Encarnados e Leões com lugar na Ronda de Elite

- Advertisement -

O Sporting CP estreou-se na edição deste ano da Liga dos Campeões de futsal na Eslovénia e não deixou os créditos de atual campeão da Europa por mãos alheias. Os leões somaram três vitórias em três jogos, mas, mais do que isso, marcaram um total de 20 golos e sofreram apenas um.

Os comandados de Nuno Dias estavam inseridos no grupo A, juntamente com o Dobovec, o Mostar e o Ekonomac. À partida, o adversário que maiores dificuldades colocaria à equipa do Sporting CP seria o Ekonomac, mas a equipa sérvia perdeu inúmeros jogadores – Divanei foi um deles – e encontra-se numa fase de reconstrução. Assim, a jogar em casa, os eslovenos do Dobovec eram, na teoria, o adversário mais complicado.

Na primeira jornada, os leões defrontaram o Mostar. A equipa da Bósnia e Herzegovina até nem entrou mal, mas o ritmo imposto pela equipa leonina acabaria por dar frutos. Aos 13 minutos, Pauleta haveria de inaugurar o marcador e, pouco depois, Alex ampliaria a vantagem do Sporting CP. Ao intervalo, o resultado era de 2-0. No segundo tempo, entrada forte dos leões. Logo a abrir, Cavinato fez o gosto ao pé e aumentava a vantagem verde e branca para três golos. Nem cinco minutos passados e Pany Varela faria o quarto golo leonino. Por último, o inevitável Cardinal haveria mesmo de fixar o resultado final em 5-0. Uma vitória sólida da equipa de Nuno Dias e que restituía alguma confiança à equipa após o empate caseiro frente à Quinta dos Lombos.

No segundo encontro, o Sporting CP deu uma autêntica tareia nos sérvios do Ekonomac. Foram 12 os golos marcados contra apenas um sofrido. O jogo não teve grande história e o único destaque foram os hat-tricks de Cardinal e Cavinato. A equipa leonina iria agora disputar o primeiro lugar com o Dobovec sabendo que precisaria apenas de um empate para garantir o primeiro lugar, fruto da melhor diferença de golos marcados e sofridos.

No entanto, os atuais campeões da Europa não facilitaram e carimbaram o primeiro lugar do grupo com uma vitória por 3-0 frente aos eslovenos. No primeiro tempo, João Matos, aos 10, e Alex, aos 14, colocariam o Sporting CP em vantagem e tornavam a missão do Dobovec quase impossível. No segundo tempo, Cavinato, que se encontra num momento de forma espetacular, voltaria a marcar e estabelecer o resultado final em 3-0.

Fonte: Sporting Clube de Portugal

O Sporting saiu assim da Eslovénia com o primeiro lugar do grupo e com três boas exibições. No capítulo individual, destaque para Cavinato e Cardinal. O italiano fez o gosto ao pé por seis vezes e foi, assim, o melhor marcador da equipa leonina nesta fase da prova. Por sua vez, Cardinal marcou por quatro vezes. Nuno Dias pode, e deve, estar satisfeito com a prestação da sua equipa e aguardar serenamente pela próxima fase.

O Sporting CP cumpriu a sua tarefa e será cabeça de série no sorteio da próxima sexta-feira. Os leões sabem, desde já, que evitaram defrontar o SL Benfica, FC Barcelona e os russos do KPRF. No entanto, no pote 2 podem sair em sorte aos leões o Kherson (Ucrânia), Tyumen (Rússia) ou El Pozo Murcia (Espanha). Neste pote, na minha opinião, seria claramente de evitar a equipa espanhola. No terceiro pote, Halle-Gooik (Bélgica), Ayat (Cazaquistão) e, imagine-se, Kairat Almaty (Cazaquistão). Logicamente, seria bastante positivo para o Sporting CP evitar defrontar nesta fase da competição o vice-campeão europeu. No pote 4, em que estão as equipas que se qualificaram pela fase B, parece-me que qualquer das equipas em questão está ao alcance do Sporting CP.

Em suma, o sorteio pode complicar ou facilitar a vida dos leões. No entanto, penso que qualquer que seja o grupo em que o Sporting CP esteja inserido, a equipa de Nuno Dias será sempre favorita a seguir em frente. O fator casa pode ser fundamental e Sporting CP e SL Benfica já anunciaram que o pretendem fazer. Confesso que tenho bastantes dúvidas que a UEFA permita que dois clubes da mesma cidade organizarem simultaneamente esta fase da competição.

O sorteio realiza-se na próxima sexta-feira pelas 13 horas (hora portuguesa).

Artigo de Duarte Pereira da Silva e Eduardo Nunes

Foto De Capa: UEFA

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.