📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Novo treinador, velho rumo | SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

Na semana passada, uma derrota humilhante do SL Benfica por 6-4 no reduto do Quinta dos Lombos fez com que uma corda que já estava bem esticada acabasse por se romper.

 Duas derrotas consecutivas para o campeonato viriam a ditar o despedimento de Pulpis do comando técnico da equipa de futsal masculina dos encarnados, sendo praticamente consensual para os acompanhantes da modalidade que este despedimento só peca por tardio.

O treinador espanhol chegou ao Benfica no Verão de 2021 sem ter despertado grandes expectativas entre os adeptos encarnados. A aposta num treinador que estava há muitos anos afastado do futsal de topo e que vinha de uma realidade muito distinta fez levantar muitos pontos de interrogação se este teria capacidade de dar aquilo de que o futsal do Benfica precisava.

E a verdade é que sob o seu comando técnico, a equipa não foi capaz de fazer frente ao seu maior rival e o treinador de 48 anos não foi capaz de acrescentar nada de novo ao futsal do Benfica, sendo que o final da última temporada já tinha mostrado que a equipa não teria qualquer futuro nas suas mãos.

Mas, mais do que o arrastar de um ciclo que nem deveria ter começado, o pior tem sido mesmo a forma como toda esta situação tem sido gerida nos últimos dias, que tem demonstrado uma gritante falta de estratégia e de planeamento por parte do Team Manager Gonçalo Alves e pelo vice-presidente das modalidades Fernando Tavares.

O primeiro treinador falado para a sucessão foi o de Paulo Tavares. O treinador de 59 anos está no inactivo, depois de ter deixado o SC Braga/AAUM em 2020 e era o primeiro da lista para suceder a Pulpis no comando técnico do futsal encarnado. Porém, viria a tornar-se de conhecimento público que Paulo Tavares trabalhava para uma agência de jogadores chamada DC Sports, agência que representava vários jogadores do Benfica. Esta situação fez com que as negociações acabassem por cair.

Outro nome falado foi o do Brasileiro Kaká. O técnico de 46 anos sagrou-se campeão europeu em 15/16 pelo Gazprom-Ugra e treina o Kairat Almaty e a selecção do Cazaquistão desde a época 18/19, mas já declarou publicamente que, apesar de sentir lisonjeado pelo interesse do Benfica, pretende cumprir o contrato em vigor com o Kairat Almaty que termina no final desta temporada.

Entretanto, a imprensa associada à modalidade veio a dar como certa a contratação de Mário Silva como o novo treinador de futsal do Benfica. O treinador de 42 anos já trabalhou no Benfica como adjunto de Joel Rocha entre 2014 e 2021, tendo posteriormente iniciado a sua carreira como treinador principal no SCU Torreense, treinando actualmente os Leões de Porto Salvo.

Mário Silva Futsal Benfica
Fonte: SL Benfica

Falando de forma sensata, o que tenho a dizer sobre esta aposta, é que a carreira de Mário Silva enquanto treinador principal é demasiado curta e irrelevante para conseguir ter uma opinião formada sobre as suas competências.

Ao serviço do clube de Torres Vedras, Mário Silva venceu apenas dois dos nove jogos que disputou. Ao serviço dos Leões de Porto Salvo, Mário Silva qualificou a equipa para o play-off na época passada, sendo eliminado pelo Benfica nos quartos de final, sendo que nesta temporada, ocupa actualmente o sexto lugar na Primeira Divisão de Futsal.

Mário Silva tem cumprido com os objectivos na equipa dos Leões de Porto Salvo, mas tendo em conta o historial do clube no campeonato, não se pode dizer que este seja um desafio particularmente difícil ou inexpectável. Indo buscar um treinador que conseguisse alcançar objectivos, havia algumas opções no país vizinho que estariam ao alcance do Benfica, como os casos de Diego Rios e de David Ramos.

Mário Silva nunca seria a minha escolha para treinar o Benfica, mas a verdade é que independentemente do treinador, o futsal do Benfica dificilmente irá rumar a bom porto enquanto este for dirigido por pessoas que julgam que os problemas se irão resolver a atirar sacos de dinheiro para cima deles.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Brandão ganha força no Casa Pia após empatar com o Benfica na Luz

Gonçalo Brandão ganha força no comando técnico do Casa Pia. Estrutura está a gostar do trabalho do treinador de 39 anos.

Selecionador da Irlanda rendido a Cristiano Ronaldo: «Continua a marcar muitos golos, a quebrar recordes»

Portugal vai enfrentar esta quinta-feira a República da Irlanda. Selecionador Heimir Hallgrímsson já fez a antevisão ao jogo.

Selecionador da Irlanda antevê jogo com Portugal: «É uma equipa forte, mas também há algumas fraquezas»

Portugal vai enfrentar esta quinta-feira a República da Irlanda. Selecionador Heimir Hallgrímsson já fez a antevisão ao jogo.

Portugal: José Sá é dispensado e há estreia surpresa na convocatória

João Carvalho, guarda-redes do Braga, foi convocado à Seleção Nacional. Portugal joga frente à Irlanda e Arménia.

PUB

Mais Artigos Populares

César Peixoto fica à frente de Farioli e Rui Borges e vence prémio de Treinador do Mês

César Peixoto foi eleito o Treinador do Mês da Liga Portugal. Técnico do Gil Vicente superou Francesco Farioli e Rui Borges.

Andy Robertson e o seu futuro no Liverpool: «Se for o meu último ano, então é o meu último ano. Se não for, que...

O defesa-lateral escocês, Andy Robertson, que termina o seu contrato no final da temporada, falou sobre o seu futuro no Liverpool.

Bayern Munique não vai investir 65 milhões de euros em avançado

O Bayern Munique não está disposto a avançar com 65 milhões de euros por Nicolas Jackson, a cláusula de compra pelo senegalês.