Falcão, o Eterno 12

Com a camisola da seleção Brasileira, destacam-se os dois Mundiais de Futsal em 2008 e 2012 e as três Copas América (2000, 2008 e 2011). O jogador brasileiro deixou um legado inegável também a nível de seleções, sendo o atleta com mais golos marcados de todas as seleções brasileiras que jogam com a bola nos pés.

Em 2008, o Brasil organizou o Mundial e venceram a competição. Falcão foi considerado o melhor jogador do torneio, vencendo o seu primeiro título mundial com a camisola canarinha
Fonte: FIFA

A nível individual, o jogador brasileiro foi quatro vezes considerado o melhor do mundo na modalidade. Apenas destronado por Ricardinho, que venceu cinco prémios. Foi o único jogador de Futsal a ser homenageado pela FIFA: no ano de 2017, recebeu o prémio de “Carreira Espetacular” pelo contributo que deu ao Futsal.

Infelizmente, não houve muitas possibilidades de ver este brilhante jogador em ação, mas as oportunidades que tive para ver a sua habilidade em campo foram momentos únicos, que guardo na minha memória. Falcão é uma inspiração para todos aqueles, que, hoje, iniciam a sua trajetória na modalidade, e também um exemplo de sucesso por tudo aquilo que ultrapassou e conquistou, tal como aquilo que batalhou contra durante a sua vida.

A camisola número 12 estará para sempre associada ao ala brasileiro, considerado por muitos o melhor de todos os tempos na modalidade
Fonte: Magnus Futsal

Agora? Agora a luta é diferente e faz-se, sobretudo, fora das quadras. Falcão pretende que o Futsal seja disputado no contexto olímpico. Tendo sido a única competição na qual não participou e, talvez por isso, sinta que algo deva ser feito para que, finalmente, se possa disputar a modalidade nos Jogos Olímpicos de Verão.

Duas coisas são certas na vida: uma, é que nada dura para sempre e a qualquer momento tem de haver um fim, como a carreira deste belo jogador; a outra, é que Alessandro Rosa Vieira, ou Falcão, ficará para sempre conhecido no Futsal mundial como o melhor de sempre e o “eterno 12” permanecerá mesmo na memória de todos aqueles que gostam da modalidade.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: FIFA

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.