Chegou a hora das decisões!

Cabeçalho modalidadesChegou a hora de ver quem tem estofo de campeão, a altura mais aguardada pelos fãs da modalidade: a altura de vermos realmente quem é o campeão nacional. A fase regular serve apenas para definir o alinhamento dos play-off, e também para poder dar a vantagem ao clube que vencer essa fase prévia poder jogar três dos cinco encontros no seu pavilhão numa hipotética final.

Aliás, não só chegou a altura como já se disputou o primeiro jogo relativo aos quartos-de-final, sem que tivesse havido grandes surpresas, ou seja, praticamente todas as equipas forasteiras venceram os seus encontros, com a única exceção a ser o encontro entre MODICUS e Belenenses (quinto e quarto classificados da fase regular, respetivamente), num jogo favorável a formação de Sandim após a marcação de grandes penalidades.

De resto, as equipas do Sporting CP, SL Benfica e SC Braga/AAUM venceram os seus respetivos compromissos contra Futsal Azeméis, CCRD Burinhosa e AD Fundão, com o encontro entre beirões e minhotos a surpreender pelo desnível verificado no fim dos 40 minutos (1-7, no Fundão). Penso que, salvo alguma grande surpresa nestas fases iniciais, até chegar à final, os mais óbvios e sérios candidatos a lá chegar e a ocupar as duas vagas na UEFA futsal cup 17/18 destinadas a emblemas nacionais são os eternos rivais da segunda circular, apesar das grandes dificuldades que tradicionalmente enfrentam principalmente na meia-final.

E, antecipando já aquilo que pode ser mais um capítulo na gloriosa história de duelos frenéticos e apaixonantes, sempre com bastante apoio vindo das bancadas e algumas “trocas de galhardetes” vindas de fora da quadra, que é sempre desnecessário e por vezes desrespeitoso e ofensivo, acho que serão grandes jogos, que podem perder alguma emotividade por já estar garantida a presença na competição europeia, mas o sentimento de não querer perder o título para o rival ultrapassa tudo isso e faz com que a intensidade não diminua.

Estes são apenas dois exemplos dos comportamentos incendiários que só servem para alimentar o ódio entre clubes rivais
Estes são apenas dois exemplos dos comportamentos incendiários que só servem para alimentar o ódio entre clubes rivais

Mas tudo isto são meras suposições, que não estão confirmadas, pois só lá para meados de Junho é que teremos o nome dos dois finalistas e nessa altura terei todo o tempo para antever aquilo que se vai passar nos jogos que decidem a Liga Sport Zone.

Finalmente, e para concluir, é com enorme agrado que vejo a inclusão do jogador Gonçalo Alves na estrutura técnica do clube encarnado após o futsalista ter anunciado que termina a carreira como jogador profissional no fim desta época desportiva, porque durante toda a sua carreira desportiva sempre pautou pelo grande profissionalismo e respeito pela camisola que enverga, fosse ela verde e branca ou vermelha e branca (no início da época 2006/07 trocou o Sporting pelo Benfica, algo que não caiu nada bem no goto dos adeptos leoninos, como é natural nestas trocas entre clubes rivais, sejam eles portugueses ou estrangeiros).

Foto de Capa: FPF

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.