📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ACCS e Ricardinho: Que futuro? | Futsal

- Advertisement -

Ao longo destes últimos dias, no período após o Campeonato do Mundo, ficámos com uma triste (como é natural, quando se perde uma referência como Ricardinho na seleção) notícia, de que o mítico capitão da Seleção Nacional se despediu das quadras enquanto membro da equipa nacional.

Qual será o futuro de Ricardinho e do ACSS?

Ricardinho continua e prolonga a sua carreira enquanto jogador profissional, mantendo a sua ligação contratual aos franceses do ACCS, atuais campeões nacionais e garantindo no campo o acesso à Liga dos Campeões de Futsal, onde integraram o grupo do Sporting CP na ronda principal, mas entretanto despromovidos para o segundo escalão por alegadas irregularidades financeiras.

Ora, esta situação provocou uma autêntica debandada de algumas das principais figuras do projeto ambicioso do emblema gaulês, no entanto, o mágico continua ligado contratualmente ao ACCS até 2024 e irá assim cumprir a segunda temporada ao serviço deste emblema parisiense.

Parece irónico e até algo engraçado, caso não fosse por decisão administrativa, ver um jogador com a qualidade de Ricardo Braga, um dos melhores praticantes da História, a atuar no segundo escalão em França, mas é um cenário que se vai verificar nesta próxima temporada, em que o ACCS vai naturalmente e facilmente voltar ao escalão principal para, em 2022/23, tentar recuperar o título de campeão francês, e aí o mago lusitano já será uma das principais caras e figuras, assim como este ano na Liga dos Campeões, a tentar levar o seu clube até a final four da Competição Continental.

Não vai ser nada fácil, até porque contam no seu grupo com o Kairat Almaty, do Cazaquistão, antigo campeão europeu e um crónico candidato a vencer esta Liga dos Campeões, e o Tyumen da Rússia, vice-campeão nacional em 2020/21 mas sempre uma equipa forte, com o fator casa a seu favor nesta próxima fase, sem esquecer o Viten Orsha, da Bielorrússia.

Basicamente, o papel do astro português nesta época que decorre, na minha perspetiva, resume-se à participação na Ronda de Elite da Champions, sendo que no campeonato não é necessário tanta qualidade para garantir a subida de divisão, até porque a equipa já mostrou que consegue ser muito competitiva mesmo sem a sua principal figura na Ronda Principal, onde fez a vida negra ao campeão europeu em título, Sporting CP.

O projeto do ACCS sofreu um duro revés, mas para a próxima época já estarão de regresso à Elite francesa e prontos a discutir o título nacional.

Contam com jogadores de inquestionável qualidade (Thiago Bolinha, El Mesrar, Bilal Bakkali, Careca) para além dos jogadores franceses já com créditos firmados (Souheil Mouhoudine, Mammadou Touré, grande promessa do futsal gaulês, com apenas 20 anos, e que deu nas vistas no encontro com os Leões, ao apontar dois golos, dando a certeza que ainda vamos ouvir falar muito no nome deste menino francês).

Basicamente, o prazo do projeto do emblema parisiense foi forçosamente alargado e deve ter sido dada a garantia ao (ainda) internacional português de que o sonho de conquistar o título europeu ainda se mantém presente e que pelo menos em 2024 serão dadas as condições necessárias para tentar alcançar esse objetivo. Caso contrário, não faria muito sentido a continuidade neste projeto, no meu entender.

Foto de Capa: ACCS Futsal

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.