É já esta semana que decorre a ronda de Elite da renomeada UEFA Futsal Champions League, com um total de 16 equipas a lutar pelos quatro lugares de acesso à final four da competição.

Do ponto de vista dos adeptos portugueses, o grupo mais apelativo e interessante é sem dúvida nenhuma o grupo C, que conta à cabeça com os eternos rivais lisboetas – SL Benfica e Sporting CP -, para além dos russos do PMFK Sibiriak e o representante da Croácia, o Malonogometni Klub Novo Vrijeme Makarska.

Correndo o risco de parecer um pouco arrogante, creio que os leões e águias ganharão, com maior ou menor dificuldade, os seus dois jogos contra as equipas estrangeiras. A decisão recai sobre quem será apurado para um escaldante derby da Segunda Circular, num pavilhão João Rocha completamente lotado, no dia 18 deste mês, às 19 horas. Este embate nunca aconteceu em competições europeias, mas será o 99.º confronto entre ambas as formações, que se conhecem muitíssimo bem.

O Pavilhão João Rocha foi um dos quatro locais escolhidos para acolher um grupo da ronda da Elite
Fonte: Sporting CP

Não vale a pena eu antecipar esse duelo pois é um jogo completamente imprevisível e de “tripla”, logo quem tiver melhor diferença de golos (assumindo que chegam ao último jogo empatados com seis pontos) pode jogar com dois resultados – a vitória ou o empate.

No entanto, isso são contas que se devem fazer no decorrer do grupo e dos consequentes jogos do mesmo – ou talvez não porque, mesmo para os adeptos de ambos os clubes, empatar com o grande rival não é um resultado suficiente. Nenhuma equipa pode ir para a quadra a pensar num possível empate. Caso contrário, a derrota estará mais perto. Como já disse anteriormente, o SCP x SLB será no pavilhão João Rocha, assim como todos os outros cinco jogos deste agrupamento.

Os outros grupos são constituídos da seguinte maneira: o grupo A tem o campeão europeu em título Inter Movistar, FK Vytis (Lituânia), FP Halle-Gooik (Bélgica) e KMN Dobovec (Eslovénia); o grupo B conta com o Gazprom Yugra (Rússia), o FC Barcelona (Espanha), o KFM Ekonomac Kragujevac (Sérvia) e o Bielskie Towarzystwo Sportowe Rekord Bielsko-Biała (Polónia). Finalmente, o grupo D conta com o Lidselmash Lida (Bielorússia), o Kairat Alma-Ata Futsal Club 1995 (Cazaquistão), o FK Era-Pack Chrudim (República Checa) e, por último, o Società Sportiva Dilettantistica Acqua e Sapone Calcio a 5 (Itália).

No domingo, ficaremos a saber quais os quatro apurados para a fase final desta competição, sendo que não devem ser muito diferentes dos apurados dos anos anteriores. O Inter é o claro favorito no grupo A; o B conta com uma disputa feroz entre Barcelona e Ugra; o C com o já referido derby lisboeta e o D com um Kairat que deve disputar a vaga com os italianos, antevendo-se, assim, como o grupo mais equilibrado de entre os quatro.

Para finalizar, recordo que os quatro grupos jogam em quatro pavilhões e cidades diferentes escolhidas entre os elementos desse mesmo agrupamento, a saber: A-Alytus Arena, na Lituânia, B-Palau Blaugrana, em Barcelona e D-Zimni Stadiom, na República Checa.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica Modalidades

Comentários