Ana Catarina Pereira, a melhor guarda-redes de Futsal do Mundo

- Advertisement -

Ana Catarina Silva Pereira, guarda-redes do SL Benfica, começou a jogar Futsal aos 12 anos de idade no clube da sua terra natal, o Vilafranquense. Em 2004, Ana Catarina Pereira dificilmente acreditava que 14 anos depois se viria a tornar a melhor guarda-redes de Futsal do Mundo, mas a verdade é que alcançou mesmo esse objetivo.

Com 13 anos foi convidada a integrar a equipa de futsal de seniores do SL Benfica, acabando por aceitar o desafio, que não iria ser nada fácil de ultrapassar. Todavia, não desistiu daquele que era o seu sonho e hoje é, sem dúvida, uma das jogadoras mais influentes na equipa dos “encarnados” e das jogadoras mais conhecidas tanto no Futsal nacional como no internacional. 

O ano de 2018 foi um ano repleto de troféus coletivos e individuais e de cumprir feitos nunca antes alcançados. A guarda-redes portuguesa venceu, ao serviço do SL Benfica, o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça, ou seja, venceu todas as competições nacionais onde participou e alcançou assim o pleno. Já ao serviço da seleção nacional, Ana Catarina Pereira foi protagonista juntamente com “Naty”, guarda-redes da CRC Quinta dos Lombos, na passagem à Final Four do primeiro Campeonato da Europa Feminino, que se irá realizar em solo português, em Gondomar.

Ana Catarina Pereira marcou um golo de baliza a baliza durante a qualificação para a Final Four do UEFA Women’s Futsal EURO, em Oliveira de Azeméis
Fonte: SL Benfica

A guarda-redes que veste de águia ao peito foi considerada a segunda melhor guarda-redes do Mundo por duas vezes consecutivas, em 2016 e 2017, pela Futsal Planet. Mas como se costuma dizer “à terceira é de vez” e assim foi. No ano de 2018, o prémio UMBRO Futsal Award para a melhor guarda-redes foi mesmo para Ana Catarina Pereira, ficando a espanhola Silvia Outón em segundo lugar e na posição mais baixa do pódio a russa Anastasia Ivanova.

Este é um prémio individual mais do que merecido para a atleta portuguesa por tudo aquilo que fez enquanto representou o seu clube, o SL Benfica, durante toda a temporada bem como o contributo que deu à seleção de Portugal. A conquista deste troféu revela a qualidade das jogadoras portuguesas e demonstra que o Futsal feminino está em crescendo no nosso país, podendo mesmo ser considerado um dos melhores países do mundo no que respeita à prática da modalidade.

Acredito que a atleta do SL Benfica não se contentará com o que foi conquistado no ano de 2018 e para este ano de 2019, que está agora a começar, os objetivos estão cada vez mais altos. Agora que já venceu o prémio de melhor guarda-redes do mundo, que lhe escapava há muito tempo, vai em busca de realizar outro sonho: o de conquistar a Europa por Portugal.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

De repescado a campeão: Jack Wilshere conquista o EFL Trophy pelo Luton Town

Jack Wilshere conquistou o seu 1.º troféu como treinador após o Luton Town vencer o Stockport (3-1) na final do EFL Trophy, numa campanha insólita marcada por uma repescagem na secretaria.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede após Estoril Praia x FC Porto: «Tentámos ajustar isso ao longo da primeira parte»

Ian Cathro respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. Estoril Praia perdeu com o FC Porto por 3-1.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto em Estoril

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. FC Porto venceu Estoril por 3-1.

Ian Cathro irónico: «O treinador do Estoril falhou hoje e talvez tenha um problema. Talvez esteja na hora de deixar uns princípios ir embora,...

Ian Cathro analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso vence na Tunísia e ganha vantagem nas meias-finais da Liga dos Campeões Africana

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso vence Esperance Tunis fora (0-1) com golo de Brayan Leon e ganha vantagem nas meias-finais da Liga dos Campeões da CAF.

Pepê recusa prémio de homem do jogo entregue por colega do FC Porto e retribui elogios: «Corre o campo todo e é um fenómeno»

Pepê analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

João Carvalho explica derrota do Estoril Praia contra o FC Porto: «Não igualámos a intensidade nas segundas bolas e duelos»

João Carvalho analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 3-1 na Primeira Liga.