Benavente: O ‘sacrificado’ num castigo que já chegou tarde

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O mês de maio do ano de 2023 abriu com uma polémica que deixou o universo desportivo boquiaberto. É importante recordar que a equipa de futsal do Mação FC Futsal venceu o Benavente Futsal Clube por um resultado insólito. 60-0 diante de um conjunto que apresentou apenas três atletas em campo na hora do confronto.

Este resultado permitiu que o Mação se sagrasse campeão nacional distrital de Santarém. Ora, na altura, o Conselho de Disciplina da AF de Santarém abriu um processo disciplina de forma a conseguir apurar todos os factos e tirar conclusões do sucedido.

Passado três meses, surgiu a resposta vinda da Associação de Futebol de Santarém. De acordo com o comunicado lançado, a instituição desportiva puniu o Benavente com “pena de desclassificação, baixa de divisão e multa no montante de 300 euros”.

Já se aguardava um castigo, dado que, segundo a AF de Santarém, o emblema ribatejano falhou na questão de avisar os responsáveis da ausência de jogadores suficientes para entrar em campo e defrontar o adversário. Ainda assim, a equipa de futsal do Benavente alegou, em maio de 2023, que deixou um aviso à instituição desportiva via e-mail, além disso, afirmou que tal situação só aconteceu devido à alteração de horário, quatro dias antes do duelo, que levou a que nem todos os atletas estivessem disponíveis para comparecer.

Desta forma, existem, ainda, muitas pontas soltas que a Associação de Futebol da região ribatejana não conseguiu explicar no comunicado. No entanto, uma coisa é certa a ação por parte da AF de Santarém já vem tarde, assim como, na altura, também demorou a tomar o primeiro passo perante o caso insólito.

Agora, é importante analisar as consequências deste castigo:

  1. Descida de divisão: em nada afeta o Benavente Futsal, uma vez que o clube tinha tomado a decisão de colocar um ponto final no escalão de seniores por falta de jogadores. Uma decisão tomada logo depois do sucedido no jogo.
  2. Multa: Tendo prova dos e-mails enviados à AF de Santarém, o clube vai recorrer do castigo, uma vez que o argumento utilizado para o castigo é o de falta de aviso e o Benavente alega que isso não aconteceu e que estão a manchar o nome do Benavente ao colocá-lo no papel de culpado.

Neste sentido, perante todos os factos, a questão que se coloca é: Qual o sentido para um castigo destes? Tal como o Benavente afirma, de que serve uma descida de divisão, se, no campeonato distrital, existe apenas uma única divisão de futsal?

São muitas questões que a Associação de Futebol de Santarém não foi capaz de responder, mais uma vez, revelando falta de eficácia e diligência relativamente a este tipo de casos insólitos. Portanto, a meu ver, tal como antecipei no meu último artigo sobre o mesmo assunto, o ‘grande culpado’ é a AF de Santarém pela ausência de esclarecimento e pelo facto de tornar este caso ainda mais inacreditável.

Mariana Gomes
Mariana Gomes
Desde pequena, a Mariana foi habituada a gostar de desporto por causa da família. A paixão reside no Sport Lisboa e Benfica, mas gosta muito de estar a par de todas as atualizações desportivas. Foi na faculdade que ganhou o interesse por Fórmula 1 e Moto GP. Está no último ano de Jornalismo, o que a fez abraçar este projeto com muita motivação.

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.