📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fernando Cardinal: a máquina de fazer golos

- Advertisement -

cab futsal

Neste fim-de-semana o Campeonato Nacional de futsal está parado. A jornada 20 será disputada nos próximos dias 1 e 2 de Março, com jogos extremamente interessantes em perspetiva, como é são os casos do Boavista-Fundão, do Braga-Sporting, do Rio Ave-Módicus ou do Vila Verde-Benfica, que irão decerto torná-la muito competitiva. O Braga-Sporting é, sem dúvida alguma, o jogo da jornada, podendo haver modificações na frente do Campeonato.

Devido a esta paragem, hoje vou falar sobre um jogador que admiro e que acho excecional: Fernando Cardinal.

A minha admiração por este jogador nasceu quando ele era jogador do Sporting Clube de Portugal. Sempre que assistia a um jogo de futsal da equipa leonina e o via jogar ficava deslumbrado com toda a sua qualidade técnica, mas principalmente com o seu poder de finalização. Fantástico!

Foi o melhor marcador da Liga ao serviço do Sporting e posteriormente ao serviço do Rio Ave, demonstrando bem a sua veia goleadora. Tive muita pena que só tenha representado o meu clube de 2009 a 2011. Apesar do processo de que foi alvo, penso que todo o profissionalismo demonstrado até então, bem como a importância que tinha para a equipa, deviam ter pesado mais. Deveria ter sido punido com uma multa ou um castigo mas nunca com uma rescisão do seu contrato.

Cardinal quando vestia as cores do Sporting  Fonte: sportingnamente.blogspot.com
Cardinal quando vestia as cores do Sporting
Fonte: sportingnamente.blogspot.com

Cardinal poderia ter procedido de outra forma, todavia considero que faltar a um treino não é assim tão grave. O jogador nunca escondeu ser do Futebol Clube do Porto, sempre demonstrando um enorme respeito pelo clube: não só pelos adeptos, como também pela direção do Sporting. Prova disso são os cânticos que as claques leoninas entoavam para Cardinal, demonstrando todo o carinho que sentiam pelo pivot, bem como o respeito que tinham por ele, devido à forma como honrava e representava a camisola do Sporting.

É um jogador com características únicas: tem um bom remate com ambos os pés, trabalha muito bem de costas para a baliza, é exímio a finalizar, revela boa qualidade de passe, ajuda defensivamente e demonstra bons níveis de resistência e velocidade.

Ao serviço da Seleção Nacional apresenta-se, indubitavelmente, como uma mais-valia, tendo apontado 50 golos em 75 jogos.

Esteve em dúvida para o UEFA Futsal Euro 2014, mas o selecionador Jorge Braz ajudou-o muito e confiou bastante nele. Tenho a certeza de que não se arrependeu, uma vez que Cardinal realizou boas exibições. Estou convicto de que calou todas as bocas que o criticaram.

Depois da boa prestação no Europeu, e estando Cardinal sem clube, era espectável que assinasse por algum clube. O jogador transferiu-se para o Inter Movistar, equipa que ocupa o 1º lugar da classificação do campeonato espanhol e onde joga o compatriota Ricardinho.

Cardinal e Ricardinho vão jogar juntos no Inter Movistar. Esperam-se muitos golos e muita magia.  Fonte: www.aifsfutsal.com.br
Cardinal e Ricardinho vão jogar juntos no Inter Movistar. Esperam-se muitos golos e muita magia 
Fonte: www.aifsfutsal.com.br

Em entrevista ao site do clube espanhol, Cardinal afirmou: «Foram tempos muito difíceis. Estou muito feliz por voltar a jogar futsal e jogar no Inter Movistar era um sonho que tinha desde criança. Chego com vontade de ajudar a equipa a ganhar títulos»

Em relação ao facto de jogar com Ricardinho, Cardinal disse: «É uma motivação muito grande, porque, para mim, o Ricardinho é o melhor jogador do mundo. Estou muito contente por continuar a jogar com ele, mas também com o resto dos companheiros».

São jogadores como Cardinal que fazem adeptos como eu admirar cada vez mais esta modalidade e segui-la de dia para dia. Obrigado, Fernando Cardinal, tanto pelo respeito que demonstraste com as cores do Sporting, como por tudo o que fizeste e fazes para que o futsal evolua e se torne uma modalidade cada vez mais conhecida e apreciada!

Duarte Sousa Vinagre
Duarte Sousa Vinagre
O Duarte tem 19 anos e estuda Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa. É um apaixonado pelo Sporting e, principalmente, no que toca ao Futsal, Andebol e Futebol.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva revela história por detrás do convite para treinar o Estoril: «Foi uma decisão difícil»

Marco Silva recordou os tempos no Estoril Praia. Treinador do Fulham deu entrevista em programa emitido pela Sky Sports.

Rio Ave sente-se prejudicado e quer reunião com Conselho de Arbitragem da FPF

O Rio Ave vai pedir uma audiência com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Luis Suárez explica celebração no Sporting x AVS SAD

Luis Suárez apresentou nova celebração no Estádio de Alvalade. Avançado colombiano marcou dois golos pelo Sporting.

Real Sociedad comunica saída de Sergio Francisco e há 4 candidatos ao cargo

A Real Sociedad anunciou esta manhã a saída do treinador Sergio Francisco. Há quatro candidatos ao cargo.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo pode juntar-e à saga Velocidade Furiosa: »Escrevemos um papel para ele»

Cristiano Ronaldo é desejado por Vin Diesel para o Velocidade Furiosa 11. Ainda assim, a presença do internacional português não é fácil.

Rui Borges justifica ausência de Morten Hjulmand: «Ele podia ter jogado, mas foi honesto comigo»

Rui Borges esteve presente na sala de imprensa depois da vitória do Sporting contra o AVS SAD, por seis bolas a zero.

Rui Borges responde ao Bola na Rede sobre o papel de Maxi Araújo: «Ele dá coisas diferentes ali»

Rui Borges esteve presente em conferência de imprensa após a goleada do Sporting na Primeira Liga. Eis a pergunta do Bola na Rede.