cab futsal

É altura, após os compromissos dos clubes no passado fim-de-semana, de voltarmos mais uma vez aos jogos da Seleção Nacional de Futsal, desta feita a doer, uma vez que contam para a qualificação europeia para o Mundial 2016, a realizar na Colômbia. Na segunda fase, onde Portugal entra diretamente, os adversários que calharam em sorte à nossa equipa foram a Roménia, a Polónia e a Noruega. Um sorteio que, devo dizer, não foi nada mau para as nossas cores, adivinhando-se como adversário mais complicado o conjunto romeno, 19.º do ranking mundial e presença assídua em Campeonatos da Europa, onde esteve em 2007, 2012 e 2014, não tendo conseguido o apuramento para a próxima edição, que irá ter lugar no início do próximo ano.

Este é o adversário que apresenta os únicos resultados de relevo na atualidade, pois tanto a Polónia (37.º do ranking) como a Noruega (60.º do ranking) não conseguiram o apuramento para Campeonatos da Europa ou Mundiais nos últimos anos; só a Polónia se apurou para um Mundial (1992) e um Europeu (2003), já em anos demasiado longínquos para se poder concluir se este é, de facto, um adversário de topo. Como se apuram os dois primeiros classificados para os play-offs, e ainda por cima esta fase de apuramento se discute em Portugal, na Póvoa de Varzim, é de esperar que consigamos chegar com maior ou menor dificuldade até à fase seguinte, sendo essencial tentar alcançar o primeiro lugar para no play-off decisivo evitar os mais fortes adversários, pois os primeiros jogam contra os segundos e em teoria serão os mais fortes a avançar na liderança dos seus respetivos grupos.

A competição arranca já no dia 10 deste mês para acabar no dia 13, podendo os jogos ser acompanhados na TVI24, para quem tem TV Cabo. Quem não puder acompanhar os jogos a partir da televisão pode ler o artigo que vou escrever no fim da competição para contar como correu esta abordagem inicial ao Mundial FIFA 2016, e esperemos todos que no fim eu possa trazer boas notícias, isto é, o apuramento para a fase seguinte na liderança do grupo. De referir também, para finalizar, que a lista de convocados apresentada pelo selecionador Jorge Braz não apresenta grandes surpresas, com o SL Benfica a dominar a convocatória com cinco jogadores, seguido do Sporting CP com quatro.

Imagem de capa: Facebook seleções de Portugal

Comentários