Os oito magníficos já estão definidos e vão lutar a partir desta quinta-feira pela conquista da Taça de Portugal, na já habitual versão de final a oito, disputada mais uma vez no Pavilhão Multiusos de Gondomar, já pela terceira temporada consecutiva a acolher esta fase final que promete mais uma vez grandes duelos e uma excelente promoção da modalidade numa cidade que vibra com o futsal e arrisco-me a dizer: “respira” futsal.

Numa cidade que viu nascer um craque de seu nome Ricardinho e que tem sempre uma casa muito bem composta quando a seleção por lá joga, é de esperar uma boa assistência durante estes dias, que têm sempre como ponto alto a realização da final, em que o pavilhão enche com adeptos afetos aos dois finalistas.

Como em qualquer espetáculo, o mais importante são os jogadores em representação dos oito clubes finalistas, a saber: MODICUS, Burinhosa, Sporting, Belenenses, Benfica, Quinta dos Lombos, Fundão e Futsal Azeméis.Nesta quinta-feira jogam-se os quatro encontros relativos aos quartos-de-final, com um leque de quatro jogos que se anteveem muito disputados, nomeadamente os jogos entre Fundão e Futsal Azeméis e entre MODICUS e Burinhosa, com um ligeiro favoritismo para as formações que ocupam os terceiro e quarto postos da tabela classificativa, a par do favoritismo claro dos rivais lisboetas, pese embora a valia dos seus oponentes.

De ressalvar também que esta edição se disputa um pouco mais cedo do que é habitual e que nesta atual edição não há nenhuma equipa de um escalão inferior nos quartos-de-final da Taça, algo que já não se verificava há muito tempo.

Em 2018 foi o Sporting a festejar. Haverá festa igual em 2019?
Fonte: FPF

Os principais favoritos a levar o troféu são os clubes do costume, Sporting CP e SL Benfica, mas têm que ter muito cuidado com os clubes que lhe calharam em sorte no sorteio, respetivamente CF “os Belenenses” e CRC Quinta dos Lombos, sob pena de serem eliminados da competição.

Para finalizar, deixo aqui uma curiosidade interessante sobre esta taça: na história, apenas uma equipa conseguiu vencer a prova em duas edições consecutivas,a FJ Antunes em 2001 e 2002. Em 2018 foi o Sporting a vencer, será que a formação leonina consegue fazer história e igualar o feito da extinta equipa de Vizela? Veremos…

Foto de Capa: SC Braga/AAUM

Comentários