Futsal: Se fosse fácil não era para vocês…

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA poucos dias do pontapé de saída do Campeonato do Mundo de Futsal, e com a preparação já numa fase bastante avançada, é hora de olharmos para as hipóteses da nossa equipa portuguesa de vir a ser bem-sucedida nesta competição, organizada pela Colômbia, nas cidades de Bucaramanga, Cali e Medellín.

Olhando para o grupo em que estamos inseridos, é difícil não pensar em conseguir um ótimo resultado final, sem qualquer sentimento de arrogância ou menosprezo em relação ao valor dos adversários, como é óbvio. Estando no pote dois aquando do sorteio da fase de grupos, e vendo o valor dos adversários no principal pote – por exemplo, o Brasil, a Espanha ou a Rússia, estando também representados a Itália ou a Argentina -, tivemos sorte em ter ficado com a Colômbia, pois todos estes adversários são mais fortes do que o organizador, em teoria. No entanto, sabemos que é necessário provar isso em campo, e o fator casa pode ajudar algumas equipas a transcenderem-se, como foi o caso da Sérvia no Euro 2016, em que bateu Portugal na fase de grupos, acabando por fazer um brilhante quarto lugar, somente caindo aos pés da Rússia no prolongamento nas meias-finais.

Este é o Coliseo El Pueblo, em Cali, onde Portugal joga 2 jogos da fase de grupos Foto de Gustavloz
Este é o Coliseo El Pueblo, em Cali, onde Portugal joga 2 jogos da fase de grupos
Foto de Gustavloz

Portanto, já “sentimos na pele” o quanto uma equipa que organiza uma competição importante a nível continental se pode superar. Passado um mês, jogámos contra a mesma equipa e lográmos seguir para esta competição, deixando os sérvios de fora.

Mas vamos olhar com atenção para os conjuntos que nos calharam em sorte. Para além da já citada Colômbia, os outros dois elementos presentes são o Panamá e o Uzbequistão. Em relação ao grupo centro-americano há registo de uma anterior presença, há precisamente quatro anos, onde chegaram aos oitavos-de-final, apenas caindo aos pés do futuro campeão, Brasil, por uns pesados 16-0. O Uzbequistão é um estreante absoluto, não se sabendo ao certo o que esperar. No entanto, analisando os resultados de participações em campeonatos asiáticos, é uma das melhores equipas a nível continental, já contando com quatro presenças na final, mas ainda sem qualquer título. É, portanto, um grupo que tem de ser encarado de forma profissional e séria por parte dos nossos atletas, sempre com o máximo respeito pelos adversários que se cruzarem, tanto nesta fase prévia, como um pouco mais adiante, esperemos nós.

Melhorar o terceiro lugar de 2000 não é fácil, mas quero acreditar que não é pedir demais aos jogadores e dirigentes nacionais. Orgulhem o país e joguem o melhor que sabem; o resto vem por acréscimo.

Foto de capa: Seleções de Portugal

Artigo revisto por: Gonçalo Coelho

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Craque do Real Madrid teve de deixar treino mais cedo

Kylian Mbappé, avançado do Real Madrid, continua com dores no joelho esquerdo e deixou o treino desta terça-feira mais cedo.

Luís Godinho vai arbitrar jogo internacional: eis a equipa de arbitragem totalmente portuguesa

Luís Godinho vai arbitrar o Crystal Palace x Zrinjski Mostar na Conference League. Equipa de arbitragem é inteiramente portuguesa.

Braga dá nega ao Botafogo de Martín Anselmi por jogador: eis o que estava em cima da mesa

O Braga deu nega ao Botafogo por Vitor Carvalho. Emblema de Martín Anselmi mostrou interesse em contratar o jogador.

Sporting recusa oferta por Zicky Té: eis os valores

O Sporting recusou uma oferta de 200 mil euros por Zicky Té. Pivô dos leões de 24 anos tem contrato válido até 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni relata alegada ofensa de Vinícius Júnior no Benfica x Real Madrid

Gianluca Prestianni ter-se-á pronunciado junto da UEFA para revelar as palavras que Vinícius Júnior lhe dirigiu no Benfica x Real Madrid.

Onde andam os jogadores do Benfica e do Real Madrid que em 2020 jogaram a final da Youth League?

Em 2020, o Real Madrid venceu a final da Youth League e derrotou o Benfica na final. Seis anos depois, onde andam os elementos dos dois plantéis.

Sporting vence Eintracht Frankfurt e avança para os quartos de final da Youth League: eis os possíveis adversários dos leões na próxima fase

O Sporting derrotou o Eintracht Frankfurt por 1-0 e avançou para os quartos de final da Youth League. Os leões vão defrontar Real Madrid ou Chelsea.