Era preciso tanto sofrimento?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A seleção nacional de futebol de praia apurou-se esta noite para os quartos de final do mundial da modalidade. A equipa das quinas precisou de sofrer bastante e ir a prolongamento para levar de vencida os Emirados Árabes Unidos pela margem mínima.

Esta terceira partida foi um espelho fiel daquilo que foi o percurso da nossa seleção na fase de grupos, que passarei a analisar. À partida, as perspetivas eram animadoras para a competição. Portugal tinha os mesmos doze convocados e a mesma estrutura que levaram o nosso país ao título mundial há dois anos, em Espinho. O grupo também não era considerado muito difícil, e Portugal abriu a competição frente a um estreante nestas andanças, o Panamá. Portugal entrou muito bem no jogo, com três golos muito repentinos e o jogo decorreu sem grande história, com Portugal a avolumar o marcador e a tirar claramente o pé do acelerador. A seleção orientada por Mário Narciso entrou bem na competição, com uma vitória por 7-0. Apesar de a exibição não ter sido de encher o olho, ninguém podia esperar o que aconteceu no domingo.

A seleção nacional enfrentou o Paraguai e teve um comportamento péssimo, tendo perdido por 5-3 frente aos sul americanos. Foi um jogo horrível da nossa seleção, com as nossas principais figuras claramente em défice de qualidade. Os paraguaios, que tinham perdido na primeira ronda frente aos Emirados Árabes Unidos, ficaram assim em vantagem perante a nossa equipa. Valeu a Portugal que os Emirados apenas bateram o Panamá nas grandes penalidades, no encontro da segunda ronda.

Jordan marcou dois golos ao Paraguai e tem sido dos melhores na seleção nacional Fonte: FIFA
Jordan marcou dois golos ao Paraguai e tem sido dos melhores na seleção nacional
Fonte: FIFA

Assim, chegámos a esta última ronda onde Portugal apenas tinha uma missão: vencer. Já sabendo de antemão que o Paraguai tinha goleado o Panamá e tinha assegurado a qualificação, Portugal, defrontava a seleção asiática. Apesar de se notar uma melhoria exibicional, notou-se claramente que esta está longe de ser a melhor versão da turma das quinas. Madjer não marcou um único golo em toda a fase de grupos e também não tem estado muito tempo em campo. Belchior está demasiado intermitente, apesar de ter estado claramente melhor hoje do que no jogo frente ao Paraguai. Como mais ninguém se tem destacado pela positiva entre os jogadores de campo, fica difícil à nossa equipa desequilibrar. Os portugueses chegaram à vantagem com um golo de Belchior no segundo período, mas o guarda redes contrário empatou a partida no último minuto. No prolongamento, valeu um golaço de Bruno Novo a dar o apuramento a Portugal.

Ainda assim, há que relevar um nome nesta qualificação: Elinton Andrade. O guarda redes luso-brasileiro tem estado em grande no Mundial e, depois de um jogo tranquilo frente ao Panamá, segurou as pontas possíveis da equipa frente ao Paraguai e foi um herói no jogo desta madrugada. Foi Andrade que manteve Portugal em jogo e que segurou depois a vitória, com muitíssimo mérito.

Na próxima quinta feira, Portugal joga para os quartos de final, frente ao rival de sempre na modalidade, o Brasil. O primeiro lugar no grupo era fulcral para evitar defrontar já os “canarinhos”, mas também é verdade que uma equipa que quer ser campeã não pode ter medo de defrontar ninguém. Assim sendo, que venham os brasileiros! Contudo, Portugal tem de melhorar, e muito, a sua qualidade exibicional. A jogar como fizemos na fase de grupos, podemos ser goleados.

Foto de capa: Seleções de Portugal

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Pinheiro na antevisão ao Marítimo x Académico de Viseu: «Vamos à Madeira para discutir o resultado»

Bruno Pinheiro marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao jogo inaugural da 3.ª jornada da Primeira Liga, entre Marítimo e Académico de Viseu.

FC Porto: Duas novidades no boletim clínico e cinco jovens da equipa B às ordens de Francesco Farioli

No treino do FC Porto desta quinta-feira, Alan Varela e Oskar Pietuszewski aproximaram-se do regresso ao ativo.

Yan Diomande revela: «Mourinho levantou-se às 5 da manhã para falar comigo»

Em entrevista à SportyTV, Yan Diomande abordou a mudança para o Real Madrid e falou sobre os primeiros contactos com o novo treinador, José Mourinho.

Sporting: Mais um treino de preparação para o encontro com o Alverca

Esta quinta-feira, Rui Borges comandou mais um treino de preparação para o Sporting x Alverca, na terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Oficial: Benfica empresta Tiago Gouveia ao Gençlerbirligi com opção de compra

Depois da transferência falhada para o Atlas, Tiago Gouveia foi emprestado pelo Benfica ao Gençlerbirligi, num negócio que inclui uma opção de compra.

Estrasburgo garante alvo do Sporting e tenta ‘desviar’ avançado da Luz

O Estrasburgo fechou a contratação do defesa-central apontado ao Sporting, Karim Coulibaly, e está interessado no alvo do Benfica, Lucas Stassin.

Here We Go: João Palhinha fechado como reforço do Benfica e antigo colega de equipa já deu as boas-vindas

Nicolò Schira avança que João Palhinha aceitou a proposta de contrato apresentada pelo Benfica, válida até 2030.