A evolução do FIFA em Portugal!

- Advertisement -

O mundo dos eSports está cada vez mais emergente em Portugal e como tal, o FIFA tem uma grande fatia dessa ascensão do desporto virtual no nosso país.

Para quem está dentro do assunto e acompanha de perto, sabe exactamente daquilo que estou a falar. No entanto, ainda existe muito desconhecimento sobre o que é feito por cá e onde nos situamos no mapa dos eSports e do FIFA competitivo. Um único artigo nunca chegaria para contar os momentos, os progressos e as conquistas que nos últimos 2/3 anos têm vindo a acontecer neste panorama. E por isso este artigo será mais direccionado para o FIFA 1vs1.

É seguro afirmar que a grande evolução do FIFA em Portugal deu-se no FIFA 19 com o aparecimento das competições FPF eSports e torneios mais virados para o lado competitivo, convertendo muitos torneios H2H (jogos 1vs1 com equipas reais do FIFA) em torneios de Ultimate Team com regras especiais e prizepools. Para além disso, os constantes lugares de jogadores portugueses no Top 100 do modo FUT Champions do Ultimate Team e as frequentes qualificações para torneios internacionais também ajudaram nessa afirmação.

À esquerda Tuga810, à direita RastaArtur a representar Portugal no FIFA eWorld Cup em Londres
Fonte: FPF eSports

Depois do Futebol, do Futsal e do Futebol de Praia entre outras modalidades, Portugal está também a tomar conta dos eSports. Depois das fantásticas performances de Tuga810 e RastaArtur no FIFA 19, não só nos torneios individuais como na FIFA eNations Cup, competição em que os dois jogadores representaram Portugal como dupla e obtiveram o Top 3.

DPeixoto7 (Diogo Peixoto) a representar Portugal no Global Series em Berlim
Fonte: fraglider.pt

Para além deste percurso houve ainda outro jogador português a marcar presença numa fase final: DPeixoto7, jogador português que vive em França chegou a ser o jogador do torneio em Berlim, mas acabou por cair nos oitavos da competição.
Já no final do FIFA 19, os dois jogadores Tuga810 e RastaArtur marcaram presença no último torneio do ano ficando no Top 8 da Playstation 4 nessa competição e terminaram a época em 9.º e 10.º lugar respectivamente no ranking mundial do FIFA 19 PS4. Um grande feito conseguindo sempre manter-se no topo durante toda a temporada.

Francisco Miguel Craveiro
Francisco Miguel Craveirohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol, vídeojogos e wrestling, o Francisco estuda na Faculdade de Letras, Colabora na rádio de Desporto, GoloFM e, aliado à comunicação, junta a paixão pela escrita e pelos eSports.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

David de Gea reage às acusações ao Manchester City com mensagem enigmática: «Quantos títulos da Premier League é que eu ganhei, afinal?»

David de Gea deixou uma mensagem nas redes sociais, após a confirmação das acusações ao Manchester City.

Atenção, Benfica: Jakub Kaminski sai lesionado na primeira parte do Polónia x Bósnia e Herzegovina

Jakub Kaminski saiu lesionado na primeira parte do encontro entre Polónia e Bósnia e Herzegovina, a contar para a Liga das Nações.

Khvicha Kvaratskhelia desperdiça penálti e Geórgia perde frente à Irlanda do Norte na Liga das Nações

A Irlanda do Norte venceu na deslocação ao terreno da Geórgia por 1-0. Khvicha Kvaratskhelia falhou uma grande penalidade.

Luís Freire após derrota de Portugal sub-21 na Bulgária: «Demos confiança ao adversário e isso acabou por nos custar caro»

Luís Freire analisou a derrota de Portugal sub-21 frente à Bulgária, em jogo de qualificação para o Euro 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Tomas Tuchel deixa aviso a médio de Inglaterra: «Ele perde demasiadas oportunidades»

Thomas Tuchel comentou a ausência de Cole Palmer na seleção inglesa devido a lesão e deixou um aviso ao médio do Chelsea.

Portugal sofre reviravolta na Bulgária e adia apuramento para o Euro Sub-21

Portugal perdeu por 2-1 na deslocação à Bulgária e adiou o apuramento para a fase final do Euro Sub-21 2027.

Ian Foster é o novo treinador do Jeddah Club da Arábia Saudita

Ian Foster assinou com o Jeddah Club. O inglês de 49 anos vai treinar a equipa do segundo escalão do futebol da Arábia Saudita