cab futsal
O grande embate do Futsal português, um dérbi que promete muita emoção desde o apito inicial da equipa de arbitragem até aos segundos finais, está a pouco mais de meia semana de se realizar, pois é já no próximo sábado, dia 19 de março, que as duas melhores equipas nacionais voltam a defrontar-se. Desta feita, será num encontro relativo à segunda volta, discutido agora em solo leonino, após a vitória por duas bolas a uma em meados de outubro do ano passado. Ambas as equipas chegam ao tão aguardado jogo em muito boa forma, a jogar bem e a ganhar confiança à medida que os jogos passam, com a liderança a ser ocupada pelo SL Benfica, com mais três pontos do que o Sporting CP mas também mais um jogo disputado (20 das águias contra 19 dos leões, graças ao adiantamento do jogo contra o Sporting de Braga, disputado originalmente no fim-de-semana em que se disputa a final-four da UEFA Futsal Cup, na qual o Benfica irá estar presente).

Estatisticamente falando, o Sporting aparece com mais golos marcados e menos golos sofridos do que qualquer outra equipa no campeonato português, tendo naturalmente o melhor goal average (diferença entre golos marcados e sofridos) de todos os 14 participantes na Liga Sport Zone. Por outro lado, encontramos um Benfica bastante mais pragmático, conforme se viu no jogo da primeira volta perante a equipa leonina, pese embora as recentes goleadas, sobretudo perante o Sp. Braga (7-0). Apesar do que as estatísticas possam indiciar, este vai ser, sem dúvida, mais um jogo fantástico e imprevisível até ao fim.

                           Rodolfo Fortino vai ter oportunidade de se estrear em derbies Fonte: #Sporting CP
Rodolfo Fortino vai ter oportunidade de se estrear em dérbies
Fonte: Sporting CP

Não é possível prever o resultado final, é certo, mas o mais importante é que esta será mais uma ótima divulgação da modalidade entre duas grandes equipas, um pouco à medida da primeira volta, com o Sporting a assumir as despesas do encontro e o Benfica um pouco mais na expetativa, à espera daquilo que o jogo lhe possa proporcionar, ainda por cima jogando fora de casa. Não é necessariamente uma má estratégia, sobretudo se der resultado, conforme se viu no encontro da sétima jornada. Um pormenor que, para finalizar, tenho de referir: ao contrário do jogo da primeira volta, o Sporting já vai poder contar com Rodolfo Fortino, que não pôde jogar devido a suspensão no jogo no Pavilhão da Luz.

É, sem sombra de dúvida, um dos destaques e dos pilares essenciais na boa época que o Sporting tem vindo a fazer e que pode, salvo algum impedimento de última hora, fazer toda a diferença para as hostes verde e brancas. Também do lado encarnado, Chaguinha parece estar restabelecido e pronto para dar o seu contributo, tendo afinado a pontaria no jogo anterior perante o Boavista (7-0), no qual marcou dois golos, assim como Rafael Hemni, também ele impedido de mostrar a influência na manobra ofensiva da equipa por suspensão. Portanto, teremos duas equipas na máxima força e prontas para dar o seu melhor à procura da vitória e da liderança após este jogo.