📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Biatlo a caminho da normalidade

- Advertisement -

No início deste ano, o Biatlo foi abalado por um escândalo de grandes proporções: uma investigação policial descobriu que o Presidente da Internation Biathlon Uninon (IBU), Anders Besseberg, e a sua Secretária-Geral tinham recebido subornos russos (num valor a rondar os 300.000 dólares) para abafar casos de doping, revelando um caso de corrupção ao mais alto nível na instituição que gere o desporto.

Tendo em conta os problemas recentes com a Rússia que os Relatórios McLaren expuseram, o Comité Olímpico Internacional (IOC) não deixou passar em branco o tema e suspendeu todos os pagamentos à IBU até serem cumpridos os requisitos de salubridade moral exigidos. A IBU também reagiu prontamente, demitindo os dois executivos em questão, criando um código de ética e marcando novas eleições.

Olle Dahlin (esq.) tem a tarefa de reconquistar a credibilidade do biatlo
Fonte: IBU

Em setembro, uma nova direção foi eleita, tendo o sueco Olle Dahlin assumido a presidência, derrotando uma candidata letã mais próxima da Rússia. Com este resultado, manteve-se a linha de resposta aos casos de doping russos, com a Federação deste país a manter-se suspensa da IBU. O novo Presidente já esclareceu que esta situação só se alterará se a Rússia cumprir um elenco de critérios de transparência e ética que serão discutidos numa visita a Moscovo a decorrer brevemente.

Entretanto, a credibilidade da organização começa a ser reconstruída e, após uma recente reunião de trabalho entre os Presidentes da IBU e do IOC, esta última decidiu levantar as sanções que tinha interposto, citando as melhorias nas áreas da ética e do combate anti-doping.

Resta esperar pelos próximos desenvolvimentos, mas as indicações são boas e de que, não tarda, o Biatlo poderá voltar a focar-se no que mais interessa, o desporto.

Foto de Capa: IBU

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: Leandro Santos foi desviado do Alverca por conjunto da Primeira Liga e vai deixar o Benfica

Leandro Santos optou por prosseguir a carreira no Vitória SC. Lateral escolheu vimaranenses em detrimento do Alverca.

João Cancelo muito perto de regressar à Europa: eis o próximo clube do lateral português

O Barcelona está muito perto de fechar a contratação de João Cancelo. Al Hilal deve aceitar a proposta culé pelo defesa português.

Jovem talento do Bayern Munique surpreende: «Em algum momento quero ir para o Real Madrid»

Lennart Karl assumiu que pretende jogar no Real Madrid no futuro. O jovem médio do Bayern Munique tem estado em destaque nesta temporada.

Gary Neville reage ao despedimento de Ruben Amorim e atira: «Na última semana decidiu que não se sente apoiado»

Gary Neville analisou o despedimento de Ruben Amorim do Manchester United. O antigo internacional inglês falou da saída do técnico português e deixou críticas.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa georgiana garante que Benfica viu rejeitada proposta de 8 milhões de euros por Zuriko Davitashvili

O Benfica está de olho na contratação de Zuriko Davitashvili. Extremo esquerdo joga no Saint-Étienne e tem mais pretendentes no mercado.

As mensagens de despedida dos jogadores do Manchester United para Ruben Amorim

Vários jogadores do Manchester United deixaram mensagens de despedida para Ruben Amorim. Harry Maguire foi o primeiro a manifestar-se.

Al Nassr rejeita todas as propostas por alvo do Benfica e define moldes desejados para o negócio

O Al Nassr rejeitou as propostas que tinha em cima da mesa por Wesley. Sauditas só aceitam saída por empréstimo mediante certas condições.