Ana Catarina Pereira, a melhor guarda-redes de Futsal do Mundo

- Advertisement -

Ana Catarina Silva Pereira, guarda-redes do SL Benfica, começou a jogar Futsal aos 12 anos de idade no clube da sua terra natal, o Vilafranquense. Em 2004, Ana Catarina Pereira dificilmente acreditava que 14 anos depois se viria a tornar a melhor guarda-redes de Futsal do Mundo, mas a verdade é que alcançou mesmo esse objetivo.

Com 13 anos foi convidada a integrar a equipa de futsal de seniores do SL Benfica, acabando por aceitar o desafio, que não iria ser nada fácil de ultrapassar. Todavia, não desistiu daquele que era o seu sonho e hoje é, sem dúvida, uma das jogadoras mais influentes na equipa dos “encarnados” e das jogadoras mais conhecidas tanto no Futsal nacional como no internacional. 

O ano de 2018 foi um ano repleto de troféus coletivos e individuais e de cumprir feitos nunca antes alcançados. A guarda-redes portuguesa venceu, ao serviço do SL Benfica, o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça, ou seja, venceu todas as competições nacionais onde participou e alcançou assim o pleno. Já ao serviço da seleção nacional, Ana Catarina Pereira foi protagonista juntamente com “Naty”, guarda-redes da CRC Quinta dos Lombos, na passagem à Final Four do primeiro Campeonato da Europa Feminino, que se irá realizar em solo português, em Gondomar.

Ana Catarina Pereira marcou um golo de baliza a baliza durante a qualificação para a Final Four do UEFA Women’s Futsal EURO, em Oliveira de Azeméis
Fonte: SL Benfica

A guarda-redes que veste de águia ao peito foi considerada a segunda melhor guarda-redes do Mundo por duas vezes consecutivas, em 2016 e 2017, pela Futsal Planet. Mas como se costuma dizer “à terceira é de vez” e assim foi. No ano de 2018, o prémio UMBRO Futsal Award para a melhor guarda-redes foi mesmo para Ana Catarina Pereira, ficando a espanhola Silvia Outón em segundo lugar e na posição mais baixa do pódio a russa Anastasia Ivanova.

Este é um prémio individual mais do que merecido para a atleta portuguesa por tudo aquilo que fez enquanto representou o seu clube, o SL Benfica, durante toda a temporada bem como o contributo que deu à seleção de Portugal. A conquista deste troféu revela a qualidade das jogadoras portuguesas e demonstra que o Futsal feminino está em crescendo no nosso país, podendo mesmo ser considerado um dos melhores países do mundo no que respeita à prática da modalidade.

Acredito que a atleta do SL Benfica não se contentará com o que foi conquistado no ano de 2018 e para este ano de 2019, que está agora a começar, os objetivos estão cada vez mais altos. Agora que já venceu o prémio de melhor guarda-redes do mundo, que lhe escapava há muito tempo, vai em busca de realizar outro sonho: o de conquistar a Europa por Portugal.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.