questão, criando um código de ética e marcando novas eleições.

Olle Dahlin (esq.) tem a tarefa de reconquistar a credibilidade do biatlo
Fonte: IBU

Em setembro, uma nova direção foi eleita, tendo o sueco Olle Dahlin assumido a presidência, derrotando uma candidata letã mais próxima da Rússia. Com este resultado, manteve-se a linha de resposta aos casos de doping russos, com a Federação deste país a manter-se suspensa da IBU. O novo Presidente já esclareceu que esta situação só se alterará se a Rússia cumprir um elenco de critérios de transparência e ética que serão discutidos numa visita a Moscovo a decorrer brevemente.

Entretanto, a credibilidade da organização começa a ser reconstruída e, após uma recente reunião de trabalho entre os Presidentes da IBU e do IOC, esta última decidiu levantar as sanções que tinha interposto, citando as melhorias nas áreas da ética e do combate anti-doping.

Resta esperar pelos próximos desenvolvimentos, mas as indicações são boas e de que, não tarda, o Biatlo poderá voltar a focar-se no que mais interessa, o desporto.

Foto de Capa: IBU

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Andoni Iraola e a saída do Bournermouth: «A decisão não teve nada a ver com nenhum outro clube»

Andoni Iraola, anunciou esta semana a saída do Bournermouth no final da época. O treinador afirmou que a saída não está relacionada com o interesse de outros clubes.

Paços de Ferreira agarra-se ao “talismã” Capital do Móvel: eis o registo caseiro recente

O Paços de Ferreira reforça a luta pela manutenção na Segunda Liga apoiado ao rendimento caseiro na reta final da temporada.

Nuno Borges derrotado nos quartos de final do torneio ATP 500 de Barcelona

Nuno Borges foi eliminado nos quartos de final do ATP 500 de Barcelona ao perder com o sérvio Hamad Medjedovic com os parciais de 7-6 e 6-2.

Marie-Louise Eta confessa desejo: «Seria ótimo se as questões de género desaparecessem»

Marie-Louise Eta assumiu a liderança técnica do Union Berlin e tornou-se na primeira mulher a treinar um clube da Bundesliga.

PUB

Mais Artigos Populares

Moisés Caicedo renova contrato com o Chelsea

Moisés Caicedo assinou um novo contrato com o Chelsea até 2033. O médio equatoriano tinha contrato até 2031, mas ambas as partes decidiram prolongar por mais dois anos.

Aurelio De Laurentiis apresenta ideias sobre o que precisa mudar no futebol mundial

Aurelio De Laurentiis, proprietário do Nápoles, apresentou propostas para transformar o futebol moderno e agitar o futebol mundial.

Onde ver o FC Porto x Tondela entre a luta pelo título e a manutenção da Primeira Liga?

O FC Porto recebe o Tondela na 30.ª jornada da Primeira Liga. Jogo realiza-se imediatamente a seguir ao Dérbi de Lisboa.