Falcão, o Eterno 12

Com a camisola da seleção Brasileira, destacam-se os dois Mundiais de Futsal em 2008 e 2012 e as três Copas América (2000, 2008 e 2011). O jogador brasileiro deixou um legado inegável também a nível de seleções, sendo o atleta com mais golos marcados de todas as seleções brasileiras que jogam com a bola nos pés.

Em 2008, o Brasil organizou o Mundial e venceram a competição. Falcão foi considerado o melhor jogador do torneio, vencendo o seu primeiro título mundial com a camisola canarinha
Fonte: FIFA

A nível individual, o jogador brasileiro foi quatro vezes considerado o melhor do mundo na modalidade. Apenas destronado por Ricardinho, que venceu cinco prémios. Foi o único jogador de Futsal a ser homenageado pela FIFA: no ano de 2017, recebeu o prémio de “Carreira Espetacular” pelo contributo que deu ao Futsal.

Infelizmente, não houve muitas possibilidades de ver este brilhante jogador em ação, mas as oportunidades que tive para ver a sua habilidade em campo foram momentos únicos, que guardo na minha memória. Falcão é uma inspiração para todos aqueles, que, hoje, iniciam a sua trajetória na modalidade, e também um exemplo de sucesso por tudo aquilo que ultrapassou e conquistou, tal como aquilo que batalhou contra durante a sua vida.

A camisola número 12 estará para sempre associada ao ala brasileiro, considerado por muitos o melhor de todos os tempos na modalidade
Fonte: Magnus Futsal

Agora? Agora a luta é diferente e faz-se, sobretudo, fora das quadras. Falcão pretende que o Futsal seja disputado no contexto olímpico. Tendo sido a única competição na qual não participou e, talvez por isso, sinta que algo deva ser feito para que, finalmente, se possa disputar a modalidade nos Jogos Olímpicos de Verão.

Duas coisas são certas na vida: uma, é que nada dura para sempre e a qualquer momento tem de haver um fim, como a carreira deste belo jogador; a outra, é que Alessandro Rosa Vieira, ou Falcão, ficará para sempre conhecido no Futsal mundial como o melhor de sempre e o “eterno 12” permanecerá mesmo na memória de todos aqueles que gostam da modalidade.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: FIFA

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Neves deixa bicada ao Al Nassr: «Dar-lhes 3 pontos é uma vergonha»

Rúben Neves deixou um ataque ao Al Nassr. O médio português considerou injusto terem dado três pontos ao conjunto de Stefano Pioli.

Al Hilal tem luz verde com treinador para suceder a Jorge Jesus com 22 milhões de euros por ano

Simone Inzaghi é o provável sucessor de Jorge Jesus no Al Hilal. Técnico já deu luz verde a acordo salarial chorudo.

Imprensa inglesa revela alegadas palavras de desagrado de Ruben Amorim para Garnacho: «É melhor rezares…»

Ruben Amorim afastou Alejandro Garnacho da última convocatória do Manchester United e a imprensa britânica dá conta das alegadas palavras do técnico para o avançado argentino.

Luís Pinto abre a porta ao Vitória SC: «Estamos a falar de um clube grande em Portugal»

Luís Pinto está a ser associado ao Vitória SC, para suceder a Luís Freire. O técnico orienta atualmente o Tondela.

PUB

Mais Artigos Populares

Salgado Zenha fala da situação de Viktor Gyokeres: «Tem mais 3 anos de contrato»

Salgado Zenha afirmou que não existem propostas por Viktor Gyokeres, avançado do Sporting que tem sido associado a outros clubes.

Al Hilal dá prazo a Bruno Fernandes para definir o seu futuro

O Al Hilal está muito interessado em garantir a contratação de Bruno Fernandes. O jogador conta com contrato com o Manchester United.

Matija Mitrovic assina com o Vitória SC até junho de 2029

O Vitória SC anunciou a contratação de Matija Mitrovic. O médio sérvio de 20 anos assinou contrato até junho de 2029.