A caminhada rumo à Colômbia começa aqui

- Advertisement -

cab futsal

É altura, após os compromissos dos clubes no passado fim-de-semana, de voltarmos mais uma vez aos jogos da Seleção Nacional de Futsal, desta feita a doer, uma vez que contam para a qualificação europeia para o Mundial 2016, a realizar na Colômbia. Na segunda fase, onde Portugal entra diretamente, os adversários que calharam em sorte à nossa equipa foram a Roménia, a Polónia e a Noruega. Um sorteio que, devo dizer, não foi nada mau para as nossas cores, adivinhando-se como adversário mais complicado o conjunto romeno, 19.º do ranking mundial e presença assídua em Campeonatos da Europa, onde esteve em 2007, 2012 e 2014, não tendo conseguido o apuramento para a próxima edição, que irá ter lugar no início do próximo ano.

Este é o adversário que apresenta os únicos resultados de relevo na atualidade, pois tanto a Polónia (37.º do ranking) como a Noruega (60.º do ranking) não conseguiram o apuramento para Campeonatos da Europa ou Mundiais nos últimos anos; só a Polónia se apurou para um Mundial (1992) e um Europeu (2003), já em anos demasiado longínquos para se poder concluir se este é, de facto, um adversário de topo. Como se apuram os dois primeiros classificados para os play-offs, e ainda por cima esta fase de apuramento se discute em Portugal, na Póvoa de Varzim, é de esperar que consigamos chegar com maior ou menor dificuldade até à fase seguinte, sendo essencial tentar alcançar o primeiro lugar para no play-off decisivo evitar os mais fortes adversários, pois os primeiros jogam contra os segundos e em teoria serão os mais fortes a avançar na liderança dos seus respetivos grupos.

A competição arranca já no dia 10 deste mês para acabar no dia 13, podendo os jogos ser acompanhados na TVI24, para quem tem TV Cabo. Quem não puder acompanhar os jogos a partir da televisão pode ler o artigo que vou escrever no fim da competição para contar como correu esta abordagem inicial ao Mundial FIFA 2016, e esperemos todos que no fim eu possa trazer boas notícias, isto é, o apuramento para a fase seguinte na liderança do grupo. De referir também, para finalizar, que a lista de convocados apresentada pelo selecionador Jorge Braz não apresenta grandes surpresas, com o SL Benfica a dominar a convocatória com cinco jogadores, seguido do Sporting CP com quatro.

Imagem de capa: Facebook seleções de Portugal

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro responde ao Bola na Rede após Estoril Praia x FC Porto: «Tentámos ajustar isso ao longo da primeira parte»

Ian Cathro respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. Estoril Praia perdeu com o FC Porto por 3-1.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto em Estoril

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. FC Porto venceu Estoril por 3-1.

Ian Cathro irónico: «O treinador do Estoril falhou hoje e talvez tenha um problema. Talvez esteja na hora de deixar uns princípios ir embora,...

Ian Cathro analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 2-0 na Primeira Liga.

Francesco Farioli destaca vitória do FC Porto: «Marcámos três golos, mas podíamos ter marcado mais dois. São coisas a melhorar»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepê recusa prémio de homem do jogo entregue por colega do FC Porto e retribui elogios: «Corre o campo todo e é um fenómeno»

Pepê analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

João Carvalho explica derrota do Estoril Praia contra o FC Porto: «Não igualámos a intensidade nas segundas bolas e duelos»

João Carvalho analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 3-1 na Primeira Liga.

Botafogo empata com Coritiba (2-2) na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão

Na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão, o Botafogo empatou (2-2) com o Coritiba. Danilo e Arthur Cabral (ex-Benfica) marcaram para os cariocas; Breno Lopes (assistido por Josué) e Lavega faturaram para os visitantes.