Benavente: O ‘sacrificado’ num castigo que já chegou tarde

    modalidades cabeçalho

    O mês de maio do ano de 2023 abriu com uma polémica que deixou o universo desportivo boquiaberto. É importante recordar que a equipa de futsal do Mação FC Futsal venceu o Benavente Futsal Clube por um resultado insólito. 60-0 diante de um conjunto que apresentou apenas três atletas em campo na hora do confronto.

    Este resultado permitiu que o Mação se sagrasse campeão nacional distrital de Santarém. Ora, na altura, o Conselho de Disciplina da AF de Santarém abriu um processo disciplina de forma a conseguir apurar todos os factos e tirar conclusões do sucedido.

    Passado três meses, surgiu a resposta vinda da Associação de Futebol de Santarém. De acordo com o comunicado lançado, a instituição desportiva puniu o Benavente com “pena de desclassificação, baixa de divisão e multa no montante de 300 euros”.

    Já se aguardava um castigo, dado que, segundo a AF de Santarém, o emblema ribatejano falhou na questão de avisar os responsáveis da ausência de jogadores suficientes para entrar em campo e defrontar o adversário. Ainda assim, a equipa de futsal do Benavente alegou, em maio de 2023, que deixou um aviso à instituição desportiva via e-mail, além disso, afirmou que tal situação só aconteceu devido à alteração de horário, quatro dias antes do duelo, que levou a que nem todos os atletas estivessem disponíveis para comparecer.

    Desta forma, existem, ainda, muitas pontas soltas que a Associação de Futebol da região ribatejana não conseguiu explicar no comunicado. No entanto, uma coisa é certa a ação por parte da AF de Santarém já vem tarde, assim como, na altura, também demorou a tomar o primeiro passo perante o caso insólito.

    Agora, é importante analisar as consequências deste castigo:

    1. Descida de divisão: em nada afeta o Benavente Futsal, uma vez que o clube tinha tomado a decisão de colocar um ponto final no escalão de seniores por falta de jogadores. Uma decisão tomada logo depois do sucedido no jogo.
    2. Multa: Tendo prova dos e-mails enviados à AF de Santarém, o clube vai recorrer do castigo, uma vez que o argumento utilizado para o castigo é o de falta de aviso e o Benavente alega que isso não aconteceu e que estão a manchar o nome do Benavente ao colocá-lo no papel de culpado.

    Neste sentido, perante todos os factos, a questão que se coloca é: Qual o sentido para um castigo destes? Tal como o Benavente afirma, de que serve uma descida de divisão, se, no campeonato distrital, existe apenas uma única divisão de futsal?

    São muitas questões que a Associação de Futebol de Santarém não foi capaz de responder, mais uma vez, revelando falta de eficácia e diligência relativamente a este tipo de casos insólitos. Portanto, a meu ver, tal como antecipei no meu último artigo sobre o mesmo assunto, o ‘grande culpado’ é a AF de Santarém pela ausência de esclarecimento e pelo facto de tornar este caso ainda mais inacreditável.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Mariana Gomes
    Mariana Gomes
    Desde pequena, a Mariana foi habituada a gostar de desporto por causa da família. A paixão reside no Sport Lisboa e Benfica, mas gosta muito de estar a par de todas as atualizações desportivas. Foi na faculdade que ganhou o interesse por Fórmula 1 e Moto GP. Está no último ano de Jornalismo, o que a fez abraçar este projeto com muita motivação.