📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futsal com um telhado de vidro

- Advertisement -

No dia 8 de abril, soube-se o futuro próximo do Futsal, pelo menos o do português: todas as competições foram dadas como concluídas. Devido à pandemia COVID-19, não estão reunidas as condições para as competições retomarem e, desta forma, a FPF declarou o fim das mesmas e também que não haverá campeões, subidas ou descidas. Certo é que a bola só vai começar a rolar nas quadras portuguesas na próxima época de 2020/21. E agora? É a questão que muitos devem estar a fazer…

A verdade é que para além do “e agora?” surgem, pelo menos, duas questões específicas muito importantes: a ida à UEFA Futsal Champions League de dois clubes e as subidas dos clubes que tinham pretensões a isso. Ao longo do artigo, olharemos em específico para cada uma delas, que estão em análise por parte da FPF também.

QUEM SÃO OS REPRESENTANTES PORTUGUESES NA EUROPA?

Desde que a UEFA Futsal Champions League sofreu alterações, há duas vagas para clubes portugueses e que, normalmente, são ocupadas por Sporting CP e SL Benfica. Porém, já houve a oportunidade de ver o SC Braga/AAUM na antiga UEFA Futsal Cup, juntamente com os leões. Apesar de os dois clubes lisboetas serem os mais fortes candidatos a estes lugares, quem não nos diz que podia haver outra surpresa como em 2017/18?

A problemática que pode aparecer é exatamente os poucos argumentos financeiros dos restantes clubes, à exceção de Sporting CP, SL Benfica e SC Braga/AAUM, para suportar uma aventura europeia. Sim, é verdade, mas ninguém os tira a possibilidade de chegarem à Final do play-off nacional e, consequente, ida às competições europeias. Já lá chegou a AD Fundão e o SC Braga/AAUM, logo, não é algo que seja impossível. Aqui, a FPF terá de ter muito cuidado quanto à sua decisão final no sentido em que era possível qualquer um clube dos oito nos play-off chegarem à Final.

De relembrar ainda que todas as competições da UEFA, ou relacionadas à mesma, continuam adiadas – em especial, a UEFA Futsal Champions League, que devia voltar a 24 e 26 de abril – até ordem ao contrário por parte do órgão que coordena a modalidade na Europa.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Erling Haaland já marcou contra o Fulham e torna-se no jogador mais rápido da história da Premier League a chegar aos 100 golos

Erling Haaland chegou à marca dos 100 golos na Premier League. Avançado do Manchester City é o mais rápido da história a atingir esta marca.

Companheiro de Prestianni: Benfica interessado em avançado que esteve no Mundial Sub-20

O Benfica está interessado em Ian Subiabre, avançado de 18 anos do River Plate. Marcelo Gallardo pretende a sua continuidade.

Ex-FC Porto Luís Díaz em Inglaterra: «Foi um jogador muito bom para o Liverpool, mas não foi excecional»

Jamie Carragher, ex-jogador do Liverpool, deu a sua opinião sobre a passagem de Luis Díaz por Anfield e a venda para a Alemanha.

Cucurella revela que podia ter rumado a outro gigante da Premier League: «Eu queria ir»

Marc Cucurella queria ter rumado ao Manchester City. No entanto, o Brighton e os Citizens não chegaram a alcançar acordo.

PUB

Mais Artigos Populares

Yaya Sithole vai ser baixa no CD Tondela após ser convocado para a CAN 2025

Yaya Sithole foi convocado para competir na CAN pela Seleção da África do Sul. Será assim baixa do CD Tondela até ao fim da sua participação.

Direção do Palmeiras mantém confiança em Abel Ferreira

Após a derrota na final da Taça Libertadores frente ao Flamengo, a direção do Palmeiras pretende a continuidade de Abel Ferreira.

Ibrahima Camará em prisão preventiva por alegada violação

Ibrahima Camará, jogador com passagens pelo Braga, Moreirense e Boavista, foi colocado em prisão preventiva devido a uma alegada violação.