Futsal: Os (candidatos) do costume ao trono

cab futsal

Devo realçar que, após um hiato superior a um ano, é com enorme satisfação que volto a escrever para o “Bola na Rede”. Quero aproveitar para agradecer a toda a equipa a compreensão para com as minhas dificuldades atuais e a oportunidade que me voltaram a dar de escrever o meu artigo semanal.

Mas, pronto, voltando ao que realmente me traz aqui, a análise da época que se avizinha, é de salientar que, comparando com o que sucedeu no futebol, a pré-época no futsal está a ser, até ao momento, substancialmente mais calma. Mas, até à supertaça, que marca a abertura oficial da nova época, ainda podem ocorrer surpresas de última hora.

O campeão nacional, Benfica, mantém a sua estrutura-base (saíram Mancuso, Pablo del Moral, Xande e Victor Hugo e entraram Fábio Cecílio, Fernando Wilhelm e Mário Freitas, além da promoção de Tiago Fernandes) e é de prever que volte a lutar taco a taco com o outro grande candidato, Sporting, que registou a grande contratação do defeso, o guarda-redes brasileiro Marcão, contratado ao Kairat Almaty do Cazaquistão. É um reforço importante para o Sporting, pois apresenta-se como um jogador que acrescenta experiência ao plantel leonino (já foi campeão europeu pelo seu anterior clube) e também pelo seu passado de águia ao peito. Para além do jogador brasileiro, é de fazer o destaque para a contratação dos italo-brasileiros Alex Merlim, Fortino e Cavinato, assim como para o regresso de Gonçalo Portugal após empréstimo ao Fundão, que colmataram as saídas de Alex, Cristiano, Marcelinho, Fábio Aguiar e Cássio.

Para além dos 2 grandes do nosso futsal, há uma série de outras equipas que muito provavelmente estarão a disputar as fases mais adiantadas do campeonato, de onde se destacam o Sp. Braga, a AD Fundão, o SL Olivais, o Belenenses, os Leões de Porto Salvo ou mesmo o Modicus Sandim, equipas que, a par do Sporting e do Benfica, são as mais fortes candidatas a disputar o play-off, que reúne o top 8 no fim das 26 primeiras jornadas.

O Benfica vai ter a difícil missão de tentar manter o título na Luz Fonte: Blogue 'Benfica 365'
O Benfica vai ter a difícil missão de tentar manter o título na Luz
Fonte: Blogue ‘Benfica 365’

Em termos de estrutura técnica, todos os principais clubes a mantêm. Seja Joel Rocha, campeão e vencedor da taça de Portugal na última época ao serviço do Benfica; Nuno Dias, vice-campeão pelo Sporting e campeão em 2013/2014, que dá sinais de ser um treinador muito astuto e competente ao serviço dos leões e que deseja recuperar esta época o título de campeão nacional; ou mesmo Paulo Tavares, que irá tentar este ano vencer um troféu com o seu SC Braga/AAUM, seja o campeonato ou até a taça de Portugal. Veremos se os Guerreiros do Minho se conseguirão transcender esta época e conquistar um título que seria histórico para o clube minhoto.

A antevisão está feita e resta-nos esperar pelo dia 30 de Agosto para a bola começar a rolar. Será 2016 um ano memorável para Benfica, Sporting ou outro clube qualquer? Quem irá acabar o ano a festejar? Resta-nos acompanhar a ação esta temporada, aproveitando para desejar um ótimo ano a todos os clubes e que no fim possamos todos dizer que ganhou a melhor equipa em campo, seja ela qual for.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.