Última horaJá está definida a final da Taça Sul-Americana
Publicidade

Campeonato avança para a fase decisiva | Futsal

Eduardo Nunes · 3 min

fase de play-off
Foto: CR Candoso

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A fase regular chegou ao fim e consigo trouxe uma jornada final repleta de emoções, onde a luta pelos lugares do play-off e pela manutenção apenas ficaram fechadas no derradeiro encontro.

Mas vamos por partes, no que diz respeito à luta pelo primeiro e segundo lugares não ocorreu nenhuma mudança. Ambas ganharam o seu respetivo jogo (Elétrico FC 1-2 Sporting CP e SL Benfica 4-2 SC Braga) logo os leões seguem para a fase final na liderança e irão encontrar o oitavo classificado nos quartos-de-final desta fase final de apuramento do campeão.

Na luta pelo último lugar do pódio, estavam a AD Fundão e os Leões de Porto Salvo, partindo a equipa beirã para a jornada final com vantagem e sabendo que só de dependia de si para alcançar o terceiro posto final. Ora, não só o emblema fundanense conseguiu o objetivo e fez a sua parte, como ainda viu a sua vantagem na tabela classificativa final aumentar, fruto da derrota do seu rival direto, alcançando quatro pontos de vantagem e seguindo seguro para a fase final.

A luta pelos lugares entre o quinto e o oitavo lugares foi o grande animador desta última jornada, onde as quatro equipas já tinham o seu lugar entre as melhores equipas garantido, mas o alinhamento final estava longe de estar decidido, com as formações tentavam a todo o custo evitar principalmente o sétimo e oitavo lugares, que ditariam encontros contra as duas equipas mais fortes, o SL Benfica e o Sporting CP.

O MODICUS apenas precisava de ganhar o seu jogo, na Aldeia do futsal, contra o CCRD Burinhosa, a fazer a despedida da primeira divisão, infelizmente, pois a equipa do concelho de Alcobaça é uma equipa que faz muita falta ao escalão de Elite nacional, na minha modesta opinião. A equipa de Sandim fez a sua parte, ganhando por 1-8 e conseguiu garantir o quinto lugar.

O sexto classificado à entrada para este jogo era o SC Braga/AAUM, que, no entanto, teria uma deslocação dificílima ao pavilhão da Luz, podendo ser ultrapassado tanto pelo Viseu 2001 como pelo SC Portimonense, que lutavam respetivamente contra Dínamo Sanjoanense e Fundão. Desta luta saiu por cima o emblema Viseense, que empatou em casa e beneficiou das derrotas dos seus adversários diretos para garantir o sexto posto. O SC Braga ficou em sétimo e o Portimonense ficou com o oitavo.

No outro ponto de interesse, a fuga à despromoção, ADCR Caxinas e CR Candoso procuravam evitar o indesejado 13.º lugar, sendo que o emblema vimaranense apenas dependia de uma vitória no seu encontro, enquanto que o clube vilacondense precisava de fazer melhor resultado que o seu adversário.

O que sucedeu no fim foram duas vitórias para os clubes aflitos, deixando o Candoso a festejar a manutenção e os caxineiros a deitar lágrimas de tristeza. Mas, com o seu belo projeto de aposta clara na formação, vai ser uma questão de tempo até voltarmos a contar com a presença do Caxinas entre a elite do futsal português.

O artilheiro-mor deste campeonato, com 32 golos, João Miguel
Fonte: CR Candoso

Nota para o facto de o melhor marcador da fase regular ter sido o pivot do CR Candoso, João Miguel, que provou toda a sua qualidade ao apontar 32 golos, marca brutal ainda para mais alcançada num clube que lutou até ao fim pela manutenção.

Voltando ao assunto dos play-offs, o alinhamento para os quartos é o seguinte: Sporting CP – Portimonense, SL Benfica – SC Braga, AD Fundão – Viseu 2001 e Leões de Porto Salvo – MODICUS. Quatro boas eliminatórias, que prometem certamente jogos competitivos e de resultado incerto, apesar de haver algum favoritismo para os quatro melhores classificados, por terem a vantagem de jogarem dois jogos em casa e apenas um fora, nesta série à melhor de três encontros, modelo esse que se mantém nas meias-finais e apenas muda na final, disputada à melhor de cinco como em edições anteriores.

Esta fase decisiva arranca a 8 de Maio, no reduto da equipa pior posicionada, sendo o segundo e o terceiro (se necessário) encontros disputados no terreno da equipa melhor classificada.

Foto de Capa: CR Candoso

Eduardo Nunes

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Europa League

Resistir e Sonhar | Ferencváros x Torreense

Depois dos baldes de água fria frente a Tondela e sobretudo Sunderland, o Torreense vê nova oportunidade de espantar a Europa a ser providenciada por um dos mais rodados adversários que lhe calhou em sorteio. O histórico Ferencváros participa em fases de grupos ou liga europeias consecutivamente desde 2020 e ganhou a liga húngara sete vezes seguidas, até se deixar surpreender a época passada pelo Györ – ora, como grande dominador daquele futebol, restava apenas ao Ferencváros dar uma de Bayern, absorvendo o talento que se atreveu a meter em causa a hegemonia. E assim substituiu o lendário Robbie Keane por Balász Borbély, o eslovaco de 47 que cometeu a proeza (regressando assim a casa, ele que já tinha treinado juniores e equipa secundária do Ferencváros entre 2019 e 2022).  Antecipava-se, por isso, conto de fadas. Que Borbély conseguisse imprimir o registo dominador de outrora em contexto nacional e manter o sucesso recente fora-de-portas, conciliando harmoniosamente os índices competitivos. Enquanto se tem conseguido cumprir com a segunda expectativa (veja-se o percurso dos húngaros, que ultrapassaram todas as rondas de qualificação), as coisas não vão de feição na Liga, com cinco empates em nove jornadas. «Nem tudo correu como planeado nesta temporada», explicou assim na antevisão ao encontro desta quinta-feira. «Os resultados na Liga Europa são bons, mas não acho que exista uma grande diferença na forma como jogamos para as duas competições».

Pedro Cantoneiro · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.