A evolução do FIFA em Portugal!

- Advertisement -

O mundo dos eSports está cada vez mais emergente em Portugal e como tal, o FIFA tem uma grande fatia dessa ascensão do desporto virtual no nosso país.

Para quem está dentro do assunto e acompanha de perto, sabe exactamente daquilo que estou a falar. No entanto, ainda existe muito desconhecimento sobre o que é feito por cá e onde nos situamos no mapa dos eSports e do FIFA competitivo. Um único artigo nunca chegaria para contar os momentos, os progressos e as conquistas que nos últimos 2/3 anos têm vindo a acontecer neste panorama. E por isso este artigo será mais direccionado para o FIFA 1vs1.

É seguro afirmar que a grande evolução do FIFA em Portugal deu-se no FIFA 19 com o aparecimento das competições FPF eSports e torneios mais virados para o lado competitivo, convertendo muitos torneios H2H (jogos 1vs1 com equipas reais do FIFA) em torneios de Ultimate Team com regras especiais e prizepools. Para além disso, os constantes lugares de jogadores portugueses no Top 100 do modo FUT Champions do Ultimate Team e as frequentes qualificações para torneios internacionais também ajudaram nessa afirmação.

À esquerda Tuga810, à direita RastaArtur a representar Portugal no FIFA eWorld Cup em Londres
Fonte: FPF eSports

Depois do Futebol, do Futsal e do Futebol de Praia entre outras modalidades, Portugal está também a tomar conta dos eSports. Depois das fantásticas performances de Tuga810 e RastaArtur no FIFA 19, não só nos torneios individuais como na FIFA eNations Cup, competição em que os dois jogadores representaram Portugal como dupla e obtiveram o Top 3.

DPeixoto7 (Diogo Peixoto) a representar Portugal no Global Series em Berlim
Fonte: fraglider.pt

Para além deste percurso houve ainda outro jogador português a marcar presença numa fase final: DPeixoto7, jogador português que vive em França chegou a ser o jogador do torneio em Berlim, mas acabou por cair nos oitavos da competição.
Já no final do FIFA 19, os dois jogadores Tuga810 e RastaArtur marcaram presença no último torneio do ano ficando no Top 8 da Playstation 4 nessa competição e terminaram a época em 9.º e 10.º lugar respectivamente no ranking mundial do FIFA 19 PS4. Um grande feito conseguindo sempre manter-se no topo durante toda a temporada.

Francisco Miguel Craveiro
Francisco Miguel Craveirohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol, vídeojogos e wrestling, o Francisco estuda na Faculdade de Letras, Colabora na rádio de Desporto, GoloFM e, aliado à comunicação, junta a paixão pela escrita e pelos eSports.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.