Impacto da lesão de Samu no FC Porto

- Advertisement -

Quando terminou o último Clássico entre o FC Porto e o Sporting, Francesco Farioli, o treinador dos dragões estava longe de imaginar que o penálti fora de horas de Luis Suárez, que deu o empate aos leões, fosse a sua maior preocupação naquela noite.

O principal ponta de lança do FC Porto o jovem Samu lesionara-se durante o encontro e a gravidade da lesão acabou por confirmar-se. Uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho direito iria afastar o avançado dos relvados durante vários meses, muito provavelmente excluindo-o da convocatória para o próximo Mundial.

Farioli e o FC Porto que já tinham visto a contratação surpresa do mercado de Verão, o concorrente de posição o veterano Luuk de Jong também lesionar-se com gravidade no início da época, diminuindo as opções para a frente de ataque dos portistas.

O neerlandês que poderia ser muito importante para o desenvolvimento de Samu com a sua experiência de futebol europeu e podia permitir que o FC Porto jogasse noutro sistema.

Fonte: Rafael Canejo/Bola na Rede

Com a lesão de Luuk de Jong, o FC Porto viu-se com apenas duas opções para ponta de lança. Samu que foi titular na primeira parte da época e o jovem turco Deniz Gul que ingressou no clube na época passada, mas ainda não se tinha conseguido impor como titular.

Neste cenário, os azuis e brancos sentiram a necessidade de ir ao mercado contratar mais um avançado centro e apostaram no nigeriano Terem Moffi de 26 anos, emprestado pelo Nice. Um ponta de lança de grande robustez física, mas que ainda lhe falta ritmo e conexão suficiente com a equipa, já que chegou relativamente há pouco tempo.

Com apenas duas opções disponíveis, uma delas sem o ritmo necessário para entrar no imediato na equipa, a ausência de Samu pode-se transformar num grande contratempo para Farioli e para o FC Porto.

Apesar de jovem, Samu era uma referência, uma espécie de farol do ataque portista. Forte fisicamente, o espanhol era um jogador que segurava muito bem a bola de costas para baliza, abrindo, muitas vezes, espaços para a entrada dos companheiros de zonas mais recuadas.

Era também um jogador mais habituado às dinâmicas da equipa e já melhor integrado no sistema tático da equipa, ao contrário de Gul e Moffi que ainda não estão identificados com os companheiros, principalmente o nigeriano Moffi que só veio há cerca de um mês.

Terem Moffi num jogo do FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Numa altura crucial da época com várias frentes em aberto tanto nacional como internacionalmente, os portistas podem sentir muito a falta do jovem avançado espanhol que era uma opção que dava garantias para o estilo de jogo que o FC Porto utiliza e era responsável por 32% dos golos do clube esta temporada.

Nos jogos seguintes, Farioli optou e bem, na minha opinião, por não mudar o sistema colocando Deniz Gul na frente de ataque azul e branca, mas Gul e Samu são avançados de características diferentes. Samu mais posicional, Gul mais móvel e mais capaz de exercer uma pressão mais alta nos adversários.

Já Moffi será quanto a mim uma opção de recurso cuja utilização só se fará quando o FC Porto precisar eventualmente de jogar com dois avançados na área, o nigeriano pode dar aquela consistência física no confronto com os defesas que Gul não dá.

Ainda pode haver outra possibilidade na ausência de Samu, que Farioli poderá utilizar, mas esta implicaria uma alteração no sistema do FC Porto que seria a entrada de Rodrigo Mora como falso nove.

Rodrigo Mora, FC Porto
Fonte: FC Porto

Mora não ofereceria profundidade e o jogo de costas para a baliza, mas teria a capacidade para baixar no terreno e ligar o jogo criando superioridade no meio-campo. Teria, no entanto, a desvantagem de não ter uma referência na área, o que poderia facilitar a vida aos adversários.

O FC Porto apesar de continuar a vencer, tem revelado dificuldades na concretização. A eficácia não tem sido muito elevada e um jogador como Samu, batalhador e de remate fácil vai fazer muita falta ao FC Porto.

Vamos ver se Deniz Gul ou Terem Moffi poderão substituir de maneira diferente Samu, mas com a mesma eficácia. É isso que esperam os adeptos portistas para continuarem a sonhar com o título nacional que escapa aos azuis e brancos há três temporadas.

Subscreve!

Artigos Populares

A mitologia e mística do Jamor a favor do Torreense ou como explicar uma vitória histórica na Taça de Portugal

Até ao Jamor houve mérito e, na tarde que mais bem retrata o futebol português, a conquista inédita e histórica teve, como único fator, o mérito. O Torreense soube, da sua maneira, ser superior ao Sporting e foi assim que conquistou a Taça de Portugal.

Antecipa-se um calendário exigente para o Benfica na Europa: eis os possíveis adversários na 2.ª pré-eliminatória da Europa League

O Benfica inicia a época mais cedo, disputa três pré-eliminatórias para chegar à fase de liga da Europa League e prevê-se um percurso complicado.

Sporting vive Taça de Portugal exigente com quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha

O Sporting teve uma Taça de Portugal marcada pela exigência máxima, e disputou quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha.

Luís Tralhão aborda 2º golo do Torreense contra o Sporting: «Fui a única pessoa que não me levantei»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

PUB

Mais Artigos Populares

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.

Luís Tralhão deixa mensagem para Rui Borges: «O que dizer desta equipa que fez um trabalho fantástico ao longo da época»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Sporting conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Pedro Proença deixa mensagem ao Torreense

Pedro Proença deixou uma mensagem a felicitar o Torreense. A equipa conquistou a sua primeira Taça de Portugal.