Futsal com um telhado de vidro

- Advertisement -

No dia 8 de abril, soube-se o futuro próximo do Futsal, pelo menos o do português: todas as competições foram dadas como concluídas. Devido à pandemia COVID-19, não estão reunidas as condições para as competições retomarem e, desta forma, a FPF declarou o fim das mesmas e também que não haverá campeões, subidas ou descidas. Certo é que a bola só vai começar a rolar nas quadras portuguesas na próxima época de 2020/21. E agora? É a questão que muitos devem estar a fazer…

A verdade é que para além do “e agora?” surgem, pelo menos, duas questões específicas muito importantes: a ida à UEFA Futsal Champions League de dois clubes e as subidas dos clubes que tinham pretensões a isso. Ao longo do artigo, olharemos em específico para cada uma delas, que estão em análise por parte da FPF também.

QUEM SÃO OS REPRESENTANTES PORTUGUESES NA EUROPA?

Desde que a UEFA Futsal Champions League sofreu alterações, há duas vagas para clubes portugueses e que, normalmente, são ocupadas por Sporting CP e SL Benfica. Porém, já houve a oportunidade de ver o SC Braga/AAUM na antiga UEFA Futsal Cup, juntamente com os leões. Apesar de os dois clubes lisboetas serem os mais fortes candidatos a estes lugares, quem não nos diz que podia haver outra surpresa como em 2017/18?

A problemática que pode aparecer é exatamente os poucos argumentos financeiros dos restantes clubes, à exceção de Sporting CP, SL Benfica e SC Braga/AAUM, para suportar uma aventura europeia. Sim, é verdade, mas ninguém os tira a possibilidade de chegarem à Final do play-off nacional e, consequente, ida às competições europeias. Já lá chegou a AD Fundão e o SC Braga/AAUM, logo, não é algo que seja impossível. Aqui, a FPF terá de ter muito cuidado quanto à sua decisão final no sentido em que era possível qualquer um clube dos oito nos play-off chegarem à Final.

De relembrar ainda que todas as competições da UEFA, ou relacionadas à mesma, continuam adiadas – em especial, a UEFA Futsal Champions League, que devia voltar a 24 e 26 de abril – até ordem ao contrário por parte do órgão que coordena a modalidade na Europa.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.