Futsal com um telhado de vidro

- Advertisement -

No dia 8 de abril, soube-se o futuro próximo do Futsal, pelo menos o do português: todas as competições foram dadas como concluídas. Devido à pandemia COVID-19, não estão reunidas as condições para as competições retomarem e, desta forma, a FPF declarou o fim das mesmas e também que não haverá campeões, subidas ou descidas. Certo é que a bola só vai começar a rolar nas quadras portuguesas na próxima época de 2020/21. E agora? É a questão que muitos devem estar a fazer…

A verdade é que para além do “e agora?” surgem, pelo menos, duas questões específicas muito importantes: a ida à UEFA Futsal Champions League de dois clubes e as subidas dos clubes que tinham pretensões a isso. Ao longo do artigo, olharemos em específico para cada uma delas, que estão em análise por parte da FPF também.

QUEM SÃO OS REPRESENTANTES PORTUGUESES NA EUROPA?

Desde que a UEFA Futsal Champions League sofreu alterações, há duas vagas para clubes portugueses e que, normalmente, são ocupadas por Sporting CP e SL Benfica. Porém, já houve a oportunidade de ver o SC Braga/AAUM na antiga UEFA Futsal Cup, juntamente com os leões. Apesar de os dois clubes lisboetas serem os mais fortes candidatos a estes lugares, quem não nos diz que podia haver outra surpresa como em 2017/18?

A problemática que pode aparecer é exatamente os poucos argumentos financeiros dos restantes clubes, à exceção de Sporting CP, SL Benfica e SC Braga/AAUM, para suportar uma aventura europeia. Sim, é verdade, mas ninguém os tira a possibilidade de chegarem à Final do play-off nacional e, consequente, ida às competições europeias. Já lá chegou a AD Fundão e o SC Braga/AAUM, logo, não é algo que seja impossível. Aqui, a FPF terá de ter muito cuidado quanto à sua decisão final no sentido em que era possível qualquer um clube dos oito nos play-off chegarem à Final.

De relembrar ainda que todas as competições da UEFA, ou relacionadas à mesma, continuam adiadas – em especial, a UEFA Futsal Champions League, que devia voltar a 24 e 26 de abril – até ordem ao contrário por parte do órgão que coordena a modalidade na Europa.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool em negociações avançadas com Andoni Iraola para suceder a Arne Slot

O Liverpool está em negociações avançadas para contratar Andoni Iraola. O técnico espanhol está prestes a suceder a Arne Slot no comando da equipa.

Franclim Carvalho analisa desaire do Botafogo frente ao Bahia: «Tivemos 15 monstros dentro de campo que fizeram tudo para sair com um resultado diferente»

Franclim Carvalho reagiu à derrota do Botafogo frente ao Bahia por 2-1. O treinador português deixou críticas à arbitragem.

Michael Essien elogia Andreas Schjelderup e admite: «Gostaria de o ver no Real Madrid»

Michael Essien falou sobre Andreas Schjelderup, considerando-o um dos jogadores mais valiosos do Benfica no momento.

Rio Ave supera o Gil Vicente com bis de Tânia Mateus e garante manutenção na Primeira Liga Feminina

Este domingo, o Rio Ave manteve o lugar na Primeira Liga Feminina com uma vitória por 2-0 frente ao Gil Vicente, na segunda mão do playoff.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola já avança como vai ser o plantel do Real Madrid com José Mourinho

Imprensa espanhola avança plantel que José Mourinho vai montar ao serviço do Real Madrid. O português só vai ser apresentado após as eleições.

Final da Taça Revelação adiada após cancelamento do voo do Gil Vicente

O Gil Vicente não conseguiu viajar até aos Açores para defrontar o Santa Clara na segunda mão da final, devido a cancelamento de voo.

Martín Demichelis renova com o Mallorca apesar da descida à La Liga 2

O técnico Martín Demichelis, estende o seu vínculo com o Mallorca até junho de 2028 com o objetivo de regressar a La Liga.