Biatlo a caminho da normalidade

- Advertisement -

No início deste ano, o Biatlo foi abalado por um escândalo de grandes proporções: uma investigação policial descobriu que o Presidente da Internation Biathlon Uninon (IBU), Anders Besseberg, e a sua Secretária-Geral tinham recebido subornos russos (num valor a rondar os 300.000 dólares) para abafar casos de doping, revelando um caso de corrupção ao mais alto nível na instituição que gere o desporto.

Tendo em conta os problemas recentes com a Rússia que os Relatórios McLaren expuseram, o Comité Olímpico Internacional (IOC) não deixou passar em branco o tema e suspendeu todos os pagamentos à IBU até serem cumpridos os requisitos de salubridade moral exigidos. A IBU também reagiu prontamente, demitindo os dois executivos em questão, criando um código de ética e marcando novas eleições.

Olle Dahlin (esq.) tem a tarefa de reconquistar a credibilidade do biatlo
Fonte: IBU

Em setembro, uma nova direção foi eleita, tendo o sueco Olle Dahlin assumido a presidência, derrotando uma candidata letã mais próxima da Rússia. Com este resultado, manteve-se a linha de resposta aos casos de doping russos, com a Federação deste país a manter-se suspensa da IBU. O novo Presidente já esclareceu que esta situação só se alterará se a Rússia cumprir um elenco de critérios de transparência e ética que serão discutidos numa visita a Moscovo a decorrer brevemente.

Entretanto, a credibilidade da organização começa a ser reconstruída e, após uma recente reunião de trabalho entre os Presidentes da IBU e do IOC, esta última decidiu levantar as sanções que tinha interposto, citando as melhorias nas áreas da ética e do combate anti-doping.

Resta esperar pelos próximos desenvolvimentos, mas as indicações são boas e de que, não tarda, o Biatlo poderá voltar a focar-se no que mais interessa, o desporto.

Foto de Capa: IBU

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Alerta vermelho: Tottenham encerra jornada da Premier League em zona de despromoção pela 1ª vez na temporada e está em apuros

O Tottenham terminou a 32.ª jornada da Premier League em zona de despromoção. Tal situação sucede-se pela primeira vez na época.

Benfica x Nacional da Madeira: eis os onzes iniciais

Benfica e Nacional da Madeira vão a jogo a partir das 18 horas deste domingo, num encontro da 29.ª jornada da Primeira Liga.

Marítimo está a apenas 1 ponto de confirmar o regresso à Primeira Liga

Dos cinco da frente, só o Marítimo venceu nesta jornada. Madeirenses estão muito perto de confirmar regresso à Primeira Liga.

Sporting volta aos treinos depois da vitória contra o Estrela da Amadora e vai ter folga a 2 dias do jogo contra o Arsenal...

O Sporting treinou este domingo, no dia seguinte ao triunfo diante do Estrela da Amadora. Leões preparam confronto contra o Arsenal.

PUB

Mais Artigos Populares

Drama na Segunda Liga: Marítimo vence Portimonense com golo aos 90+11′

O Marítimo venceu o Portimonense por 1-0 na jornada 29 da Segunda Liga. Simo Bouzaidi marcou o golo decisivo aos 90+11 minutos.

Nottingham Forest de Vítor Pereira empata antes de receber FC Porto e Tottenham perde na estreia de Roberto De Zerbi: eis os primeiros resultados...

O Nottingham Forest de Vítor Pereira empatou com o Aston Villa e ganhou um ponto ao Tottenham. Spurs perderam na estreia de Roberto De Zerbi.

Antonín Kinsky volta à titularidade no Tottenham depois do pesadelo em Madrid na estreia de Roberto De Zerbi

Antonín Kinsky foi lançado a titular por Roberto De Zerbi no Sunderland x Tottenham. Guarda-redes não jogava desde o duelo contra o Atlético Madrid.