📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Novo treinador, velho rumo | SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

Na semana passada, uma derrota humilhante do SL Benfica por 6-4 no reduto do Quinta dos Lombos fez com que uma corda que já estava bem esticada acabasse por se romper.

 Duas derrotas consecutivas para o campeonato viriam a ditar o despedimento de Pulpis do comando técnico da equipa de futsal masculina dos encarnados, sendo praticamente consensual para os acompanhantes da modalidade que este despedimento só peca por tardio.

O treinador espanhol chegou ao Benfica no Verão de 2021 sem ter despertado grandes expectativas entre os adeptos encarnados. A aposta num treinador que estava há muitos anos afastado do futsal de topo e que vinha de uma realidade muito distinta fez levantar muitos pontos de interrogação se este teria capacidade de dar aquilo de que o futsal do Benfica precisava.

E a verdade é que sob o seu comando técnico, a equipa não foi capaz de fazer frente ao seu maior rival e o treinador de 48 anos não foi capaz de acrescentar nada de novo ao futsal do Benfica, sendo que o final da última temporada já tinha mostrado que a equipa não teria qualquer futuro nas suas mãos.

Mas, mais do que o arrastar de um ciclo que nem deveria ter começado, o pior tem sido mesmo a forma como toda esta situação tem sido gerida nos últimos dias, que tem demonstrado uma gritante falta de estratégia e de planeamento por parte do Team Manager Gonçalo Alves e pelo vice-presidente das modalidades Fernando Tavares.

O primeiro treinador falado para a sucessão foi o de Paulo Tavares. O treinador de 59 anos está no inactivo, depois de ter deixado o SC Braga/AAUM em 2020 e era o primeiro da lista para suceder a Pulpis no comando técnico do futsal encarnado. Porém, viria a tornar-se de conhecimento público que Paulo Tavares trabalhava para uma agência de jogadores chamada DC Sports, agência que representava vários jogadores do Benfica. Esta situação fez com que as negociações acabassem por cair.

Outro nome falado foi o do Brasileiro Kaká. O técnico de 46 anos sagrou-se campeão europeu em 15/16 pelo Gazprom-Ugra e treina o Kairat Almaty e a selecção do Cazaquistão desde a época 18/19, mas já declarou publicamente que, apesar de sentir lisonjeado pelo interesse do Benfica, pretende cumprir o contrato em vigor com o Kairat Almaty que termina no final desta temporada.

Entretanto, a imprensa associada à modalidade veio a dar como certa a contratação de Mário Silva como o novo treinador de futsal do Benfica. O treinador de 42 anos já trabalhou no Benfica como adjunto de Joel Rocha entre 2014 e 2021, tendo posteriormente iniciado a sua carreira como treinador principal no SCU Torreense, treinando actualmente os Leões de Porto Salvo.

Mário Silva Futsal Benfica
Fonte: SL Benfica

Falando de forma sensata, o que tenho a dizer sobre esta aposta, é que a carreira de Mário Silva enquanto treinador principal é demasiado curta e irrelevante para conseguir ter uma opinião formada sobre as suas competências.

Ao serviço do clube de Torres Vedras, Mário Silva venceu apenas dois dos nove jogos que disputou. Ao serviço dos Leões de Porto Salvo, Mário Silva qualificou a equipa para o play-off na época passada, sendo eliminado pelo Benfica nos quartos de final, sendo que nesta temporada, ocupa actualmente o sexto lugar na Primeira Divisão de Futsal.

Mário Silva tem cumprido com os objectivos na equipa dos Leões de Porto Salvo, mas tendo em conta o historial do clube no campeonato, não se pode dizer que este seja um desafio particularmente difícil ou inexpectável. Indo buscar um treinador que conseguisse alcançar objectivos, havia algumas opções no país vizinho que estariam ao alcance do Benfica, como os casos de Diego Rios e de David Ramos.

Mário Silva nunca seria a minha escolha para treinar o Benfica, mas a verdade é que independentemente do treinador, o futsal do Benfica dificilmente irá rumar a bom porto enquanto este for dirigido por pessoas que julgam que os problemas se irão resolver a atirar sacos de dinheiro para cima deles.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Samu bisa e dilata vantagem do FC Porto diante do Malmo

O FC Porto defronta o Malmo na sexta jornada da Europa League. Samu bisou no encontro ao minuto 36', após assistência de Borja Sainz.

Rodrigo Mora assiste, Samu marca: FC Porto já vence o Malmo no Estádio do Dragão

O FC Porto defronta o Malmo na sexta jornada da Europa League. Samu colocou os dragões na frente do marcador ao minuto 30'.

Pedro Gonçalves cauteloso com o futuro: internacional português quer ir ao Mundial 2026

Pedro Gonçalves quer recuperar por completo da sua mais recente lesão. O jogador deseja estar presente no Mundial 2026.

Gonçalo Inácio renova contrato com o Sporting e cláusula de rescisão não mexe

O Sporting anunciou esta quinta-feira que Gonçalo Inácio renovou contrato com os leões até ao verão de 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

AEK sobe provisoriamente à liderança e Fiorentina também vence: eis os primeiros resultados do dia na Conference League

A jornada da Conference League já arrancou. Nos primeiros resultados do dia, destaque aos triunfos do AEK e da Fiorentina.

Ricardo Horta: «Vamos lutar pelo acesso direto e estamos numa posição muito boa»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Braga x Nice da Europa League. Encontro marcou a sexta jornada da fase de liga da prova.

João Moutinho: «Queremos continuar o nosso caminho, queremos mais»

João Moutinho analisou o desfecho do Braga x Nice da Europa League. Encontro marcou a sexta jornada da fase de liga da prova.