📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A caminhada rumo à Colômbia começa aqui

- Advertisement -

cab futsal

É altura, após os compromissos dos clubes no passado fim-de-semana, de voltarmos mais uma vez aos jogos da Seleção Nacional de Futsal, desta feita a doer, uma vez que contam para a qualificação europeia para o Mundial 2016, a realizar na Colômbia. Na segunda fase, onde Portugal entra diretamente, os adversários que calharam em sorte à nossa equipa foram a Roménia, a Polónia e a Noruega. Um sorteio que, devo dizer, não foi nada mau para as nossas cores, adivinhando-se como adversário mais complicado o conjunto romeno, 19.º do ranking mundial e presença assídua em Campeonatos da Europa, onde esteve em 2007, 2012 e 2014, não tendo conseguido o apuramento para a próxima edição, que irá ter lugar no início do próximo ano.

Este é o adversário que apresenta os únicos resultados de relevo na atualidade, pois tanto a Polónia (37.º do ranking) como a Noruega (60.º do ranking) não conseguiram o apuramento para Campeonatos da Europa ou Mundiais nos últimos anos; só a Polónia se apurou para um Mundial (1992) e um Europeu (2003), já em anos demasiado longínquos para se poder concluir se este é, de facto, um adversário de topo. Como se apuram os dois primeiros classificados para os play-offs, e ainda por cima esta fase de apuramento se discute em Portugal, na Póvoa de Varzim, é de esperar que consigamos chegar com maior ou menor dificuldade até à fase seguinte, sendo essencial tentar alcançar o primeiro lugar para no play-off decisivo evitar os mais fortes adversários, pois os primeiros jogam contra os segundos e em teoria serão os mais fortes a avançar na liderança dos seus respetivos grupos.

A competição arranca já no dia 10 deste mês para acabar no dia 13, podendo os jogos ser acompanhados na TVI24, para quem tem TV Cabo. Quem não puder acompanhar os jogos a partir da televisão pode ler o artigo que vou escrever no fim da competição para contar como correu esta abordagem inicial ao Mundial FIFA 2016, e esperemos todos que no fim eu possa trazer boas notícias, isto é, o apuramento para a fase seguinte na liderança do grupo. De referir também, para finalizar, que a lista de convocados apresentada pelo selecionador Jorge Braz não apresenta grandes surpresas, com o SL Benfica a dominar a convocatória com cinco jogadores, seguido do Sporting CP com quatro.

Imagem de capa: Facebook seleções de Portugal

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.