Falcão, o Eterno 12

- Advertisement -

Com a camisola da seleção Brasileira, destacam-se os dois Mundiais de Futsal em 2008 e 2012 e as três Copas América (2000, 2008 e 2011). O jogador brasileiro deixou um legado inegável também a nível de seleções, sendo o atleta com mais golos marcados de todas as seleções brasileiras que jogam com a bola nos pés.

Em 2008, o Brasil organizou o Mundial e venceram a competição. Falcão foi considerado o melhor jogador do torneio, vencendo o seu primeiro título mundial com a camisola canarinha
Fonte: FIFA

A nível individual, o jogador brasileiro foi quatro vezes considerado o melhor do mundo na modalidade. Apenas destronado por Ricardinho, que venceu cinco prémios. Foi o único jogador de Futsal a ser homenageado pela FIFA: no ano de 2017, recebeu o prémio de “Carreira Espetacular” pelo contributo que deu ao Futsal.

Infelizmente, não houve muitas possibilidades de ver este brilhante jogador em ação, mas as oportunidades que tive para ver a sua habilidade em campo foram momentos únicos, que guardo na minha memória. Falcão é uma inspiração para todos aqueles, que, hoje, iniciam a sua trajetória na modalidade, e também um exemplo de sucesso por tudo aquilo que ultrapassou e conquistou, tal como aquilo que batalhou contra durante a sua vida.

A camisola número 12 estará para sempre associada ao ala brasileiro, considerado por muitos o melhor de todos os tempos na modalidade
Fonte: Magnus Futsal

Agora? Agora a luta é diferente e faz-se, sobretudo, fora das quadras. Falcão pretende que o Futsal seja disputado no contexto olímpico. Tendo sido a única competição na qual não participou e, talvez por isso, sinta que algo deva ser feito para que, finalmente, se possa disputar a modalidade nos Jogos Olímpicos de Verão.

Duas coisas são certas na vida: uma, é que nada dura para sempre e a qualquer momento tem de haver um fim, como a carreira deste belo jogador; a outra, é que Alessandro Rosa Vieira, ou Falcão, ficará para sempre conhecido no Futsal mundial como o melhor de sempre e o “eterno 12” permanecerá mesmo na memória de todos aqueles que gostam da modalidade.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: FIFA

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.